9 melhores estratégia e práticas SEO

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Temos uma verdade difícil de engolir: se você não está nos primeiros dez principais resultados entre as suas palavras-chave, seu site pode desaparecer do Google. A notícia é triste para alguns, mas, ainda não é o fim. Existem estratégias e técnicas que podem fazer com que você aumente as suas chances de uma ótima classificação. Se o seu site está desaparecido, ainda dá tempo de reencontrá-lo, basta seguir as próximas nove dicas:

1. Mantenha seu conteúdo alinhado com a intenção da pesquisa

É importante que você tenha uma boa noção de SEO e de como encontrar palavras-chave segmentadas para o seu conteúdo, depois disso, é importante pensar de forma mais intensa sobre a intenção de uma pesquisa.

 

A intenção de pesquisa também pode ser chamada de “intenção de usuário” e é nada mais do que o objetivo por trás de uma pesquisa na internet. Entender esse objetivo e satisfazer a intenção de uma busca é a prioridade do Google. Os sites que estão na primeira página do Google são sites que passaram no “teste” do Google em relação a ter um conteúdo que satisfaz totalmente a intenção de quem pesquisa.

 

Para saber, há quatro tipos comuns de intenção de busca. São elas:

  • Busca informativa: quando uma pesquisa está na intenção de informar ao usuário sobre algo específico que ele está buscando. Pode ser uma pesquisa sobre como estará o clima hoje ou algo mais denso como “melhores estratégias de SEO”;
  • Busca navegacional: quando o usuário está pesquisando por um site ou um app específico, como “Facebook”, “Mercado Livre”, “Semrush” e afins;
  • Busca comercial: acontece quando o usuário está procurando por um produto específico, mas ainda não tomou a sua decisão. Por exemplo: “melhores aparelhos celulares”, “melhores livros sobre marketing” e etc;
  • Busca transacional: quando a intenção é de compra. O usuário já se decidiu sobre um produto e agora quer apenas finalizar a compra. Exemplo: “comprar Iphone X”, “comprar cartucho para impressora HP”.

 

2. Crie uma tag de título atraente e uma meta descrição à altura

O título da sua página e a descrição dela são duas metatags extremamente relevantes para posicionar o seu site.

As tags de título são partes clicáveis que são mostradas nos resultados de uma pesquisa, e devem ser muito específicas de acordo com SEO.

Os títulos são uma das primeiras coisas que um usuário vê, se não a primeira, portanto, eles devem fornecer um resumo bem chamativo sobre o conteúdo e que corresponda com aquilo que o usuário deseja e com aquilo que ele realmente vai encontrar.

Algumas dicas para o título são:

 

  • Incluir palavras-chave de destino;
  • Criar um título que atende a intenção de pesquisa;
  • Evitar títulos repetidos;
  • Evitar o exagero de palavras-chave
  • Manter ele o mais sucinto possível.

 

Já a metadescrição é a segunda parte mais importante. Ela deve ser um breve resumo da sua página, deve informar e chamar a atenção do usuário. Ela deve ser curta, relevante, instigante, convidativa, sem deixar de ser fiel ao conteúdo.

3. Otimizar suas imagens

As imagens também exercem um papel fundamental na melhoria da experiência do usuário. Ainda que você gaste muito tempo selecionando as melhores imagens para o seu site, também é preciso gastar tempo otimizando essas imagens. Quando elas são usadas da forma correta, podem contribuir muito com o aumento do tráfego orgânico.

 

Você deve levar em conta as seguintes informações:

 

  • Quanto maior a imagem, mais tempo ela pode levar para carregar. Verifique o tempo de velocidade de carregamento para saber se é necessário comprimir a imagem;
  • Adicione textos alternativos na imagem para ajudar o navegador a entendê-la;
  • Veja qual arquivo de imagem é melhor suportado pelo seu site;
  • Escolha imagens que conversam visualmente com o design do seu site;
  • Escolha imagens que são realmente suas ou que são livres de direitos autorais.

4. Melhore a velocidade da sua página

Se o seu site demorar para carregar, é muito provável que um usuário que acabou de encontrá-lo abandone o seu site antes mesmo de conferir o conteúdo. Assim, seus rankings podem cair muito.

 

Existem muitas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a verificar a velocidade da sua página, como o PageSpeed Insights ou GTMetrix. Você também pode utilizar o Semrush para fazer uma auditoria sobre o seu site e corrigir problemas de desempenho que sejam apresentados.

Além do que foi dito, existem algumas outras estratégias que podem te ajudar a ter páginas que carregam mais rápido:

 

  • Ative o cache do seu navegador;
  • Delete plugins desnecessários;
  • Diminua o tempo de resposta do servidor;
  • Diminua o número de redirecionamentos;
  • Minimize arquivos CSS e JavaScript.

5. Desenvolva uma estrutura de links internos

A importância dos links internos é que eles estabelecem uma estrutura hierárquica de dados para o seu site e também auxiliam o Google para que ele compreenda de forma mais detalhada o conteúdo da sua página.

Quando os links são usados da forma correta, eles possuem a capacidade de impulsionar seus rankings. Uma prática muito indicada de SEO é adicionar links internos de páginas que se saíram muito bem em seu site para páginas que precisam de um “empurrãozinho”.

Mais uma vez, você pode usar a ferramenta do Semrush para identificar eventuais erros de links internos e repará-los.

6. Otimize a experiência do usuário

O Google vê de perto como os usuários estão se engajando com a sua página. Portanto, a experiência do usuário é um dos grandes meios para melhorar o seu ranking de pesquisa.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a experiência do usuário:

  • Utilize subtítulos: o uso correto de subtítulos (H1, H2, H3) faz com que o Google consiga compreender melhor o seu conteúdo e torna seu texto mais acessível aos visitantes;
  • Torne seu conteúdo visualmente atrativo: diversas pesquisas demonstram que os recursos visuais ajudam as pessoas a compreenderem o seu conteúdo de uma forma muito melhor. Portanto, utilize imagens, vídeos e capturas de tela que sejam realmente úteis para ilustrar seus principais pontos;
  • Evite o uso de pop-ups intrusivos: os pop-ups são ruins para SEO e também atrapalham o seu visitante. Além disso, desde 2017 o Google penaliza sites que utilizam pop-ups intrusivos, portanto, use-os com cuidado.
  • Deixe espaço em branco: o espaço em branco é um item essencial de um bom design. O espaço em branco (ou espaço negativo) otimiza a legibilidade do seu texto, a marca e o foco. Por isso, considere usar algum espaço em branco para tornar seu conteúdo mais dinâmico e para chamar a atenção do usuário.
  • Deixe o seu site otimizado para mobile: grande parte dos usuários utilizam dispositivos móveis para acessar sites, por isso, suas páginas precisam estar otimizadas para dispositivos móveis.

7. Deixe os seus URLs amigáveis ​​para SEO

A estrutura de URL é um item que acaba sendo ignorado em SEO, mas, não deveria. Uma boa estrutura de URL fornece aos usuários e aos mecanismos de pesquisa uma noção de como será a página de destino.

De acordo com o Google: “A estrutura de URL de um site deve ser o mais simples possível. Considere organizar seu conteúdo para que os URLs sejam construídos logicamente e da maneira mais inteligível para os humanos (quando possível, palavras legíveis em vez de números de identificação longos).”

Para criar uma URL estrutura, siga as dicas:

  • Utilize URLs curtos: eles podem superar URLs grandes em SERPs;
  • Use URLs que contenham palavras-chave: sempre coloque suas palavras-chave de destino no URL para melhorar suas chances de classificação nos resultados de pesquisa;
  • Adicione categorias ou subpastas, caso seja necessário: Se você vender mercadorias, poderá ter uma subcategoria “loja”, por exemplo. Isso ajuda a identificação dos usuários e dos meios de pesquisa;
  • Retire palavras de parada desnecessárias: mantenha seu URL sucinto, o mais limpo possível e de fácil leitura.

8. Ganhe backlinks de autoridade

Mesmo após diversas mudanças no algoritmo do Google, ele ainda considera os backlinks como um ótimo sinal para classificação. O Google reconhece os backlinks como uma espécie de “voto de confiança.” Sendo assim, se as suas páginas da web possuem backlinks de autoridade, é muito provável que elas sairão muito bem nas SERPS.

Uma das formas mais eficientes para obter backlinks de autoridade é repetir as estratégias de construção de links de seus concorrentes.

9. Crie conteúdo realmente relevante

De todas as estratégias, essa é a mais eficiente. Criar conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público.

Aqui estão algumas estratégias recomendadas para os seus conteúdos:

  • Encontre as palavras-chave perfeitas para o seu conteúdo;
  • Veja qual é a intenção do usuário;
  • Analise o conteúdo concorrente;
  • Mantenha a estrutura dos seus links em mente;
  • Obtenha dados originais e úteis;
  • Adicione recursos visuais de qualidade;
  • Aperfeiçoe cabeçalhos e metatags.

Com essas nove estratégias e práticas de SEO não temos dúvida de que, se forem executadas da forma correta, o seu site estará logo logo na primeira página do Google. Aplique essas estratégias com constância, dia após dia, sempre buscando aperfeiçoar, o resultado virá.

 

Kairós agência de SEO

Publicado em 01 de junho de 2022

Por nohacker

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