Como o Marketing Digital influencia as pessoas na internet?

Dicas e notícias de Marketing Digital

Marketing por meio das mídias digitais é o que permite que a empresa seja visível na Internet e acessível aos usuários nacional e internacionalmente. Saiba como o Marketing Digital influencia as pessoas na internet.

Se queremos falar de uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos, precisamos falar do Marketing Digital. O avanço das tecnologias e o alcance da internet potencializaram as estratégias de marketing, que ajudam pequenas, médias e grandes empresas a continuarem crescendo cada vez mais.

 

Mas uma dúvida que ainda surge é: como o marketing digital influencia as pessoas? Ninguém tem dúvidas que ele influencia, mas, como?

 

Continue lendo para ter essa resposta e entender mais sobre o poder de influência do marketing digital. 

O que é marketing digital?

Vamos começar com a definição desse termo tão usado.

 

Marketing Digital é um conjunto de estratégias para apresentar serviços e produtos através das mídias digitais. Essas estratégias são muito amplas e variadas, existem diversas e cada uma serve para um momento e uma área específica. 

 

O Marketing Digital utiliza algumas das técnicas de marketing que já eram usadas antes do surgimento da internet, mas adaptando todas elas para a internet, com um desenvolvimento e alcance bem maior. 

Essas técnicas são usadas para fazer publicidades de serviços ou produtos, mas, muitas vezes, elas são tão bem aplicadas que o leitor não percebe que são publicidades, é influenciado por elas e acaba adquirindo um produto ou serviço de forma “natural”, sem reparar que havia um processo de marketing por trás do conteúdo que teve acesso.

Importância do marketing digital

É impossível negar que a internet se tornou uma parte extremamente importante da rotina das pessoas. Ela é utilizada para comunicação, pesquisas, estudo, trabalho, compras, rastreio de produtos e até mesmo locomoção, por meio de mapas e aplicativos de transporte. 

Justamente por estar amplamente presente no dia-a-dia das pessoas, a internet é um solo fértil para todo empreendedor ou empreendedora que deseja aumentar o alcance da sua empresa, marcar presença, ser visto, fortalecer sua marca e multiplicar suas vendas.

O Marketing Digital permite que uma empresa seja vista através da internet, nacional e até mesmo internacionalmente. Com isso, surgem muitas possibilidades e oportunidades, que, provavelmente, não surgiram através do marketing antigo e mais tradicional. 

Por meio das estratégias também é possível criar e manter um bom relacionamento com clientes, o que ajuda muito na fidelização.

Mas de qual forma o marketing digital influencia as pessoas na internet?

A maioria das estratégias utilizadas no marketing digital são, antes, estudadas, para entender quais são as necessidades do mercado, quais são as expectativas das pessoas sobre diversos setores de produtos ou serviços e como as pessoas se comportam nas plataformas digitais.

Fatores psicológicos

É claro que também existe uma psicologia por trás, aliás, toda estratégia de marketing é pautada em algum fator psicológico. As palavras-chave utilizadas, a persuasão por trás dos conteúdos entregues, a disposição de imagens, a escolha de cores de uma marca… 

 

Tudo no Marketing Digital possui fatores psicológicos que geram interesse nas pessoas, e também fatores tecnológicos, como é o caso de estratégias criadas para agradar o algoritmo dos buscadores e melhorar o posicionamento de sites, por exemplo.

 

Se você perceber, verá que muitas empresas utilizam cores padronizadas em seus logos e publicidades. Um exemplo disso são restaurantes e redes de fast-food. 

 

As cores quentes geram: atenção, fome e senso de urgência. Como cores quentes que despertam esses sentidos podemos citar as cores: laranja, vermelho e amarelo. Não é por acaso que grandes franquias como: McDonald’s, Burger King, Domino’s, KFC, Pizza Hut, Giraffas, Habibs’s e Bob’s utilizam essas mesmas cores. Você já havia reparado?

 

No Marketing Digital esses e diversos outros elementos psicológicos também são amplamente utilizados para chamar a atenção do público-alvo e influenciar uma tomada de decisão.

Vantagens que são oferecidas ao público

O Marketing Digital também oferece aos consumidores algumas vantagens, como:

 

  • facilidade em realizar comparações entre marcas;
  • facilidade em efetuar uma compra;
  • conselhos sobre diversos assuntos;
  • resolução de problemas que podem ser resolvidos com determinado serviço ou produto;
  • liberdade geográfica, etc

 

Essas são facilidades da internet geradas por meio do Marketing Digital e que também influenciam pessoas. 

O consumo mudou por meio do Marketing nas redes sociais

A maioria das pessoas (e talvez você também, leitor) já não consomem mais produtos ou serviços por necessidade. Atualmente, compramos muitas coisas por satisfação pessoal, curiosidade, prazer e até mesmo diferenciação. Quantas vezes você já comprou algo na internet que, na verdade, não precisava, mas se satisfez com aquela compra?

 

Com as estratégias de Marketing nas redes sociais, as empresas conseguem gerar esse interesse no público-alvo, e fazer com que itens que não são tão necessários assim acabem se tornando uma urgência para os consumidores. 

 

Além disso, existe a praticidade de fazer uma compra sem pensar muito, em poucos cliques e poucos segundos, compras essas que podem chegar no mesmo dia.

 

Com tantas plataformas e tanta facilidade de comunicação, os clientes recebem informações personalizadas sobre produtos que pesquisaram, promoções que demonstraram interesse e lançamentos que se conectam com seu histórico de pesquisa. Assim, o consumidor é cada vez mais influenciado a realizar novas compras ou, ao menos, conhecer uma nova marca.

 

Como resultado disso, segundo pesquisas, 77% dos consumidores no Brasil são influenciados pelas redes sociais para comprar um produto.

O Marketing Digital, as redes sociais e os novos consumidores

O Marketing Digital também proporcionou voz aos novos consumidores, que estão cada vez mais abertos a passar feedbacks, fazer comentários e avaliações, reclamar quando um produto ou serviço fica aquém das expectativas, ou recomendar e divulgar gratuitamente quando uma empresa supera o que era esperado.

 

Conforme a maneira em que as marcas divulgam seus produtos vai se modificando, o perfil de consumidores também passa por mudanças. 

Exigências dos consumidores

 

Porém, os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes, afinal, existem muitas opções e, ao escolher uma, espera-se que ela seja realmente boa. Os consumidores esperam por produtos e serviços diferenciados da concorrência, atendimento humanizado e eficiente, e prestam atenção nos posicionamentos das marcas. 

 

Portanto, ao mesmo tempo em que as empresas oferecem muitas soluções, elas precisam estar atentas ao comportamento e interesse dos consumidores, que está em constante mudança. Estar atento ao que o cliente diz nas redes sociais sobre sua marca é uma excelente oportunidade para otimizar seus serviços. 

Influência nas compras offline

 

O Marketing Digital já exerce influência até mesmo nas compras fora da internet. Cerca de 47% dos consumidores fazem pesquisas antes de ir até uma loja física e efetuar uma compra, segundo um estudo realizado pela CNDL/SPC

 

Frequentemente, os temas mais pesquisados envolvem preços, características dos produtos e avaliações de outros consumidores. 

 

Portanto, se sua marca não está na internet, ela não aparece para esses potenciais clientes que realizam essas pesquisas, perdendo grandes chances de venda.

Como os empreendedores podem aproveitar o Marketing Digital nas redes sociais?

Além das possibilidades de planejar e produzir conteúdos para o Marketing Digital nas redes sociais de forma específica e estratégica, os empreendedores podem utilizar as possibilidades de comunicação online para que seus produtos e serviços sejam ainda mais influentes. Uma das alternativas é usar influenciadores (que estejam totalmente conectados com o nicho do seu produto ou serviço) para a divulgação da sua marca.

 

Os influencers ganham a confiança de um público muito vasto, e se relacionam com esse público de uma forma diferente das grandes celebridades, com maior aproximação. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de divulgar um produto ou serviço, já que a audiência desse influenciador é persuadida a conhecer a marca divulgada a fundo. 

 

Existem infinitas possibilidades para fortalecer sua marca no meio digital e multiplicar suas vendas, basta manter seus conhecimentos sobre as estratégias de Marketing Digital atualizadas. 

 

E se você precisar de ajuda, conte com especialistas, como a Agência Kairós.

Publicado em 29 de setembro de 2023

Por nohacker

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