E-mail marketing, redes sociais ou buscadores. Quem leva essa briga?

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Na hora de investir em uma ferramenta de marketing, sempre surge a dúvida: qual a melhor escolha? E-mail marketing? Redes Sociais? Buscadores? Para ajudá-lo a tomar uma boa decisão, fizemos esse artigo com os principais detalhes de cada uma dessas opções.

 

Provavelmente você já se deparou com essa dúvida: investir em e-mail marketing? Focar apenas nas redes sociais para o marketing da minha empresa? Ou buscar entender mais sobre os buscadores para destacar a minha empresa? Qual será a melhor opção? 

 

É claro que você sabe que quanto mais recursos, melhores os resultados. No entanto, se você só pudesse escolher uma dessas, qual seria? Hoje, vamos te contar quais são as vantagens de cada uma dessas ferramentas para o marketing do seu negócio. Fique atento!

Vantagens do E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais usadas no Marketing Digital atualmente. É um meio de comunicação direta com a sua audiência, cenário perfeito para o uso de estratégias de marketing e remarketing, para melhorar o relacionamento com o cliente, gerar e nutrir leads, além de ter uma ótima taxa de ROI (Retorno Sobre Investimento).

 

Por um bom tempo, o e-mail marketing foi taxado como algo relacionado a spam, abordagem intrusiva e até mesmo palco para algumas fraudes, o que fez com que muitas pessoas ignorassem esse meio de comunicação.

 

No entanto, o e-mail é usado para praticamente tudo atualmente. Seja para se inscrever em um curso, receber um produto digital, confirmar uma compra, receber ofertas de uma loja que você gosta, rastrear compras, agendar eventos, entre dezenas de outras funções. Justamente por ser tão utilizado, se tornou um grande aliado do marketing digital. 

Por que usar o e-mail marketing?

Ele é o terceiro canal de marketing digital mais utilizado pelas empresas atualmente. Embora existam outras estratégias utilizadas, como manter o site presente nos buscadores e manter atividades nas redes sociais, o e-mail marketing se mantém forte em meio a elas.

Alcance

Atualmente, há cerca de 4 bilhões de usuários de e-mail. A expectativa é que esse número siga crescendo e alcance o marco de 4,5 bilhões até o ano de 2024, o que representa mais da metade da população mundial.

 

Sendo assim, quando uma empresa investe no e-mail marketing, tem a possibilidade de alcançar muitas pessoas. Algumas dessas pessoas podem nunca ter visitado seu site e podem não estar presente nas redes sociais, mas estarão no e-mail. 

 

Além disso, o alcance orgânico das postagens do seu site ou das suas redes sociais não é previsível, mas o alcance do e-mail é. Se você optar por enviar uma determinada mensagem para 200 pessoas, 200 pessoas receberão seu conteúdo. 

Flexibilidade

O e-mail não tem limite de caracteres, pode ter links, referências, imagens e até mesmo GFIS, além do layout que você decidir. 

 

Ele pode incluir apenas texto ou elementos gráficos, pode ter a cara do seu site e da sua marca, pode ser totalmente personalizável. 

 

Suas mensagens podem ser curtas e persuasivas, ou contar uma história, incluir links e direcionar o público para o local que você escolher. Essa é a flexibilidade. São muitas possibilidades. 

Retorno financeiro

 

Como já foi dito, o ROI do e-mail marketing é um dos mais altos entre todos os canais usados com finalidade de marketing digital. Segundo dados de 2019 da Litmus, a cada um dólar investido em e-mail marketing, as empresas recebiam cerca de 42 dólares de retorno. Dependendo do setor, o retorno pode ser ainda mais vantajoso. 

Canal próprio e personalizável 

Esse é um dos detalhes que tornam o e-mail marketing ainda mais vantajoso: ele é um canal próprio, totalmente personalizável, sua lista de contatos é exclusivamente sua.

 

Não existe regra sobre quando você deve enviar os conteúdos, quantos e como, é uma ferramenta que pode ser totalmente adaptada à sua estratégia de marketing.

Enquanto isso, nas redes sociais, por exemplo, você depende das plataformas, dos algoritmos e dos seguidores. 

 

Por falar em redes sociais, agora que você já conhece as vantagens e exclusividades do e-mail marketing, vamos falar sobre elas?

Redes sociais como ferramentas de marketing para o seu negócio

Para as empresas, as redes sociais são ferramentas de relacionamento e de conquista de clientes, sendo uma das grandes aliadas do marketing digital. Mediante estratégias bem desenvolvidas, é fato que as redes sociais podem realmente atrair o público e ajudar na fidelização de clientes. Além disso, elas podem fortalecer a imagem da marca e ajudar muito nas vendas.

Vantagens das redes sociais no marketing 

Atualmente, as empresas não podem deixar as redes sociais de lado se realmente desejam continuar crescendo e se querem ser vistas e lembradas. Veja algumas das vantagens em utilizadas as redes sociais no marketing do seu negócio: 

Consolidação de marca

Nem sempre é fácil desenvolver a imagem da marca e fortalecê-la. É preciso mais do que criar uma identidade, é necessário trabalhar a imagem e tornar a empresa cada vez mais conectada com o público-alvo. 

 

As redes sociais são ótimas para isso! Elas permitem que a imagem da marca continue sendo trabalhada através de mídias e estratégias. As postagens e respostas nas redes permitem o desenvolvimento do relacionamento com o cliente.

Engajamento com o público-alvo

As redes sociais foram feitas para relacionamentos, interpessoais ou entre marcas e clientes. Quando as empresas criam seus perfis nas plataformas, precisam se relacionar com os seguidores e clientes que chegam até ela, essa é a premissa fundamental para fortalecer o sistema de vendas através das redes. 

 

Além da interação com os consumidores, é possível tornar a audiência ainda maior, melhorando o alcance das postagens de forma orgânica ou paga, atingindo o público-alvo e engajando com ele. Como resultado, a marca se torna cada vez mais relevante.

 

Prospecção de novos clientes

Que a internet é um dos principais meios para atrair e conquistar clientes, isso todo mundo já sabe. Muita gente tem o hábito de pesquisar na internet antes de contratar um serviço ou efetuar uma compra, comparar preços e pesquisar avaliações. 

 

Nas redes sociais, uma empresa pode ir além de oferecer melhores condições de compra, como também pode usar estratégias para atrair consumidores através de excelentes conteúdos, transmitir informações sobre os produtos ou serviços, compartilhar feedbacks, criar confiança, engajar, tirar dúvidas, entre tantas outras ações que permitem a prospecção de novos clientes.

Aumento do tráfego

Os sites, geralmente, são mais completos em relação aos detalhes sobre os serviços que você presta ou os produtos que vende, por isso, uma boa ideia é atrair o público das redes sociais para ele. 

 

Ao compartilhar publicações com o link do seu site, seu tráfego poderá aumentar muito e suas vendas também.

Maior conhecimento sobre o cliente final

Para qualquer estratégia de marketing eficiente, o conhecimento do público-alvo é indispensável. As redes sociais oferecem dados sobre os consumidores de várias formas, como através da análise de métricas. Por outro lado, também é possível observar o comportamento da audiência e descobrir muito sobre ela. 

 

Agora, vamos entender mais sobre o que os buscadores podem fazer pelo seu negócio.

 

Vantagens dos buscadores para o marketing do seu negócio

Os buscadores são muito importantes para qualquer negócio que deseja continuar crescendo, já que eles possibilitam que a sua empresa seja encontrada, abrindo portas para grandes oportunidades e expansão. 

 

O Google é altamente disputado, já que é um dos mecanismos de busca mais utilizados. Qualquer pessoa que deseja comprar qualquer coisa pela internet utiliza o buscador para encontrar lojas e comparar detalhes como: reputação da loja, avaliações, preços e prazo de entrega. 

 

No entanto, a maioria das pessoas clica nos links que estão apenas nas primeiras posições. Sendo assim, as empresas que estão com seus sites nessas posições ganham maiores oportunidades. 

 

É preciso investir em conteúdo de qualidade, em um site bem estruturado e otimização para dispositivos móveis, além de outras estratégias, para que seu site esteja bem posicionado e esteja pronto para receber muitas visitas e transformar leads em clientes.

Assim, seu site pode ser encontrado a qualquer hora. Portanto, é totalmente possível afirmar que os buscadores abrem portas para sua empresa. 

Vantagens de usar os buscadores ao seu favor

Para trabalhar com os buscadores é preciso investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou, otimização para mecanismos de busca. Essa técnica pode transformar suas páginas e deixá-las preparadas para as exigências dos buscadores, assim, seu site poderá estar bem ranqueado e seu negócio poderá usufruir de muitas vantagens, como:

1 – Mais visitas

 

O tráfego orgânico do seu site poderá se expandir (e muito!) através das estratégias de SEO, além de ranquear melhor as publicações. Quanto melhor a posição dos seus conteúdos, mais cliques em suas páginas e maior o número de visitas. 

2 – Tráfego de qualidade

Além de mais tráfego, você pode receber tráfego qualificado, já que o usuário estará interessado exatamente no que você está oferecendo por meio dos seus produtos ou serviços. 

3 – Otimização no funil de vendas

O funil de vendas é otimizado quando o usuário faz uma pesquisa considerando a possibilidade de compra. Dependendo do conteúdo que ele encontrar, ele será persuadido a comprar (ou não). 

 

O trabalho com os buscadores exige que o seu site tenha conteúdos relevantes, que possam realmente conduzir esse potencial cliente para fechar uma compra ou contratar o serviço. 

Também é importante lembrar que nem toda pesquisa tem a intenção de compra. Muitas vezes, o usuário quer apenas informações para instalar um produto ou utilizá-lo. Portanto, seu site também precisa estar preparado para tirar as principais dúvidas sobre os serviços e/ou produtos.

4 – Aumento da autoridade da marca

Os buscadores apresentam dois tipos de resultados: conteúdos que estão nas primeiras posições de forma paga ou orgânica. Seu conteúdo tem mais credibilidade quando aparece nas primeiras posições de forma orgânica. 

 

A maioria dos usuários não clica em resultados pagos, porque sabem que se tratam de sites patrocinados e anúncios. Isso não quer dizer que você deva parar de investir em links patrocinados, mas indica que o SEO é, sem sombra de dúvidas, uma grande ferramenta para proporcionar credibilidade e autoridade. 

 

Conclusão

 

E agora? Em qual opção investir? Através desse artigo você conseguiu perceber quais as vantagens de cada uma das opções e quais se encaixam mais com a realidade da sua empresa. Mas, é claro: se puder, invista em e-mail marketing, redes sociais e buscadores. 

 

Publicado em 29 de agosto de 2023

Por nohacker

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