Como Usar o Inbound Marketing para Atrair mais Clientes

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O Inbound Marketing tem sido o método perfeito para quem quer alcançar cada vez mais público na internet. Saiba como usar o Inbound Marketing para atrair mais clientes.

Traduzindo ao pé da letra, o termo Inbound Marketing significa: “marketing de atração”. Ele possui diferenças se comparado ao marketing tradicional (Outbound Marketing). A principal distinção é que, no Inbound, a empresa busca pelo cliente, e não o cliente pela empresa.

 

Portanto, são feitas ações estratégicas para atrair o público-alvo para o blog da empresa, o site ou as redes sociais. A partir da atração, é construído um trabalho intencional de relacionamento com o potencial cliente, por meio de conteúdos personalizados. 

 

O conteúdo é a principal forma de educar o público-alvo sobre detalhes do segmento da sua empresa, fazendo com que ela ganhe autoridade no assunto relacionado à sua área e influencie positivamente na decisão de compra dos potenciais clientes. 

As 5 fases do Inbound Marketing

Para implementar o Inbound Marketing na rotina da sua empresa é preciso entender quais são as fases em que ele exerce suas funções e como elas se conectam. 

 

É preciso: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. É claro que esse ciclo deve ser constantemente repetido. 

 

Portanto, conheça bem cada uma dessas fases e comece a aplicar no seu negócio:

1. Atrair

Essa é a primeira fase do Inbound Marketing. Nesta etapa, é preciso implementar técnicas para atrair o cliente, que, primeiro, se tornarão leads.

Diferente do Marketing tradicional, no Inbound é necessário criar conteúdos que chamem os usuários para o seu negócio.

Para essa fase é importante investir em um blog bem estruturado, com postagens frequentes e de qualidade. Também é preciso usar as redes sociais para compartilhar informações, além da possibilidade de criar anúncios que levem seus conteúdos mais longe.

2 – Converter

Essa é a etapa de conversão do público-alvo em clientes reais. Através das trocas de informações entre a sua empresa e o potencial consumidor, aproveite para capturar dados em troca dos seus conteúdos e materiais.

Então, os leads são criados e a sua empresa oferece materiais importantes para eles em troca das informações de contato, que serão a ponte para que o seu produto ou serviço chegue até o potencial consumidor de fato. 

Essa é uma etapa de transição, onde um usuário comum se torna um cliente em potencial.

3 – Relacionar

Nessa fase você poderá verificar, a partir dos leads, em qual etapa da jornada do consumidor ele está. É importante entender o real objetivo e os interesses do seu público para que suas vendas se tornem possíveis.

Seu público pode estar em diferentes fases, como: buscando informações ou já interessado em realizar uma compra. O seu objetivo é acelerar o interesse do potencial cliente pelo seu produto. 

4 – Vender

Essa é a etapa preferida de toda empresa, no entanto, você já percebeu que existe uma trajetória estratégia para chegar até aqui com o Inbound Marketing. 

Por meio dos processos anteriores, estar plenamente consciente da função dos leads durante a jornada é algo que pode facilitar suas vendas. O Lead Scoring pode fazer com que o consumidor chegue até essa fase mais rápido.

Lead Scoring é um método utilizado para compreender o cliente, onde é possível entender o perfil dele, quais as dores, necessidades e interesses reais que fazem com que ele acesse seus conteúdos. 

5 – Analisar

A venda não é o fim das fases, muito pelo contrário, ainda existe trabalho a ser feito. 

Depois da venda, é preciso entender como o seu negócio está se desempenhando na internet. Utilize as ferramentas disponíveis, como o próprio Google Analytics, para analisar o seu engajamento e entender mais sobre o comportamento do público em seu site, com dados importantes.

Veja de onde é sua maior fonte de tráfego, qual é o tempo que os usuários passam em seu site, quem está realizando compras, quem está voltando a comprar, etc.

Aplique essas técnicas de Inbound Marketing e veja quantas possibilidades existem para o seu negócio online.

Como atrair mais clientes com o Inbound Marketing

Existem outras técnicas importantes para atrair mais clientes para o seu negócio através do Inbound Marketing, como:

Definir e conhecer bem sua persona

Diferente do marketing tradicional (aquele que acaba interrompendo o usuário em algum momento), no Inbound Marketing é preciso entrar em contato com o cliente segundo os interesses dele.

Ou seja, é preciso ter um contexto para que esse contato aconteça, e para isso também é importante ter uma persona bem definida. Personas são perfis fictícios, mas que representam com detalhes como é o seu consumidor final, quais são os interesses dele, as dores, as necessidades, a faixa etária, onde vive, o que faz, entre tantos pormenores. Você pode até mesmo nomear essa persona, para que ela se torne mais real.

Quando entendemos plenamente qual é o perfil do cliente, conseguimos personalizar os conteúdos e posicionar melhor nossas ações e estratégias.

Para definir bem os hábitos da persona, é preciso se fazer perguntas que possam desenhar o estilo de vida dela. Como:

 

  • Essa pessoa é mulher ou homem?
  • Trabalha em casa ou fora de casa?
  • Qual a idade?
  • É solteira ou casada?
  • Tem filhos, animais de estimação ou nenhum dos dois?
  • Quais são os desafios que essa pessoa enfrenta?
  • Quais são os objetivos dela que se conectam com o meu produto? 

Use formulários, landing pages, entre outras formas de captura de informações para verificar a conexão entre sua persona e o público.

Criar um blog 

Para atrair o cliente, como já foi citado, é necessário criar e oferecer conteúdos interessantes, e uma ótima forma de se fazer isso é por meio de um blog.

Com o blog é possível nutrir o público de informações relevantes, usar SEO para otimizar o blog, aumentar o alcance dos seus conteúdos e tornar a sua empresa mais relevante para a persona. Os conteúdos precisam estar conectados diretamente com seus produtos e serviços e, simultaneamente, com a necessidade de resolver os problemas da sua persona através do seu negócio.

O público encontra o conteúdo, entende o que precisa ser feito para resolver o problema, passa a consumir mais os conteúdos da sua empresa e, como resultado, pode chegar mais rápido à decisão de compra. 

Mantenha sua empresa ativa nas redes sociais

As redes sociais precisam ser usadas de forma correta e frequente, para aproximar o público com o qual você deseja estabelecer contato.

O que chama a atenção das pessoas para um conteúdo de blog também é o quanto ele é falado nas redes sociais. Portanto, manter as redes da sua empresa em constante atividade é importante para que o público se lembre de você e busque seus conteúdos mais vezes.

Você pode divulgar os conteúdos do blog nas redes, adaptando apenas a linguagem e o formato.

É importante lembrar também que os materiais postados nas redes sociais precisam gerar algum tipo de interesse ou entretenimento, além de educar. Por isso a adaptação é tão importante. 

Aposte em conteúdos em formato de vídeo

Os vídeos estão cada vez mais em alta, e esse é um formato de conteúdo extremamente atrativo para consumidores que estão nas redes sociais.

Além de serem mais rápidos do que textos, os vídeos possuem recursos que aumentam as chances de atração, retenção e engajamento do público. Outro aspecto importante é que qualquer material escrito pode ser transformado em vídeo, o que aumenta as chances de atrair pessoas diferentes dentro do mesmo público-alvo.

Use as técnicas de SEO atreladas ao Inbound Marketing 

Mais de 50% do público que busca alguma resposta no Google clica apenas no primeiro, segundo ou terceiro resultado da primeira página. Portanto, usar as estratégias de SEO é fundamental, para que o seu site esteja em uma dessas posições. 

Se o seu conteúdo é bom, mas está em outras páginas, provavelmente existem erros sendo cometidos e poucas pessoas poderão encontrá-lo.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que é o mesmo que Otimização para Mecanismos de Busca. São diversas ferramentas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade de uma página nos meios de busca.

  • O SEO On-Page se destina à otimização dentro das páginas, por meio de palavras-chave, títulos e outros elementos importantes para que o conteúdo apareça;
  • SEO Off-Page se destina a melhorar a autoridade do site mediante menções e backlinks, por exemplo. 

Quanto mais palavras-chave sob o domínio do seu site, com grande qualidade e não só quantidade, maior será a presença na web, aumentando consideravelmente as chances de descoberta pelo público-alvo.

Invista em materiais ricos para o seu público

O processo de conversão de um simples consumidor até que ele se torne um lead para a sua empresa acontece pela capacidade de oferecer a ele um excelente conteúdo, que seja informativo e que ajude a solucionar uma dor, por meio do blog, das redes sociais e de outros canais. 

Portanto, a qualidade dos materiais disponibilizados é muito importante, tendo em vista que é justamente essa qualidade que pode converter um consumidor dos conteúdos em lead, levando-o para as outras fases do Inbound Marketing, até que se torne efetivamente um cliente. 

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Publicado em 28 de julho de 2023

Por nohacker

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