Como descobrir e melhorar a posição do seu site no Google

Dicas e notícias de Marketing Digital - Notícias sobre Negócios - Novidades SEO

Saiba agora neste artigo “como descobrir em qual posição meu site está no Google” e entenda a importância de não só entender em qual posição está, mas também como melhorar o posicionamento do mesmo.

Estar bem posicionado no Google é fundamental para conseguir atingir o maior número de pessoas dentro do seu público alvo. No Brasil, cerca de 95% dos usuários de internet usam o Google como buscador padrão, e de todas essas, cerca de 82% buscam resultados apenas na primeira página.

É justamente por isso que muitas empresas estão se esforçando, cada dia mais, para obter um bom posicionamento no buscador. Um exemplo prático disso é a empresa GoDaddy, que possui serviços de hospedagem e registro de domínios. A GoDaddy já investiu mais de cinco milhões de dólares para manter o seu lugar no Google. Para alguns, o investimento pode parecer um exagero, mas, no ano de 2014 a empresa já faturava mais de um bilhão de dólares em vendas, valor que deve ser muito mais alto atualmente.

Por isso, é importante que você saiba como descobrir em qual posição do Google você se encontra hoje, para saber como melhorá-la. É nisso que vamos te ajudar hoje.

Ferramentas SEO que auxiliarão você a descobrir em qual posição seu site está no Google

Investir em Google Adwords

Essa é a ferramenta paga do Google para te colocar em boas posições do Google. Investir no Google Adwords (Google Ads) é a maneira mais simples de estar bem colocado na SERP, porém, só pagando você aparecerá por lá e claro, quem pagar mais, aparece mais. Para estar bem colocado no Google você tem 2 opções: pagar o Google Ads ou fazer SEO. Just like that.

Google Search Console

Quando um site é cadastrado para indexação no Google, é automaticamente possível acompanhar o rankeamento dele (posição em que o site se encontra no Google), verificando sempre resultados importantes sobre as buscas e sobre as visitas ao site. Para que isso ocorra, o próprio Google fornece ferramentas que podem ser conectadas ao Google Analytics para obter informações, como o Google Search Console.

Através do Google Search Console é possível:

  • Compreender o comportamento de cada uma das páginas ao analisar vários indicadores;
  • É possível analisar as impressões, fator que demonstra quantas vezes o site foi visualizado por meio de pesquisas no Google;
  • Analisar os cliques, que demonstram quantas vezes um usuário acessou uma página do seu site através do resultado de busca;
  • É possível analisar também a posição média, fator que demonstra qual é a posição de determinada página no Google.

Small Seo Tools

Small Seo Tools é um site de fácil navegabilidade, com muitas ferramentas importantes para webmasters. Por ser um site gratuito, é uma solução básica caso o desejo seja analisar informações mais detalhadas. Entretanto, pode ser uma ótima alternativa para empresas que estão começando a alavancar o seu negócio por meio do Google.

Semrush

O Semrush é um software simples e ágil, e por meio dele é possível verificar quais são as palavras-chaves que o seu público está buscando para chegar até o seu site, e ajustar a sua estratégia de SEO levando em conta esses resultados. Esse site para quem quer ter um bom posicionamento em SEO é fundamental e indispensável.

O software é pago, mas você pode testá-lo gratuitamente por duas semanas.

SEOCentro Rank Checker

O SEOCentro já é considerado por muitas pessoas como uma das melhores ferramentas para análise de posicionamento através de palavras-chave. Com ele, é possível verificar o seu posicionamento em várias plataformas de busca ao mesmo tempo, obtendo resultados precisos e detalhados sobre uma keyword específica.

Google Webmasters Tools

O Google disponibiliza uma ferramenta própria para consultas de posicionamento através das palavras-chave. Mas, a ferramenta pode ser um pouco complicada para quem está começando nesse meio.

Para visualizar quais palavras-chaves o seu público está utilizando para encontrar o seu site, basta clicar em “consultas de buscas / search queries”. Ao clicar na palavra, você verá o seu posicionamento.

E como você pode notar, há diversos serviços que podem te ajudar na hora de conferir o posicionamento do seu site no Google. A partir dessas informações é totalmente possível construir uma boa estratégia para otimização dos sistemas de busca. Justamente por isso é tão importante trabalhar com profissionais que entendem do assunto, com pessoas especializadas em SEO e Inbound Marketing, para que os seus objetivos sejam realmente atingidos e mais do que isso – superados.

Benefícios de descobrir em qual posição meu site está no Google

Acredito que você já tenha entendido a importância de saber a sua posição no Google. Uma das maneiras mais práticas para obter tráfego de qualidade é conseguir um bom posicionamento no Google. E como você também percebeu, essa tarefa não é simples e não pode ser feita da noite para o dia. É preciso, diariamente, construir esse posicionamento, por meio de técnicas de SEO e afins.

Dessa forma, quando você consegue contar com uma boa ferramenta para resolver o questionamento sobre “como descobrir em qual posição meu site está no Google”, você poderá checar as suas palavras-chave, saber se elas te favorecem ou não. Assim, você saberá quais deve abandonar e em quais você precisa investir.

Além disso, quando você realiza uma análise da sua colocação no Google, com base no posicionamento e nas palavras-chaves, é possível descobrir alguns pontos estratégicos como:

  • O nível de concorrência para uma palavra-chave específica;
  • Conteúdos que podem agradar o seu leitor;
  • A competitividade de outros conteúdos com a mesma palavra-chave;
  • A falta de backlinks e de outras características de SEO que poderiam alavancar o seu site.

Conseguiu perceber quantas verificações importantes você pode fazer simplesmente usando essas ferramentas e descobrindo sua posição no Google?  Mas, é claro, para fazer tudo isso é preciso manter o seu conhecimento em dia, ou contratar uma agência de marketing que possa te ajudar com todos esses detalhes, como a agência Kairós.

 

Ficou claro sobre como descobrir em qual posição meu site está no Google?

Fale com a gente, tire dúvidas e faça orçamento!

 

Agência SEO SP

Publicado em 02 de fevereiro de 2022

Por nohacker

qual posição está no google
Agência de SEO

Kairós

Quem Somos?

Desde 2015 gerando resultados na internet, a agência Kairós trabalha com diversos serviços que trazem visibilidade, branding e vendas.
Acreditamos que grandes especialistas geram grandes resultados, por isso somos um time de mais de 30 especialistas em diversas áreas do mercado. Quer ter mais visitas no seu site, melhorar o branding da sua empresa e aumentar suas vendas?