Quantas vezes você já esteve na posição de cliente e percebeu que a empresa que contratou poderia ter te atendido melhor, ou o produto poderia ter uma qualidade mais alta, ou qualquer outro detalhe que poderia ser diferente no serviço que foi prestado a você? Quanto estamos em posição de liderança, à frente do próprio negócio, podemos facilmente nos esquecer que também somos clientes em várias ocasiões.
Frequentemente, as empresas não consideram o caminho que os clientes percorrem até concluir a compra. Apesar de serem planejadas, na prática, é possível que essas etapas sejam muito complexas ou apresentem falhas.
Por isso, é extremamente importante se colocar no lugar do cliente ao fazer uma venda e fazer testes para verificar como seria a experiência de comprar de si mesmo. Essa prática evita muitas falhas, ajuda a otimizar processos internos e contribui para a satisfação e fidelização do cliente. Pensando nisso, vamos te entregar 5 técnicas para transformar a sua experiência em estratégias para vender. Confira:
1 – Faça um diagnóstico dos seus meios de comunicação e interação com o consumidor
Quais são as características dos seus canais de comunicação com os clientes? É muito importante fazer um diagnóstico dos canais que estão sendo utilizados atualmente no seu trabalho, analisando a qualidade, a eficiência, percebendo se a comunicação não deixa a desejar, além de monitorar de perto o primeiro contato com o potencial consumidor.
Dessa forma é possível criar formas mais diretas e mais eficazes na hora da comunicação e da interação com o consumidor, afinal, ninguém gosta de contratar um serviço e perceber que existem falhas graves ao tentar se comunicar com o contratado.
2 – Intensifique a presença nas redes sociais
Por falar em meio de comunicação, as redes sociais também fazem parte de um dos melhores cenários para comunicar. Através delas é possível contar sobre os seus principais serviços, promoções, vantagens, alterações, além de estabelecer diálogos humanizados com os clientes e até ter suas publicações compartilhadas por eles, como meio de recomendação.
Publicar informações sobre os serviços ou produtos, compartilhar a história e notícias da empresa, investir em depoimentos de clientes e de parceiros não são apenas meios de comunicar algo, mas também ótimas formas de divulgar a empresa, ganhando a confiança de outras pessoas, que podem se tornar grandes consumidores.
3 – Otimize o atendimento ao cliente
Ainda que haja qualquer falha na entrega de um produto ou na execução de um serviço, quando o atendimento ao cliente é personalizado, humanizado e eficiente, tudo pode ser solucionado. Otimizar o contato com o cliente é a melhor forma de fidelizá-lo, fazendo com que ele esteja satisfeito com a empresa e compartilhe a experiência com outras pessoas. Com um contato pessoal é possível solucionar problemas em tempo real.
Porém, é preciso treinar sua equipe ou treinar a si mesmo para que qualquer demanda possa ser atendida – desde sugestões, elogios, até reclamações e críticas – sempre de forma educada e leve. O bom atendimento dá à empresa uma vantagem competitiva gigantesca.
4. Identifique os problemas e saiba ouvir os clientes
Identificar problemas que estão em andamento é algo normal, mas identificar problemas antes mesmo que eles aconteçam é uma grande vantagem para a empresa. Para conseguir fazer isso é importante conversar com os clientes, obter feedbacks, olhar por ângulos diferentes para o processo de venda do produto ou serviço, pedir opiniões.
Ouvir opiniões e sugestões dos clientes é algo essencial para descobrir o que precisa ser corrigido, o que precisa ser melhorado antes que erros aconteçam e, caso já existam problemas, saber as melhores formas de corrigi-los. Além disso, é um meio de mostrar que você se importa com a experiência do cliente, com a satisfação dele.
5 – Não se esquecer do cliente após a venda
Falamos muito sobre se colocar no lugar do cliente durante as etapas de venda, mas também é muito importante a preocupação com o pós venda. Você já comprou ou contratou algum serviço com uma empresa e se sentiu esquecido por ela depois? Uma ótima forma de prevenir isso é deixar o cliente por dentro dos canais de comunicação que citamos, de newsletters, e-mail marketing, promoções, levar até os clientes que já compraram com você cupons de desconto para voltarem, ofertas e detalhes sobre produtos.
Essas estratégias fazem com que a sua marca seja lembrada e que o cliente se sinta importante, assim como você também gosta de se sentir quando confia em outra empresa para comprar qualquer produto ou obter uma prestação de serviço.
Essas são 5 maneiras altamente eficientes para transformar a sua experiência em estratégias para vender. Se coloque sempre no lugar de cliente e descubra que existem também outros meios de otimizar todos os processos da sua empresa.
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