Como Vender Mais na Internet?

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Independente de qual seja o segmento do seu negócio na internet, as estratégias para vender mais na internete podem ganhar diferentes rumos para cada um dos nichos. Porém, muitos empreendedores e empreendedoras utilizam os mesmos meios.

A tecnologia conectou a sociedade e gerou milhares de estímulos, tornando a internet um espaço cada vez mais atrativo para encontrar soluções, serviços e produtos com múltiplas funções.

De um lado, temos potenciais consumidores com muitas expectativas, dores e desejos, e de outro temos diversos negócios que precisam atender essas expectativas, se diferenciar da concorrência e fazer com que suas vendas continuem acontecendo.

Se você está no último caso, é hora de pensar na experiência do seu público com a sua marca e aprender a fazer vendas pela internet de maneira eficiente e consistente, e isso exige muito planejamento. É justamente nessa parte que iremos te ajudar hoje. Continue lendo!

 

Como vender na internet: começando pelo planejamento

Antes de tudo é preciso ter um plano de vendas detalhado, com uma excelente estrutura. O desempenho do seu time de vendas está totalmente conectado com o seu planejamento, que deve determinar cada etapa, como elas devem ser colocadas em prática, quais são os objetivos, como deve ser o atendimento, quais devem ser os resultados…

Para te ajudar nisso, vamos mostrar três fases importantes para estruturar o seu plano de vendas:

Antes de tudo: qual é a função de um plano de vendas?

Um plano de vendas é um documento essencial para definir estratégias que devem ser usadas por uma empresa para obtenção de novos clientes.

A abordagem da sua equipe de vendas precisa constar no seu planejamento e precisa ser seguida por todos.

O planejamento precisa ter um estudo de mercado, estudo do público-alvo, canais para estabelecer contato com esse público, abordagem e afins.
A manutenção do plano de vendas também é indispensável, já que alguns dados podem mudar com o tempo, por isso, é importante que ele seja sempre revisado e atualizado.
O plano não serve apenas para representantes comerciais, mas também para criar estratégias de tráfego pago, para passar as intenções da empresa para outros profissionais de marketing que poderão ser contratados e principalmente para ter uma mentalidade de vendas bem estabelecida por toda a empresa.

 

Como fazer um planejamento de vendas

1 – Faça um detalhamento sobre seu público-alvo

Provavelmente você já viu essa dica por aí, a questão é que ela é realmente uma das mais importantes.

Como você irá vender algo ou promover um serviço se não conhecer os seus potenciais compradores? Como poderá criar campanhas e promoções se não souber os objetivos, medos e desejos do seu público-alvo? No mínimo, você irá falhar.

Você pode conhecer o seu público-alvo olhando atentamente para os seus principais compradores e encontrando semelhanças entre eles.

No entanto, se sua empresa é muito nova, você pode fazer isso olhando para as características do seu produto ou serviço e conectando o que você oferece com quem deverá se interessar por isso.

2 – Defina um perfil de cliente ideal

O cliente ideal também é chamado de buyer persona. Essa é uma representação fictícia que poderá te ajudar a compreender ainda melhor os seus potenciais clientes. Você poderá criar um nome, onde mora, quais são os problemas, quais são as expectativas, qual a conexão da buyer persona com a sua empresa, etc.

Essa definição é essencial por alguns motivos:

  • pode ser compreendida facilmente por toda a empresa, ajudando na captura de leads;
  • ajuda a notar um potencial cliente com mais facilidade;
  • guia as campanhas e estratégias de vendas para que elas atendam às expectativas desse público.

3 – Escolha seus canais de venda

Onde o seu potencial consumidor está? Conhecendo o seu público você poderá saber quais são as melhores maneiras de gerar conexão com ele, a melhor forma de fazer com que a sua empresa seja vista.

Defina quais serão os seus canais de venda e de comunicação (blogs, e-mail, redes sociais, anúncios e afins).

Defina a linguagem dos seus conteúdos, os assuntos principais que devem ser abordados para gerar identificação, formas de negociação, conteúdos educacionais e/ou de entretenimento, formatos dos anúncios e qual será a forma de conexão direta com o cliente que já adquiriu seus serviços e precisa de algum tipo de suporte.

 

Dicas importantes para vender mais na internet

Diante de tantas possibilidades e concorrência, vender na internet é algo que precisa ser feito com muita cautela, estratégia e profissionalismo.

Aprender técnicas para vender online é essencial para quem deseja expandir o próprio negócio, seja ele 100% virtual ou parcialmente físico. Por isso, confira algumas dicas que separamos para quem deseja ter sucesso com vendas online:

1 – Estabeleça um processo de vendas

Começamos esse artigo te ajudando a entender o que é um processo de vendas e novamente reforçamos o quanto isso é importante. Há uma frase que diz: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho basta”. No entanto, se você sabe quais são seus objetivos, fica muito mais fácil tomar o rumo certo e chegar lá.
Por isso, atualize sempre seu planejamento e, se precisar, não hesite em contar com ajuda de profissionais para fazer isso.

2 – Antes do preço: mostre o valor do seu produto

Além do preço do seu produto, o que você demonstra através do seu site e redes sociais do seu negócio? Você deixa claro qual é o real valor do seu produto? Você mostra para o público o que o seu produto pode solucionar, transformar, proporcionar?

Por mais simples que seja seu produto, ele sempre possui soluções. Uma simples garrafa de água pode ser vendida apenas como “garrafa de água”, mas também pode ser vendida como:

“Um produto para garantir sua hidratação, e, com isso, melhorar sua saúde, afastar doenças, melhorar o aspecto da pele e transformar a sua qualidade de vida com o hábito de beber mais água.”

Qual parece mais interessante?
Uma forma de fazer isso é usando o storytelling, criando histórias que se conectam com os desejos e necessidades do seu potencial cliente.
Contratar uma agência de marketing com redatores especialistas em storytelling pode ajudar a transformar a forma como seu público enxerga sua marca e aumentar suas vendas.

3 – Monitoramento das vendas e análise dos resultados

Se você investir em suas vendas online, precisará aprender a monitorar a quantidade e qualidade das vendas, ou ter profissionais que façam essa tarefa por você.
Também é importante:

  • acompanhar o desempenho do seu site;
  • verificar interações nas redes sociais e respondê-las;
  • tirar dúvidas sobre seus produtos ou serviços.

4 – Faça o planejamento da sua oferta

Ao seguir todos os passos anteriores, você terá um produto de alto valor que atrai e encanta novos clientes. O cliente pagará o preço necessário (desde que esteja dentro do valor de mercado), mas para que a venda seja efetuada é importante convencê-lo a adquirir aquela solução.

Para valorizar ainda mais o que você oferece, tenha bons argumentos em suas páginas de venda, depoimentos de clientes satisfeitos, informações precisas sobre a empresa e demonstrativo de resultados que já obtiveram.

Essas referências são essenciais para pessoas que estão pesquisando pelo produto ou serviço e que poderiam comprar na concorrência, mas irão escolher a sua empresa justamente por toda a demonstração de valor que você proporcionou.

5 – Pense em como as compras acontecem fora da internet, para aplicar online

É importante que o processo de compra virtual tenha semelhanças com o processo de compra presencial.

Em lojas físicas, encontramos clientes:

  • Em dúvida sobre a funcionalidade dos produtos;
  • Em dúvida sobre formas de pagamento;
  • Que precisam de suporte para adquirir algum produto ou serviço;
  • Que desejam levar o produto para casa mais rápido.

Portanto, é importante:

  • Ter uma equipe de suporte online para sanar dúvidas;
  • Explicar cada detalhe sobre a funcionalidade do produto no site e nas redes sociais;
  • Usar palavras-chave que identifiquem seu produto na web;
  • Mostrar o diferencial da sua empresa em meio à concorrência (sem citar a concorrência);
  • Criar um espaço de “dúvidas frequentes”;
  • Deixar claro as opções de pagamento, os valores à vista e parcelado, se há ou não algum tipo de juros e ter opções variadas de frete com diferentes valores e prazos.

6 – O que é limitado pode ser mais desejado

Você já viu alguma propaganda que dizia: “só hoje” ou “enquanto durar o estoque”? Essas publicidades demonstram que o produto é limitado, criando no público uma necessidade de urgência para adquirir o produto.

Se o cliente não receber um estímulo, pode acabar adiando a decisão de compra e abandonando o carrinho, o que não queremos que aconteça.

Portanto, planeje promoções de curta duração, ofertas que terminam em algumas horas, descontos semanais ou de datas comemorativas que despertem interesse.

7 – Não deixe de trabalhar o pós-venda

A opinião dos clientes é algo valioso para quem quer vender mais na internet. Os consumidores que confiaram no seu serviço precisam de atenção no pós-venda.

Planeje ações para obter avaliações e feedback sobre a experiência do cliente com a sua empresa, e caso haja dúvidas ou reclamações, garanta todo o suporte possível para que o cliente não fique decepcionado e volte a comprar seus produtos.

8 – Vantagens irresistíveis

A concorrência online é cada vez maior. Quantas lojas você conhece que vendem o mesmo produto na internet ou similares?

Você sabe como elas conseguem continuar vendendo, mesmo com tanta concorrência? Com a diferenciação! Oferecendo vantagens irresistíveis.

Perceba que algumas empresas demonstram uma noção de valor muito maior do seu produto, mesmo que existam outros parecidos. Elas fazem campanhas com influenciadores do mesmo nicho, promovem e exaltam o produto. É a mesma história da garrafa de água que falamos há pouco.

Por isso, além de exaltar o seu produto, ofereça brindes, crie produtos especiais e limitados, crie campanhas e promoções relâmpago, disponibilize cupons de desconto, planos de fidelidade, entre outras ações que mantenham o cliente engajado e interessado pela sua empresa.

Equipes e agências de marketing podem te ajudar na definição de campanhas promocionais.

9 – Atendimento online

Um dos pontos mais valorizados pelos clientes é o atendimento eficiente e rápido, para resolver problemas sem grandes burocracias. Assim como falamos do pós-venda, falamos também do atendimento ao cliente antes e durante o processo de compra.

Destacamos mais uma vez a necessidade de ter um time de profissionais para cuidar das vendas online e monitorar as mensagens dos clientes.

Clientes insatisfeitos e que não conseguem contato com a sua empresa podem fazer denúncias em órgãos como Procon e sites como Reclame Aqui.

10 – E-mail marketing

Outra excelente estratégia para vender mais na internet é montar um banco de dados de e-mail com o contato de pessoas que já demonstraram interesse pelos produtos e não efetivaram a compra, e também com dados de clientes que já adquiriram produtos, mas estão há algum tempo sem comprar novamente.

Crie conteúdos, dicas e promoções exclusivas para esses dois grupos, como cupom de boas-vindas para o primeiro ou brindes exclusivos para o segundo grupo.

11 – SEO e marketing de conteúdo

Investir em SEO e em marketing de conteúdo são pilares ESSENCIAIS para quem possui uma loja virtual e deseja continuar crescendo na internet.

Se você deseja se destacar, agradar seus clientes atuais e expandir o seu negócio, precisa dessas estratégias no dia a dia da sua empresa, funcionando o mais rápido possível.

Para isso, vale a pena contar com uma agência de Marketing que também é especializada em estratégias de SEO, como a agência Kairós. Esse é um investimento com excelente retorno financeiro e oportunidade para o fortalecimento da sua marca.

Fazer tudo por conta própria pode atrasar suas vendas e prejudicar o seu negócio, mas contar com especialistas torna tudo muito mais profissional, rápido e eficiente.

Se você quer aprender mais sobre SEO e como ele é importante para sua loja virtual, clique aqui e leia esse artigo que publicamos recentemente.

Publicado em 30 de junho de 2023

Por nohacker

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