Manter uma empresa é algo que envolve diversos desafios, obstáculos e necessidade de inovações constantes. É preciso passar pelo jurídico, pela contabilidade, e, claro, passar por estratégias para atrair clientes e se aproximar daqueles que já confiam na sua marca.
Inclusive, no dia 15 de setembro, se comemora o dia do cliente. Mas, não é preciso esperar pela data para refletir e aprender a lidar melhor com os consumidores. Por isso, separamos algumas dicas preciosas para se aproximar dos clientes e colher os frutos dessa aproximação.
Qual é a importância de investir na proximidade com o cliente?
Quando pensamos sobre a importância da empresa se aproximar dos clientes, precisamos saber que o que está em pauta é a fidelização.
A questão é simples: a empresa que deseja aumentar o nível de satisfação dos consumidores, precisa estabelecer um relacionamento que vai além do momento de venda, justamente para entender se as expectativas do cliente sobre os produtos e sobre todo o processo de compra foi alcançada ou se algo ficou a desejar.
Parece simples, mas esse tipo de estratégia demanda raciocínio e esforço. Em primeiro lugar, é preciso obter o máximo de dados sobre o comportamento do consumidor. Depois, é preciso transformar essas informações em estratégias para a área de marketing e vendas.
Por isso, faz toda a diferença ter um time de profissionais dedicados exclusivamente para essa parte. Muitas empresas estão investindo em customer success, justamente por entenderem a importância desse processo.
Benefícios aos clientes
Acompanhar o cliente durante toda a jornada que antecede a compra é importante, mas também é extremamente benéfico continuar acompanhando o consumidor depois que a compra é efetuada. É preciso estar presente, de alguma forma, para que o cliente tenha suporte adequado. Além disso, é justamente no pós-venda que podemos entender o nível de satisfação do cliente, saber o que precisa ser melhorado e quais foram os pontos fortes que ele encontrou na empresa. Esses são os dados preciosos para fazer ajustes, diminuir os pontos fracos e continuar trabalhando no que há de melhor.
Diferenciação da empresa que ajuda na aproximação
Não adianta querer entregar o básico e acreditar que isso é suficiente. Uma empresa que deseja se destacar precisa ser criativa e ir além das expectativas. A concorrência está sempre repleta de mentes pensantes, portanto, qual será sua diferenciação?
Priorizar o cliente é indispensável. Entender quais são as demandas dele e suas preocupações, entregar algo de valor e que atenda totalmente suas necessidades, é extremamente importante.
Vale dar uma espiadinha no que a concorrência está fazendo, não para copiar, mas para superar.
Relação humanizada para se aproximar dos clientes
Você já precisou do suporte de alguma empresa para efetuar uma compra, tirar dúvidas ou mesmo no pós-compra para receber algum suporte, e se deparou com um atendimento totalmente robotizado, que não era capaz de entender sua necessidade, e acabou ficando sem a resposta que precisava?
Esse é um erro de muitas empresas. O atendimento robotizado é bem-vindo em diversas ocasiões, mas ele não pode deixar a desejar.
Além disso, em muitos momentos, o cliente precisará conversar com um humano, e esse atendimento também precisa ser empático, profissional e realmente dedicado a solucionar o problema.
É de extrema importância que existam profissionais da empresa presentes no momento em que os problemas surgirem, pois é exatamente nessa hora que o seu negócio é avaliado e validado pelo consumidor.
Entenda as necessidades para se aproximar dos clientes
Conhecer profundamente o mercado em que você atua é obrigatório. Porém, algo que nem todas as empresas fazem é conhecer as dores do público-alvo, as expectativas, as necessidades em relação ao que o seu negócio pode oferecer. No entanto, empreender com essa visão torna todo o atendimento mais humanizado, aumentando as chances de destaque.
São poucas empresas que valorizam verdadeiramente o atendimento, no entanto, essa etapa é tão (ou até mais) importante do que oferecer produtos inovadores.
Quando um consumidor se depara com um atendimento personalizado, que realmente compreende o que ele precisa, ele passa a confiar na empresa e deve retornar até ela quando precisar de um novo serviço ou produto do mesmo nicho.
Principalmente em meios de grande concorrência, o destaque está na dedicação, no respeito, na forma como a empresa atende as necessidades do consumidor.
A capacidade de adaptar-se ao consumidor
Entender os consumidores e entregar algo que os faça sentir que realmente vale a pena comprar o seu produto ou contratar o seu serviço é cada vez mais necessário para empresas que desejam continuar crescendo.
Portanto, tenha flexibilidade e capacidade de adaptar-se ao cliente, entender qual é o momento atual do seu público-alvo, se antecipar aos problemas e manter a comunicação ativa com ele. Esses detalhes proporcionam satisfação e confiança, e também são essenciais para a fidelização.
Vantagens competitivas
Além de entender o momento em que seus clientes estão, é preciso entender a concorrência e compreender exatamente o que ela está fazendo para criar novas estratégias e desenvolver vantagens competitivas.
Não adianta ignorar a concorrência, ela existe e pode levar seus clientes embora se a sua empresa não for mais inteligente, intencional e criativa.
Dicas práticas: como se aproximar dos clientes
Agora que você entende os benefícios dessa aproximação, é importante pensar em estratégias práticas que podem ser aplicadas no seu negócio.
É importante lembrar que, atualmente, existem opções tecnológicas muito efetivas para organizar o trabalho dos gestores e proporcionar essa aproximação.
Uso do WhatsApp
Essa é uma ferramenta que pode auxiliar grandemente nessa missão de aproximação. Por ser um canal de comunicação menos formal, as empresas podem interagir de forma personalizada.
O aplicativo funciona muito bem para realizar vendas diretas, fazer abordagens com clientes, proporcionar suporte, solucionar dúvidas.
Mais uma vez, para que essa estratégia seja bem sucedida, é importante fazer um uso sábio das informações disponíveis sobre o cliente. É essa análise que deve nortear as iniciativas.
Esse é um grande benefício do comércio eletrônico, que tem à sua disposição dados sobre o que está acontecendo na empresa, para então direcionar as ações.
Régua de relacionamento com o cliente
Além de acessar os dados sobre o perfil dos consumidores e como eles estão se comportando ao longo do funil de vendas, facilita muito configurar o envio de mensagens personalizadas mediante plataformas de vendas.
Uma empresa proativa é capaz de criar relacionamentos e aproximação com mais facilidade e qualidade, se mantendo constantemente presente com o cliente, interagindo em diversas situações sem ser invasiva.
Uma das formas de fazer isso é através das réguas de relacionamento. O propósito aqui é criar diversas mensagens que serão enviadas ao longo de uma “régua”, segundo a jornada de compra do cliente, e ir mensurando o resultado de cada iniciativa.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento tem tudo a ver com a aproximação dos clientes, é uma opção usada pela maioria das empresas que possuem esse objetivo em comum. Ele tem o poder de construir relações duradouras com os consumidores.
Vai muito além de enviar mensagens de aniversário com algum cupom de desconto, a estratégia envolve conhecimento pleno sobre os clientes, comunicação segmentada e dedicação total à experiência do consumidor.
Estreitando os laços com sua base de clientes, é possível fechar grandes negócios a longo prazo e não focar apenas nas vendas imediatas. É utilizado para conquistar lealdade dos consumidores e fidelizá-los.
Por essas vantagens, está totalmente conectado com as estratégias de Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Para promover essa aproximação duradoura, o marketing de relacionamento usa ferramentas como marketing direto e inbound marketing.
Dessa forma, sua empresa se torna capaz de se manter próxima aos clientes e proporcionar um atendimento personalizado, além de obter feedbacks melhores e otimizar a experiência do consumidor continuamente.
Se você entendeu que precisa do Marketing de Relacionamento para se aproximar dos clientes e colher todos os frutos dessa aproximação intencional e estratégica, conte com a Agência Kairós para te ajudar nessa missão.