Não é novidade para ninguém que o COVID-19 (ou Coronavírus, como preferir) está assustando muita gente, fechando muitas lojas físicas, até mesmo falindo muitas empresas. Mas, fica uma dúvida: como evitar isso ou como se recuperar?
Não sei se você se lembra que, no ano passado, o instagram parou por conta de investigações ou coisas do tipo… teve paralisação geral da rede social! Muita gente parou de vender, muita gente deixou de ganhar dinheiro nesse tempo porque só usava essa forma de venda de produtos e serviços, e alguns aprenderam outros não. Ontem, 24/03/2020, eu estava fazendo uma live as 20:00 e por volta de 20:20 a live caiu… e não voltava! Então, percebi que o instagram havia caído e estava com falhas. Sabe, é uma rede social… acontece! A rede não é sua, você não manda ela… então, se cair, paciência.
Nessa semana começou, oficialmente a quarentena em São Paulo e mais estados e cidades. Conheço dezenas de shopping fechados e, junto com eles, centenas de donos de lojas que já quebraram, outros que estão por um fio, outros demitindo pessoas por não conseguir pagar sem vender… está tudo um caos! Está terrível!
Sabe o que eu aprendo mais uma vez? Shopping e galpões não são seus. Se tiver que fechar, vai fechar! E mesmo que fosse seu… quarentena tem que fechar, não tem jeito! Mas… como evitar problemas, não quebrar e ainda vender na crise?
Pasmem: tem empresas e prestadores de serviços que estão lucrando 30% amais, como delivery!
E… como eles conseguem lucrar enquanto todo mundo está perdendo? Simples: usam algo que é deles!
O mundo dos negócios:
Vamos lá… Eu tenho um cliente que tem uma loja de roupas, tanto física quanto online. A loja física dele fechou, claro… como todas as outras. A maior renda dele no mês é pela loja física ainda e ¼ do valor pela online, mensalmente. Com a loja física fechada, ele parou de vender? NÃO! Muito pelo contrário: fizemos uma estratégia para ele, algo denso, bem estruturado, desenhado para que ele possa vender todos os dias usando todas as ferramentas disponíveis, mas com foco em algo que é dele: LOJA ONLINE!
Ele está fazendo tudo certinho, está fazendo lives, estreitando relacionamento com o cliente dele, fazendo sorteios e pasmem: em uma semana ele já vendeu cerca de ¼ do valor da loja física só que pela loja online, somente dessa forma, fazendo coisas que relativamente são simples, mas quase ninguém faz! E se ele continuar assim, nesse ritmo, ele bate o valor da loja física somente pela online! Olha só, teve lucro! E muuuito lucro! Não gastou com funcionários, nem com aluguel, nem nada.. somente com o motoboy para as entregas.
É o que eu sempre digo: marketing não é uma postagem, não é uma foto no instagram, não é mandar foto e postar nos status, muito menos gastar dinheiro com Google Ads ou Ads do facebook; marketing é um planejamento estratégico de branding, viral, de aparição para pessoas certas na hora certa! Marketing é relacionamento de marca e pessoas.
O que eu quero deixar aqui é: Não coloque todas as suas forças em um lugar só, ainda mais se ele não é seu! Lojas físicas infelizmente fecharam, eu jamais imaginaria em ver shopping fechados! Realmente está tudo um caos! Mas quem tem uma loja física agora está vendendo muito, porque não pode sair de casa, mas as compras podem chegar até ele. E a loja foi só um exemplo, pois aplicativos de comida estão vendendo muito também!
Segundo o site Ecommerce Brasil, supermercados – isso mesmo, supermercados estão tendo aumento de 180% nas compras e entregas online!
71% dos brasileiros em geral começaram a comprar mais após o coronavírus – só que pela internet!
Vendas por aplicativos de entregas como delivery crescem mais de 40% também
Já a Exame, divulgou que as vendas dispararam 40% pela internet!
Independente o que faz: se der para fazer operações de entrega é um excelente momento!
Essa é a hora. Crise não é hora de recuar, crise é hora de avançar! Enquanto todos estão recuando, você avança. Enquanto todos estiverem se levantando, você já está voando!
É isso que você quer? Voar, disparar na frente com vendas? Não tem outro caminho mais seguro e mais rentável: a internet está no melhor momento para iniciar, arrumar, planejar… para quando tudo estiver acalmando, começar a vender primeiro que a sua concorrência!
Quer entender melhor como você pode disparar na frente? Vamos bater um papo para entendermos como posso ajudar no seu negócio. Vender é fácil, difícil é uma estratégia que te ajude a vender todo mês acima de 50 mil. E nós temos essa receita!
“Seja corajoso quando todos estão com medo e medroso, quando todos estão corajosos”, é uma das clássicas de Warren Buffett.