Como Fazer um Planejamento Estratégico?

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Um planejamento estratégico pode parecer um assunto clichê para quem gerencia o próprio negócio, no entanto, é uma das ferramentas essenciais para alcançar o sucesso. 

 

O que é um planejamento estratégico? 

Planejamento estratégico é um documento no qual as empresas definem as decisões que devem ser tomadas em um determinado espaço de tempo para alcançar seus objetivos. 

 

Inclusive, nesse documento, os objetivos da empresa se tornam ainda mais claros, o que é extremamente importante para que novos lugares sejam alcançados. Também é importante que ele contenha planos de ações e previsão orçamentária. 

 

Além disso, o planejamento estratégico também deve definir quais caminhos não devem ser seguidos, o que precisa ser evitado a todo custo. 

 

É importante lembrar que nem todo planejamento é estratégico. Existem empresas que fazem planejamentos em formato de cronograma, com datas e principais situações que já estão programadas para ocorrer. 

 

Porém, a união do planejamento com a estratégica é o que faz toda a diferença. Definir prazos é algo fundamental, mas a estratégia para fazer escolhas é o que define onde essa empresa vai chegar. 

 

“Uma empresa sem estratégia é como um avião voando sem rumo em plena tempestade, subindo e descendo entre os raios. Se um raio ou vento não o destruir, ele simplesmente ficará sem combustível.” – frase de Alvin Toffler, futurista e escritor  norte-americano

Para que serve o planejamento estratégico?

Empreendedorismo não pode existir sem planejamento estratégico. Ele é fundamental desde o início das atividades de uma empresa e se torna cada dia mais importante para que ela não apenas sobreviva, mas para que cresça cada vez mais e se torne tudo o que foi constituída para ser. 

 

Um planejamento estratégico para o seu negócio serve para:

  • Realizar projeções;
  • Entender quais são os riscos e as incertezas do seu ramo;
  • Compreender quais são os recursos que a empresa possui e como eles devem ser usados;
  • Aumentar as vendas;
  • Otimizar a parte financeira da empresa;
  • Diferenciar a marca da concorrência;
  • Lançar novos produtos ou serviços de maneira estratégica;
  • Diversificar canais de venda, fidelizar clientes atuais e conquistar novos clientes;
  • Entender o que deve ser evitado;
  • E impedir o risco de falência por má administração. 

 

Como você pode perceber, um planejamento estratégico proporciona um norte para que a empresa alcance seus objetivos e evite prejuízos, sejam financeiros ou para a reputação do negócio. 

 

Portanto, reafirmamos: é impossível exercer um bom empreendedorismo sem ter um bom planejamento estratégico.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

Um planejamento estratégico para empresas precisa seguir algumas fases para que tenha sucesso, como: 

1 – Realizar um diagnóstico do momento atual da empresa

Se você acredita que um planejamento estratégico se iniciava com a definição de objetivos, é hora de parar e pensar, primeiramente, no diagnóstico da situação atual da empresa.

 

Nessa fase é preciso passar um “pente-fino” em todas as áreas do seu negócio, avaliando a saúde financeira, o branding, a satisfação dos colaboradores, o desempenho de cada atividade da empresa, a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados e como está posicionado frente à concorrência.

 

Um método amplamente utilizado para avaliar questões como essas é a análise SWOT, uma sigla em inglês que significa:

 

  • Strengths (Forças): os pontos de força da empresa e as principais características que diferenciam o negócio da concorrência;
  • Weaknesses (Fraquezas): os pontos fracos e principais falhas que a empresa está cometendo, o que precisa ser ajustado;
  • Opportunities (Oportunidades): projeção futura de oportunidades que seriam muito importantes para a empresa;
  • Threats (Ameaças): fatores externos que impactam a empresa negativamente.

No diagnóstico da empresa, precisam ser incluídos todos os fatores que podem impactá-la, desde questões externas, como taxas de juros ou inflação, até os fatores internos mais minuciosos, como o clima organizacional. 

2 – Definir metas 

Quando a situação atual da empresa já está bem definida e mapeada, é hora de entender quais são as metas para curto, médio e longo prazo. 

 

Com os dados coletados no mercado e a análise SWOT, os administradores terão uma boa noção do que deverão fazer nos próximos anos, mas também entenderão o que precisa ser feito urgentemente ou nos próximos meses. 

3 – Definir estratégias para que as metas sejam concretizadas

Você estabeleceu as metas para empresa? Agora é hora de entender quais estratégias serão usadas para alcançar essas metas. Qual caminho será percorrido para que esse planejamento se torne real? O que precisa ser ajustado, modificado, acrescentado? 

 

Nessa fase, um brainstorming pode ajudar.

4 – Obter métricas para acompanhar o desempenho das ações

Como saber que está havendo progresso com as metas que foram definidas? Para que isso seja possível, existem métricas de desempenho para mensurar os objetivos e o desenvolvimento das ações.

 

Por exemplo, se a meta principal era aumentar o lucro, é necessário monitorar os indicadores de lucratividade, margem líquida e rentabilidade da empresa. Também é importante observar as métricas de aquisição de clientes, qualidade, volume, produtividade, índice de erros, custo-benefício, entre outras.

5 – Criar o hábito de observar o cronograma

Sua empresa já passou por um diagnóstico, já tem objetivos, estratégias e ações, e até mesmo métodos para acompanhar o desenvolvimento da parte prática. Então, agora é hora de ter tudo registrado em um cronograma e criar o hábito de consultá-lo.

 

Nessa fase, também é importante que cada colaborador tenha noção total de suas funções e esteja em conformidade com elas. 

 

Essa etapa é importantíssima para garantir que o planejamento esteja sendo colocado em prática de forma realmente estratégica. Caso contrário, ele pode acabar sendo esquecido, o que torna muito mais difícil para a empresa alcançar as metas previamente definidas. 

 

Além das metas planejadas, o cronograma precisa ter prazos específicos para a execução de cada ação e os recursos que serão necessários. 

 

Se o documento puder ser visualizado para todos os que fazem parte da execução desses planejamentos, melhor ainda. 

6 – Envolver todo o time profissional no planejamento

 

O planejamento estratégico não é trabalho apenas dos gestores, portanto, é essencial garantir que toda a equipe profissional que está envolvida nesses processos tenha noção da importância desse documento e do que está inserido nele. 

 

Portanto, alinhe a realidade da empresa com o planejamento realizado, e mantenha todos os envolvidos na parte prática absolutamente cientes do que eles estão fazendo e de onde devem chegar.

7. Coloque tudo em prática

Coloque o planejamento estratégico em prática e acompanhe os resultados periodicamente. Os indicadores poderão ajudar a entender como o progresso está funcionando, o que precisa ser ajustado e o que está caminhando perfeitamente, controlando cada ação. 

 

Acompanhe de perto todos os pontos fortes e fracos que foram encontrados, reforçando o que a empresa possui de melhor e substituindo os pontos fracos que existiram por novos pontos fortes.

8 – Tenha o hábito de avaliar e acompanhar o plano continuamente

 

Por ser uma ferramenta super dinâmica, o plano pode ser adaptado conforme as mudanças que vão acontecendo na empresa ao longo do tempo.

 

A empresa que tem um plano estratégico, tem um rumo e um caminho bem visualizado para ser percorrido, mas ele precisa ser continuamente avaliado e, quando for preciso, pode ser modificado. 

 

O plano pode ser ajustado conforme mudanças no mercado, já que qualquer empresa precisa se adaptar aos cenários externos o tempo todo. Então, não se esqueça de ser flexível e corrigir o que for preciso. 

 

Busque compreender quais indicadores podem fazer a diferença nesse acompanhamento, como: Churn Rate (taxa de abandono), MRR (receita recorrente mensal), CAC (Custo de Aquisição por Clientes), ROI (Retorno Sobre Investimentos), entre outros. 

Erros que devem ser evitados na elaboração de um planejamento estratégico

Assim como existem diversos fatores assertivos na criação do planejamento estratégico para a empresa, também existem erros que podem ser facilmente cometidos e que devem ser evitados, pois podem tornar o planejamento muito artificial, dificultar muito o alcance das metas ou desanimar o time envolvido nos processos. 

 

Veja quais são os principais erros na hora de elaborar o planejamento estratégico para que você possa evitá-los a tempo:

 

  • Não integrar o plano com a cultura organizacional da empresa, com o orçamento, as tomadas de decisões ou com as operações que já são de praxe na organização;
  • Achar que o planejamento estratégico é apenas mais uma burocracia e deixá-lo de lado logo no início, ou esquecer de atualizá-lo ao longo do tempo;
  • Acreditar que já sabe todas as respostas, em vez de compreender quais são as opções, possibilidades, dúvidas e obstáculos;
  • Transformar as estratégias em longas lista de desejos ou conto de fadas;
  • Não realizar uma descrição detalhista dos planos de ação ou não envolver a equipe no planejamento;
  • Deixar de ajustar o plano de ação ou ignorar o que está acontecendo no mundo externo, ainda que tenha grande impacto sobre a empresa.

 

Sabendo que esses erros são muito comuns em diversas empresas e que influenciam de forma negativa na execução das ações e no alcance das metas, busque evitá-los a todo custo. Dessa forma, o planejamento estratégico do seu negócio tem tudo para ser um grande facilitador do sucesso da empresa e um excelente instrumento para atingir novos patamares. 

 

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Aproveite esse momento para refletir como anda o planejamento da sua empresa, se você já executou um planejamento estratégico ou se ele é uma ferramenta que deve ser criada urgentemente para o avanço do seu negócio. Lembre-se dessa frase:

 

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” – Sêneca 

 

Se você sabe onde quer chegar, precisa definir, com estratégia, quais caminhos serão trilhados por você e por toda a equipe envolvida. Não se esqueça disso!

Publicado em 22 de agosto de 2023

Por nohacker

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