Saiba Como o Marketing de Conteúdo Pode te Ajudar a Crescer!

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Você sabe de quais formas o marketing de conteúdo pode ajudar a sua empresa? Confira nesse post.

Marketing de Conteúdo: Como criar o seu?

Para uma boa implementação do Marketing de Conteúdo na sua empresa, é preciso criar um bom Plano de Marketing, um guia que te ajudará a alcançar os seus objetivos e ver a empresa crescendo cada vez mais. Veja como criar o seu planejamento de Marketing de Conteúdo:

O que é Marketing de Conteúdo?

Ao iniciar uma estratégia de Marketing para empresas, marcas, lojas ou serviços, todo mundo se encontra com o termo “Marketing de Conteúdo”.

Indo direito ao ponto, essa é a estratégia de criação de conteúdos voltados para o público-alvo da empresa, o que ajuda a tornar muito mais eficiente todo o processo de compra e atrai novos clientes de forma espontânea.

A ideia central consiste em passar informações sobre sua marca e seus produtos, gerando uma referência nos potenciais clientes, fazendo com que elas escolham sua empresa.

Esse tipo de marketing envolve a criação e a implementação de conteúdos em vários formatos, como:

  • Blogs;
  • Vídeos;
  • Postagens em redes sociais;
  • Imagens;
  • Podcasts, entre outros.

O intuito central do Marketing de Conteúdo é atrair, engajar e reter o público que faz parte dos potenciais clientes, transmitindo conteúdos interessantes, valiosos e que chamam a atenção, criados para resolver dores, educar e/ou entreter.

Saiba por onde começar com Marketing de Conteúdo
Saiba por onde começar com Marketing de Conteúdo

O que é um plano de marketing?

Para definir quais serão suas melhores estratégias de conteúdo, é preciso estabelecer um plano de marketing. Esse é um documento que une todas as estratégias que serão colocadas em prática durante um período determinado.

Você poderá definir indicadores, análises, pesquisas, objetivos e diversas outras informações importantes que apontam caminhos para melhorar a organização desse setor. Ou seja, o plano de marketing é um recurso importante para alinhar suas metas e definir o que realmente vai ser feito ou modificado.

Por que criar um Plano de Marketing para o Marketing de Conteúdo?

Diversas empresas começam suas jornadas sem entender plenamente a importância do marketing. Porém, à medida que a empresa começa a crescer, também começa a disputar espaço com diversas outras do mesmo ramo. Nesse momento, é preciso divulgar produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com os clientes que já chegaram.

Por outro lado, existem empresas que estão nascendo e precisam ser conhecidas pelo público, para que possam realmente vender e se consolidar. Em todos os casos, o Marketing de Conteúdo é essencial.

O Plano de Marketing também é indispensável, pois define o caminho que deve ser traçado para que o marketing alcance os resultados esperados dentro do prazo estipulado. Afinal, como vamos saber se as campanhas e os conteúdos estão realmente sendo efetivos se não temos métricas para acompanhar?

Além da organização e do alinhamento proporcionado pelo Plano de Marketing, existem outros benefícios como:

  • ajudar na tomada de decisões com base em pesquisas e dados;
  • otimizar os investimentos em marketing para evitar prejuízos e melhorar o retorno sobre investimento (ROI);
  • melhorar a comunicação interna;
  • identificar as melhores oportunidades e também o que deve ser evitado para o Marketing de Conteúdo da empresa;
  • analisar os resultados em curto, médio e longo prazo.

Assim, conseguimos perceber que o plano de marketing não é apenas mais um documento, mas sim uma ferramenta para melhorar a gestão do marketing da empresa na totalidade.

Três etapas para aplicar o Marketing de Conteúdo na sua empresa

As três etapas para começar a inserir o Marketing de Conteúdo na sua empresa são:

1 – Planejamento

Na primeira etapa é preciso colocar todas as ideias e propostas no papel e fazer uma boa análise da situação atual da empresa.

Uma pesquisa de mercado pode ser muito útil para montar o panorama de interesses do seu público-alvo.

É preciso entender quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio que podem ser identificados pelo cliente, o que também é fundamental para estratégias mais assertivas.

As informações básicas podem conter:

  • Resumo do seu plano;
  • Avaliação do que precisa ser feito (o cenário atual);
  • Definição do público-alvo e das ações necessárias;
  • Posicionamento no mercado a atuação da marca;
  • O que possui mais urgência em ser divulgado através do Marketing de Conteúdo;
  • Classificação de objetivos e estratégias.

2 – Implementação

Apesar do Plano de Marketing ser um documento importante, ele obviamente não pode ficar no papel. Portanto, depois do planejamento detalhista, vem a fase de implementação do Marketing de Conteúdo.

Nada mais é do que tirar o plano do papel e começar a praticar o que foi previamente combinado, com aplicações e ajustes.

Se o planejamento foi muito bem elaborado, essa fase não deve ter muitos problemas. No entanto, se ele ficou muito raso, a implementação pode ter diversos obstáculos.

3 – Avaliação

O monitoramento e a avaliação é a última etapa do plano de marketing, mas, ao mesmo tempo, estão presentes durante todo o processo.

Afinal, as análises devem ser constantes para evitar problemas ou, quando eles surgirem, fazer com que tenham soluções mais rápidas.

Desde o início é preciso mensurar as estratégias de marketing. Na fase de avaliação também é importante se atentar ao ROI, para saber quais são os retornos sobre os investimentos feitos no marketing de conteúdo.

Você pagou uma empresa para gerar conteúdos para o seu site? Pagou profissionais para fazerem as fotos dos seus produtos ou da execução dos seus serviços? Pagou um social media para administrar as redes sociais? Teve outros gastos na geração de conteúdo? Tudo isso entra nos investimentos, depois, é preciso analisar o retorno.

Quais as melhores estratégias de marketing de conteúdo para o plano?

As estratégias são os caminhos definidos para o plano alcançar as metas de marketing. Mas afinal, quais são as melhores estratégias? Você pode definir estratégias gerais ou/e criar planos específicos para cada uma delas, alinhados com os objetivos gerais da empresa e englobando diferentes canais.

O Marketing de Conteúdo tem como base a produção de conteúdos relevantes para os consumidores, colocar no seu site ou nas suas redes algo que as pessoas que se interessaram por seu produto ou serviço poderiam pesquisar. Essa estratégia também ajuda a construir autoridade na web, melhorando a percepção da sua marca e auxiliando na obtenção de leads.

O Marketing de Conteúdo usa estratégias como:

  • Blogs: onde são publicados conteúdos estratégicos;
  • Redes Sociais: onde também são publicadas postagens que devem educar, engajar e entreter;
  • E-mail marketing: essencial para atrair novamente pessoas que já demonstraram algum interesse pelos produtos ou serviços da empresa, ou, até mesmo, que já adquiriram no passado;
  • SEO: que deve ser usado nos conteúdos dos sites para melhorar a indexação dos buscadores.

O Marketing de Conteúdo também é um dos pilares do Inbound Marketing. Vamos saber mais sobre ele?

Inbound Marketing

Ele é focado na atração de potenciais clientes e também na nutrição de leads no funil de vendas, para que um lead evolua ao ponto de finalizar uma compra ou fechar um contrato de serviço. Para isso, são colocadas em ação estratégias de criação de landing pages, SEO, relacionamento e fechamento de vendas no fundo do funil. Além disso, claro, o Marketing de Conteúdo também é amplamente usado para atração.

O Marketing de Conteúdo também pode ser usado nas campanhas pagas, no Outbound Marketing (quando o intuito é promover algum conteúdo específico), no marketing para redes sociais, no marketing de influência e em tantas outras estratégias. Ele está presente em praticamente tudo, afinal, sempre precisamos de algum tipo de conteúdo para estabelecer contato com potenciais clientes no ambiente digital, nem que seja por meio de um script de venda.

Marketing de Conteúdo nas redes sociais

Existem opções de marketing nas redes sociais para todos os tipos de negócios. Ganhando cada vez mais força, o Facebook e Instagram estão se tornando praticamente marketplaces, locais com anúncios pagos, boas práticas ligadas aos e-mails marketing, promoção de conteúdos visuais e apelo visual, com listas, conteúdos do momento, notícias e afins.
O Marketing de Conteúdo pode e deve estar presente nas redes sociais, nas imagens, no roteiro dos vídeos, nas legendas das publicações, nas legendas e nos botões escolhidos para anúncios patrocinados e afins.

Nas redes, o objetivo principal é chamar a atenção do público e estimular o engajamento com sua audiência.

Colocando o plano do Marketing de Conteúdo em prática

Como foi dito, não adianta criar todo o processo do planejamento dos seus conteúdos, listar diversos temas e o formato em que eles serão aplicados, se ele não for colocado em prática com a mesma atenção.

Coloque em prática:

  • as atividades que devem ser realizadas;
  • as ações dentro do prazo que foi estipulado anteriormente;
  • a forma com que cada estratégia precisa ser executada;
  • quem é responsável por realizar a ação;
  • qual será o investimento necessário;
  • monitoramento e análise dos retornos.

Lembrando que é muito importante que o Plano de Ação do seu Marketing de Conteúdo esteja claro e disponível para todas as pessoas da equipe envolvidas no processo.

Quando você sabe o que fazer, como fazer, em qual prazo e com qual propósito, o envolvimento do time e a motivação das pessoas tende a ser cada vez maior. Assim, os resultados também tendem a melhorar cada vez mais.

Além disso, você pode contar com ferramentas que ajudam na gestão e aplicação do plano.

Agora que você já sabe o que fazer para colocar o seu Marketing de Conteúdo em ação, coloque um prazo para começar a implementar tudo o que é necessário para a sua empresa, seja por conta da sua equipe interna ou contratando novos parceiros especialistas em marketing de conteúdo e marketing digital.

Publicado em 22 de junho de 2023

Por nohacker

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