Saiba agora neste artigo “como descobrir em qual posição meu site está no Google” e entenda a importância de não só entender em qual posição está, mas também como melhorar o posicionamento do mesmo.
Estar bem posicionado no Google é fundamental para conseguir atingir o maior número de pessoas dentro do seu público alvo. No Brasil, cerca de 95% dos usuários de internet usam o Google como buscador padrão, e de todas essas, cerca de 82% buscam resultados apenas na primeira página.
É justamente por isso que muitas empresas estão se esforçando, cada dia mais, para obter um bom posicionamento no buscador. Um exemplo prático disso é a empresa GoDaddy, que possui serviços de hospedagem e registro de domínios. A GoDaddy já investiu mais de cinco milhões de dólares para manter o seu lugar no Google. Para alguns, o investimento pode parecer um exagero, mas, no ano de 2014 a empresa já faturava mais de um bilhão de dólares em vendas, valor que deve ser muito mais alto atualmente.
Por isso, é importante que você saiba como descobrir em qual posição do Google você se encontra hoje, para saber como melhorá-la. É nisso que vamos te ajudar hoje.
Ferramentas SEO que auxiliarão você a descobrir em qual posição seu site está no Google
Investir em Google Adwords
Essa é a ferramenta paga do Google para te colocar em boas posições do Google. Investir no Google Adwords (Google Ads) é a maneira mais simples de estar bem colocado na SERP, porém, só pagando você aparecerá por lá e claro, quem pagar mais, aparece mais. Para estar bem colocado no Google você tem 2 opções: pagar o Google Ads ou fazer SEO. Just like that.
Google Search Console
Quando um site é cadastrado para indexação no Google, é automaticamente possível acompanhar o rankeamento dele (posição em que o site se encontra no Google), verificando sempre resultados importantes sobre as buscas e sobre as visitas ao site. Para que isso ocorra, o próprio Google fornece ferramentas que podem ser conectadas ao Google Analytics para obter informações, como o Google Search Console.
Através do Google Search Console é possível:
- Compreender o comportamento de cada uma das páginas ao analisar vários indicadores;
- É possível analisar as impressões, fator que demonstra quantas vezes o site foi visualizado por meio de pesquisas no Google;
- Analisar os cliques, que demonstram quantas vezes um usuário acessou uma página do seu site através do resultado de busca;
- É possível analisar também a posição média, fator que demonstra qual é a posição de determinada página no Google.
Small Seo Tools
Small Seo Tools é um site de fácil navegabilidade, com muitas ferramentas importantes para webmasters. Por ser um site gratuito, é uma solução básica caso o desejo seja analisar informações mais detalhadas. Entretanto, pode ser uma ótima alternativa para empresas que estão começando a alavancar o seu negócio por meio do Google.
Semrush
O Semrush é um software simples e ágil, e por meio dele é possível verificar quais são as palavras-chaves que o seu público está buscando para chegar até o seu site, e ajustar a sua estratégia de SEO levando em conta esses resultados. Esse site para quem quer ter um bom posicionamento em SEO é fundamental e indispensável.
O software é pago, mas você pode testá-lo gratuitamente por duas semanas.
SEOCentro Rank Checker
O SEOCentro já é considerado por muitas pessoas como uma das melhores ferramentas para análise de posicionamento através de palavras-chave. Com ele, é possível verificar o seu posicionamento em várias plataformas de busca ao mesmo tempo, obtendo resultados precisos e detalhados sobre uma keyword específica.
Google Webmasters Tools
O Google disponibiliza uma ferramenta própria para consultas de posicionamento através das palavras-chave. Mas, a ferramenta pode ser um pouco complicada para quem está começando nesse meio.
Para visualizar quais palavras-chaves o seu público está utilizando para encontrar o seu site, basta clicar em “consultas de buscas / search queries”. Ao clicar na palavra, você verá o seu posicionamento.
E como você pode notar, há diversos serviços que podem te ajudar na hora de conferir o posicionamento do seu site no Google. A partir dessas informações é totalmente possível construir uma boa estratégia para otimização dos sistemas de busca. Justamente por isso é tão importante trabalhar com profissionais que entendem do assunto, com pessoas especializadas em SEO e Inbound Marketing, para que os seus objetivos sejam realmente atingidos e mais do que isso – superados.
Benefícios de descobrir em qual posição meu site está no Google
Acredito que você já tenha entendido a importância de saber a sua posição no Google. Uma das maneiras mais práticas para obter tráfego de qualidade é conseguir um bom posicionamento no Google. E como você também percebeu, essa tarefa não é simples e não pode ser feita da noite para o dia. É preciso, diariamente, construir esse posicionamento, por meio de técnicas de SEO e afins.
Dessa forma, quando você consegue contar com uma boa ferramenta para resolver o questionamento sobre “como descobrir em qual posição meu site está no Google”, você poderá checar as suas palavras-chave, saber se elas te favorecem ou não. Assim, você saberá quais deve abandonar e em quais você precisa investir.
Além disso, quando você realiza uma análise da sua colocação no Google, com base no posicionamento e nas palavras-chaves, é possível descobrir alguns pontos estratégicos como:
- O nível de concorrência para uma palavra-chave específica;
- Conteúdos que podem agradar o seu leitor;
- A competitividade de outros conteúdos com a mesma palavra-chave;
- A falta de backlinks e de outras características de SEO que poderiam alavancar o seu site.
Conseguiu perceber quantas verificações importantes você pode fazer simplesmente usando essas ferramentas e descobrindo sua posição no Google? Mas, é claro, para fazer tudo isso é preciso manter o seu conhecimento em dia, ou contratar uma agência de marketing que possa te ajudar com todos esses detalhes, como a agência Kairós.
Ficou claro sobre como descobrir em qual posição meu site está no Google?
Fale com a gente, tire dúvidas e faça orçamento!