Faz parte das metas do seu site estar nos primeiros resultados de busca do Google? Ter uma boa taxa de conversão de tráfego e transformar visitantes em clientes também? Então, talvez o que esteja faltando para que tudo isso se concretize são 2 estratégias que se resumem nas siglas: CRO e SEO. Se você quer que o seu negócio esteja presente na internet e em frequente expansão, você precisa estar por dentro desses dois termos como a Intt Cosméticos fez e triplicou seu faturamento em 1 ano.
Então, se você deseja melhorar suas estratégias para atrair novos leads, otimizar a experiência dos usuários e obter sucesso nas etapas de conversão, esse artigo foi feito exatamente para sanar todas as suas dúvidas. Confira:
O que é CRO?
Vamos falar desse primeiro termo? CRO significa “Conversion Rate Optimization“ou Otimização da Taxa de Conversão, em português. O CRO é uma estratégia que tem foco em resultados de conversão. Seja para as performances das páginas do seu website ou até mesmo para anúncios pagos, essa estratégia pode ser usada. A ideia principal do CRO é trabalhar com testes para descobrir qual é a melhor forma de converter o seu público.
É importante lembrar que, apesar da conversão final ser muito importante, já que transforma o lead em cliente, existem vários outros momentos em que a técnica é essencial. Um exemplo disso é para transformar um visitante em lead ou para convencer o visitante do site a baixar algum material. Tudo isso faz parte da conversão.
Quando nós falamos em CRO também falamos sobre outros aspectos de transformação. Como:
● convencer os visitantes de uma página a clicarem em um link, baixarem algum produto ou preencher algum formulário;
● conquistar novos leads (se você ainda não sabe o que são leads, clique aqui e leia nosso glossário);
● gerar engajamento;
● atrair o prospect para que ele adicione um item a uma lista de desejos ou ao carrinho;
● finalizar a jornada do cliente com a conclusão da compra.
O que é SEO?
Talvez, você chegue à conclusão de que a estratégia de CRO seja muito boa e que o SEO seja dispensável, o que é um grande engano. SEO significa “Search Engine Optimization” ou “otimização para mecanismos de busca” em português. SEO consiste em um conjunto de técnicas que são praticadas com o intuito de garantir um bom posicionamento das páginas do seu site nos mecanismos de busca, como o Google, Yahoo, Bing e outros. Em outras palavras, a técnica tem o intuito de trabalhar para que os seus conteúdos estejam entre os primeiros lugares no Google quando qualquer pessoa pesquisar algo relacionado com o seu site – o sonho de qualquer empresa.
Além disso, as estratégias com foco em SEO estão se tornando cada vez mais essenciais, SEO já é considerado uma técnica primordial para qualquer pessoa ou empresa que está na web. Trabalhando para que o seu site tenha mais visibilidade e consiga resultados incríveis de tráfego orgânico, você também trabalha para que a experiência do usuário seja um sucesso.
É justamente por esse acoplado de motivos que as estratégias de SEO vão desde o tempo de carregamento do seu site e o código dele até os detalhes que conferem muita qualidade para os conteúdos produzidos. Entre os objetivos de SEO estão entre os principais:
- obter tráfego orgânico de qualidade;
- destacar as páginas do seu site nos buscadores;
- fornecer uma experiência de usuário exclusiva, aumentando a satisfação do usuário, o tempo de permanência no site e as chances de conversão.
SEO E CRO – competem ou se complementam nas estratégias?
Duas técnicas essenciais para páginas de sucesso, porém, ainda que possam ser ótimas juntas, SEO e CRO precisam de muita cautela quando exercidas ao mesmo tempo. Nós vamos te explicar o porquê.
As duas estratégias podem se tornar competidoras dependendo de como são executadas, o que pode afetar negativamente os resultados em seu site.
Isso acontece porque, enquanto SEO foca em melhorar o tráfego orgânico em qualidade e quantidade, o CRO foca em incentivar o público a ter uma ação. Portanto, enquanto SEO se esforça para trabalhar com as palavras-chaves exatas, para facilitar que as páginas sejam encontradas, para fazer as linkagens internas e externas, para garantir que o site tenha uma estrutura que prenda o leitor e que cumpra as regras dos algoritmos, o CRO se preocupa mais em promover testes A/B para obter respostas das taxas de conversão, pensa nas possíveis interações dos usuários e layout.
Mesmo com tantas diferenças, elas podem sim apresentar interferências quando praticadas juntas. Isso pode acontecer quando uma técnica passa a ignorar a outra. Um exemplo disso é quando a técnica de SEO direciona o leitor para páginas que não estão performando bem em conversão, impactando negativamente no próprio SEO e na outra técnica. Enquanto isso, as estratégias de CRO que desconsideram aspectos de SEO podem atrapalhar o Domain Authority (a pontuação que indica a força que um site tem para ranqueamento das páginas). Assim, o tráfego diminui e os resultados em CRO também. Elas são ótimas quando se complementam e quando não ignoram uma à outra.
Qual a importância de trabalhar com as duas estratégias?
Você já deve ter entendido que as duas técnicas são extremamente importantes e que podem causar grandes impactos positivos. Provavelmente você também compreendeu que, se forem praticadas de forma errada, podem interferir negativamente uma com a outra. Assim, essa é a hora perfeita para conhecer os benefícios de um trabalho correto, que integra os dois elementos:
- quando praticadas corretamente, as estratégias dão destaque para as suas páginas nos mecanismos de busca;
- alcançam tráfego de qualidade que gera conversões;
- realizam testes A/B para achar as melhores opções de otimização;
- melhoram a experiência do usuário, aumentam o compartilhamento orgânico de links e geram autoridade;
- trabalham com palavras-chave para atrair o público e para aumentar as vendas.
Como garantir que as duas estratégias sejam praticadas com sucesso?
Fuja dos pontos que demonstram ser contraditórios. Quando as técnicas são praticadas da forma correta, elas apoiarão uma à outra e o sinal de sucesso estará nos resultados que serão alavancados no seu negócio. Além disso, algumas outras dicas para que elas sejam praticadas com sucesso são:
conteúdos relevantes e atrativos
Uma das principais estratégias de SEO é solucionar as dores da persona. O meio mais certeiro de fazer isso é criando conteúdos que sejam relevantes para a persona, que sejam atrativos e que tenham propósito, direcionados para questões do público. Os formatos mais comuns para esses conteúdos são?
- textos para blogs;
- e-books;
- vídeos, aulas, apresentações, tutoriais …;
- podcasts;
- infográficos
É muito importante para a técnica de SEO que o conteúdo seja exclusivo. É óbvio que podem existir outros conteúdos que falam sobre o mesmo assunto, mas o seu não pode ser uma cópia, precisa conter as suas palavras, precisa ser destinado para o seu público, precisa ser coerente, escaneável, usar bem as palavras-chave, aumentando, assim, o tempo de permanência do usuário no site e melhorando a experiência dele. Pensando em CRO, esses materiais precisam ser objetivos, atrativos e diretos.
Defina títulos claros, atraentes e que tenham conexão direta com o conteúdo
Quando você faz uma pesquisa no Google, qual das várias opções de conteúdo você clica? Provavelmente naquela que te chama mais atenção e que tem tudo a ver com o que você está buscando. Justamente por isso é importante investir em title tags, meta descriptions, títulos atrativos, descrições assertivas, e, claro, um conteúdo que corresponda a tudo isso. É lendo o título e a descrição que um usuário decide se vai clicar na página ou não, então, esses fatores são fatores decisivos.
Use as palavras-chave corretas
Se você quer estar entre os primeiros resultados do Google, usar as palavras-chaves corretas não é só uma opção, mas uma necessidade. Rankear uma palavra-chave não é algo totalmente fácil, mas precisa ser feito para atrair o público certo e resultados significativos.
Faça otimizações em suas páginas
As estratégias de SEO podem ajudar na otimização do seu site e fazer com que as páginas dele estejam nos mecanismos de busca, mas, o link do carrinho ou de algum produto específico pode ser mais difícil de estar em destaque. Por outro lado, provas sociais, perguntas frequentes e páginas informativas do blog são um ótimo exemplo de trabalho. É importante definir quais páginas possuem a intenção de serem otimizadas para buscas e quais possuem a intenção de conversão.
Se preocupe com o design
Layout não é um item menos importante do seu site. Os algoritmos estão preocupados com a experiência dos usuários, por isso, ainda que existam páginas com conteúdos parecidos, aquela página que tem um layout responsivo, adequado para a persona e atraente, terá o seu lugar de destaque, sairá na frente da concorrência.
Por isso, é muito importante observar itens de SEO como:
- usabilidade;
- responsividade;
- escaneabilidade;
- qualidade das imagens e dos vídeos;
- tempo de carregamento das páginas
Não se esqueça do CTA
CTA significa “Call to action”, “chamada para ação” em português. As chamadas para ação são os botões chamativos que te levam a fazer uma compra, mas também existem outros momentos em que o CTA é feito a favor do SEO. As chamadas para ação que incentivam o usuário a engajar e se conectar com a marca são favoráveis. Existem vários momentos que ajudam a estratégia de SEO e, no longo prazo, o CRO, com base no CTA, como:
- comentários do usuário no blog;
- compartilhamentos nas redes sociais;
- inscrição na newsletter da empresa;
- inscrição no canal da empresa;
- preenchimento de formulários que darão algo em troca ao usuário.
Promova testes A/B
Os testes A/B fazem parte do foco central da técnica de CRO para descobrir quais páginas apresentam maior e melhor conversão. Porém, os dados que são obtidos através desses testes também pode favorecer o entendimento do perfil do usuário que te visita, favorecendo também o desenvolvimento das estratégias de SEO no seu website.
Percebeu como SEO e CRO se complementam em diversos momentos dentro das estratégias de marketing digital? Para que os resultados sejam ainda melhores, é necessário que as técnicas se conectem bem entre si, favorecendo o sucesso do seu planejamento e das suas vendas, da execução propriamente dita. Sem dúvidas, se você levar em consideração a experiência do usuário, poderá utilizar as duas técnicas e obter resultados excelentes.
Entendeu como CRO faz total diferença nos projetos para converter um visitante em um cliente?
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