Aqueles que estão começando em um e-commerce ou que sofreram alguma queda na quantidade de vendas ultimamente, passam por momentos de dúvidas e se questionam o que pode ser mudado, o que precisa ser feito para que as vendas aumentem gradativamente.
Existem estratégias que não são nada secretas, muito pelo contrário, são acessíveis para todos aqueles que desejam multiplicar as vendas da sua loja on-line, e, muitas vezes, essas estratégias estão nos detalhes.
Pense como um consumidor
O primeiro passo para otimizar um e-commerce é pensar como um consumidor. Faça todo o trajeto de compra, como se realmente fosse comprar algo em sua própria loja. Muitas vezes, com essa simples ação, é possível identificar falhas e pontos que precisam ser otimizados.
O consumidor precisa ver benefícios na compra, encontrar um site otimizado e visualmente agradável, ter facilidade para escolher o produto, ter acesso a todas as informações do produto que deseja comprar, sentir segurança para inserir seus dados e ter opções para fazer o pagamento. Qualquer falha durante esse trajeto pode resultar na desistência do consumidor.
Otimize o carrinho de compras
O checkout é a certeza que mais um cliente foi conquistado. Por isso, é muito importante conseguir converter um visitante da loja em um comprador. Um dos fatores que podem ajudar nisso é o carrinho de compras. Imagine ir ao supermercado e precisar andar muito para achar um carrinho, encontrar os carrinhos quebrados, precisar passar vários dados para a empresa antes de fazer qualquer compra ou ter que pegar um novo carrinho para cada item adicionado, por exemplo. Provavelmente, o potencial consumidor desistiria da compra e buscaria por outro mercado.
O carrinho do seu e-commerce também precisa ser simples, com facilidade para fazer alterações, ser bonito e tecnológico. Portanto, algumas coisas que podem ser feitas são:
- Permitir que o valor final da compra seja atualizado diretamente com o valor do frete;
- Permitir que o potencial comprador retire ou adicione itens do carrinho sem precisar recarregar a página;
- Fornecer opções de cupons de desconto para a primeira compra ou para aquele consumidor que ficou ausente por muito tempo;
- Oferecer vários meios de pagamento, como boleto, cartão de crédito, parcelamento e débito;
- Permitir que o checkout seja feito sem a necessidade de colocar vários dados para cadastro.
- Envie e-mails de abandono de carrinho através de ferramentas de automação.
Crie incentivos, descontos e promoções
Atualmente muitas pessoas buscam cupons de desconto antes de fechar qualquer compra em algum site. Por isso, crie campanhas de incentivo, divulgue cupons nas redes sociais e envie também por e-mail para os potenciais compradores.
Mantenha a parte visual bem trabalhada
A parte visual da loja on-line é como uma vitrine para a loja física. É o primeiro olhar que faz com que a pessoa tome a decisão de ver os produtos com detalhes e comprar, ou simplesmente ignorar aquela loja e buscar por outra. Por isso, algumas coisas que devem ser feitas são:
- Manter o design responsivo, com um site que funcione tanto em desktop como em smartphones;
- Se certificar que as páginas carregam rápido com o mínimo possível de erro;
- O site deve ser fácil de usar, visualmente atraente e dinâmico;
- As páginas não podem demorar mais de 3 segundos para serem carregadas.
- A psicologia das cores deve ser empregada em harmonia com as cores da marca.
Invista em estratégias SEO
As Estratégias de Search Engine Optimization (SEO) podem fazer com que o site seja encontrado nos mecanismos de busca de forma mais fácil e com mais eficiência. Vale a pena conversar com um especialista em SEO e verificar quais métodos podem ser aplicados para alcançar esse resultado com o e-commerce. Algumas coisas que podem ser feitas em SEO para a loja on-line são:
- Configurar as meta tags das páginas da forma correta;
- Usar palavras-chave em títulos e em descrições de texto;
- Cadastrar o e-commerce nos mecanismos de busca
Presença nas redes sociais
Por mais bem posicionado, bonito e funcional que um site seja, se a marca não estiver presente nas redes sociais o alcance será muito menor. Muitas pessoas fazem uma busca pelo nome de uma marca nas redes sociais antes de visitar o site ou finalizar uma compra, portanto, se o potencial consumidor percebe que a loja não existe em redes como Instagram ou Facebook, ele pode duvidar da procedência e responsabilidade da loja, evitando a compra.
Por isso é tão necessário manter a marca nas mídias sociais, criar conteúdos relevantes que levem os leitores a desejarem os produtos, postar fotos e vídeos demonstrativos e postar constantemente provas sociais (feedbacks) de clientes, despertando confiança nas pessoas que estão interessadas em comprar algum produto pela primeira vez.
Use o tráfego pago
Com o Facebook Ads, por exemplo, é possível conseguir ótimos resultados com um investimento relativamente baixo. Ainda é possível configurar um teto para o valor que quer gastar, ver uma projeção dos resultados antes de criar o anúncio e divulgar tanto no facebook como no Instagram ao mesmo tempo.
O tráfego pago é muito utilizado por diversas empresas e pode atrair muitos clientes que não chegariam até a loja de forma organizada.
Conclusão
É totalmente possível ter uma loja online de sucesso seguindo as estratégias corretas.
Recapitulando as dicas do texto:
- Pensar como um consumidor;
- Otimizar o carrinho de compras;
- Criar incentivos e descontos;
- Manter a parte visual bem trabalhada;
- Investir em SEO;
- Manter a presença nas redes sociais
- Usar o tráfego pago.
Essas são apenas algumas estratégias que podem alavancar qualquer e-commerce e transformar as vendas de um site. Caso sinta dificuldade em desenvolver esses passos, nós podemos te ajudar: Fale com a gente aqui.
Mais artigos sobre loja virtual e e-commerce: