Não é nenhum segredo que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Que os negócios que não estão na internet, logo vão desaparecer. A evolução da internet mudou toda a nossa forma de comprar, trabalhar e pesquisar.
Esse é mais um motivo que se deve pensar antes de abrir um negócio, ele precisa também existir no ambiente virtual, o custo para manter é muito mais baixo, do que manter uma loja física e o seu retorno poderá superar as expectativas.
Em tempos de crises, como esta, que estamos vivendo, ter um ecommerce ou uma loja virtual agora, faria toda a diferença em seu rendimento mensal.
Sim, mas e agora, já tenho um negócio e não tenho um site, o que posso fazer? Você deve ter se perguntado. Vamos esclarecer neste artigo as suas dúvidas.
O que é um e-commerce?
Segundo o termo técnico ecommerce é um comércio eletrônico, ou seja vendas pela internet. Ao contrário do que fazemos presencialmente quando estamos comprando no shopping, um e-commerce é uma plataforma que assegura você adquirir o mesmo produto, online. Portanto, toda a transação deve ser realizada pela a internet.
Como o avanço da internet, esse processo do consumidor final, entrar no site, escolher o produto, realizar o pagamento e esperar a entrega, já é a realidade de muita gente.
Esse comércio eletrônico serve , para fazer vendas online.
Mas essa resposta parece muito óbvia, não?
A função do site é de extrema importância para não se prender a um único lugar de venda, e se o seu estabelecimento estiver em um local que não tenha movimento?
E se você precisar fechar, por causa de uma crise, como agora?
Você não ficaria totalmente prejudicado, tendo um site, uma loja aberta online 24h. Com o planejamento bem estruturado, os processos alinhados, um site rápido, seguro e que fornece uma boa experiência, ao acessar, o seu negócio, teria outros resultados.
Porque é importante ter um e-commerce?
A sociedade hoje, tem buscado praticidade, segurança e conforto. É cada vez mais comum, as pessoas procurarem serviços e produtos pela internet. Além de passar maior seriedade para o seu público alvo, ter um site é importante, pois ele poderá aumentar as suas vendas.
Outro fator importante, é que aquele espaço da internet, onde você poderá personalizar, e vender a sua marca como quiser, ele é exclusivamente seu. É um vendedor que trabalha 24 horas, com uma boa equipe de marketing e planejamento, você terá ótimos resultados.
A sua loja física só alcança aquelas pessoas que passam na frente do seu estabelecimento. Já com o ecommerce é diferente, ele pode ser acessado por muitas pessoas ao mesmo tempo e de diversas localidade distintas. Não é genial?
Agora que você ficou convencido que ter um site para seu negócio é importante, vamos falar sobre, quando você pode fazer um.
Loja online: quando devo fazer uma?
Se você já tem um planejamento de marketing do seu novo negócio, essa é a hora de alinhar o off com o online.
Se abrir a sua loja, pensando em usar todos os canais de vendas possíveis e ainda ter o seu próprio site, o seu negócio tem grandes chances de ser um sucesso. Mas atenção, apenas com a estrutura própria, no caso, tendo o seu próprio site, que você poderá acompanhar os seus resultados.
Conseguirá por exemplo ver, qual é a peça que mais sai e investir mais nela, ou ver o que não foi tão aceito, e retirar da prateleira.
É uma oportunidade única de conhecer o perfil do seu cliente, e oferecer exatamente, o que ele procura. Com essas informações será possível desenvolver estratégias de sucesso para fidelizar e melhorar o relacionamento com o seu cliente.
Já sabemos que devemos fazer um site, logo no início do nosso planejamento de abertura da loja, agora vamos saber como fazer um ecommerce.