O conceito de Land Page se alterou com o desenvolvimento das práticas voltadas para o marketing digital. Hoje, essa concepção é um dos maiores diferenciais para o sucesso online
Você sabe o que significa o conceito de Landing Page, bem como a sua influência direta para o crescimento de uma marca, empreendimento ou iniciativa? Essa expressão, que em tradução livre quer dizer “página de aterrissagem”, pode ser categorizada como o ambiente online que compreende todos os elementos orientados à conversão do usuário, diferenciando-o em três categorias imprescindíveis ao marketing digital: Lead (visitante com interesse e potencial em adquirir determinado produto ou serviço), oportunidade e, por fim, cliente.
Pode-se afirmar, então, que as Landing Pages são categoricamente páginas de sites voltadas para a conversão, a fim de impulsionar determinada campanha, seja ela publicitária, de ideais ou de vendas.
Landing Page: Entenda o que é
Nos princípios da era online, o termo Landing Page servia como definição para toda e qualquer página na qual o usuário tinha livre acesso, chegando até ela, geralmente, por meio de hiperlinks.
Um exemplo dessa descrição é tradicionalmente encontrado dentro da ferramenta Google Analytics, em que a aba “Landing Pages” foi traduzida para versão em português do software como “Páginas de Destino”.
Dessa maneira, todas as vezes que um user procura determinada palavra-chave ou termos gerais no buscador, e acessa um dos links fornecidos na resposta, a publicação que será aberta é reconhecida como uma página de aterrissagem, independente de ser a principal, uma já direcionada para a campanha publicitária, um eventual subdomínio ou até mesmo um post casual, sem grandes relevâncias. Semelhantemente, se a busca for direta, sendo digitado o endereço completo do site na barra de URL, o usuário cairá, ou melhor dizendo, aterrissará na home.
Contudo, atravessando contínuos avanços técnicos, somados ao desenvolvimento de programas orgânicos e analíticos, a Landing Page, já incluída na composição do marketing digital, passou a desempenhar uma única e crucial funcionalidade: a conversão. Se em termos gerais, tratando-se do universo comercial, tempo é dinheiro, para essa categoria de página o capital é também sinônimo de agilidade, porém acrescida de solução e comodidade, afinal, o intuito é transformar o acesso em uma possível compra.
De modo geral, o ambiente de aterrissagem é composto por um número menor de elementos quando comparado, por exemplo, à home. Essa é uma das estratégias utilizadas na construção da página, que objetiva simplificar a visualização do usuário, eliminando todos os componentes considerados indiferentes para uma conversão efetiva.
O passo a passo da conversão de leads
Decerto, encontrar o equilíbrio perfeito entre a compreensão exata sobre determinado produto ou serviço e a convicção do navegador acerca de fechar o negócio – utilizando para isso a quantidade certa, sem escassez ou excessos, de itens e operações – é uma tarefa complexa, mas não impossível…
O planejamento para a construção de uma boa Landing Page envolve diversos responsáveis capacitados, como programadores, designers, publicitários e até mesmo profissionais de letras e jornalistas. Entretanto, nos dias atuais, essa realidade está cada vez mais simples devido a ampla variedade de instrumentos voltados para o marketing digital disponíveis no mercado. Desde videoaulas gratuitas até softwares de edição gráfica, a internet fornece, bem dizendo, os dois lados da mesma moeda.
Outras duas simples concepções são essenciais durante o desenvolvimento de uma dinâmica de conversão: é necessário, primeiramente, conhecer bem aquilo que será ofertado, para que não haja conflitos entre descrição e entendimento. O segundo ideal, e mais importante, é manter a simplicidade – lembre-se que não é preciso reinventar os passos do processo, mas sim fornecer soluções de qualidade ao consumidor.
Métricas para o sucesso do seu negócio
Como toda receita de sucesso, é imprescindível se atentar à composição de cada uma das etapas envolvidas no processo criativo. Com as Landing Pages a metodologia é mesma.
Confira a seguir os principais ingredientes que segmentam a potencialização da publicidade online:
O poder de influência do título
O título e subtítulo são elementos substanciais para a composição da página. Em um estudo realizado pelo Copyblogger, site referência em copywriting, verificou-se que de cada 10 acessos, apenas 2 visualizam o conteúdo de maneira integral. Ou seja, 80% dos indivíduos que chegam até um determinado material digital leem exclusivamente o cabeçalho – uma contingência realmente influente.
Assim sendo, é plenamente possível afirmar que os principais fatores de uma página são, verdadeiramente, o título e o subtítulo. Essa consideração induz à compreensão da maneira como esses dois elementos devem ser construídos: utilizando clareza e objetividade.
Uma simples frase, direta e coesa, deve ser capaz de sintetizar a principal finalidade do produto ou serviço em questão, transmitindo valores que influenciam o visitante, que já possui interesses prévios sobre a categoria ofertada, a pensar que a proposta é, de fato, atraente, levando-o, então, à leitura do restante da página. Por fim, esse descomplicado fato pode gerar a conversão.
Para ser eficiente, um título deve, desse modo, aguçar a curiosidade do leitor, descrevendo os benefícios que o usuário obterá caso opte pelo item em destaque. Outras estratégias comprovaram-se também como competentes, sendo as principais: citação de um profissional renomado no mercado; menção a serviços conhecidos pelos usuários (criando um cenário de compreensão pessoal); subtítulo fornecendo informações complementares, mas que podem ser decisivas para o convencimento e transação final.
Aquilo que o olho vê…
Retomando a sabedoria popular, a Landing Page é grande apreciadora da expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”, uma vez que a escolha da ilustração reflete diretamente não só o detalhamento visual, um dos principais auxílios para a compreensão legítima, como também a proposta de valor incutida no serviço ou produto apresentado. Retratando a alma da oferta, a imagem compõe a promessa vinculada à oferta.
Seguindo esse preceito, é inevitável que generalizações, recorrentes com a implementação de bancos de imagens gratuitos, sejam evitadas. Sempre que possível, exiba diversos ângulos, expandindo os pontos de visão a fim de minimizar a monotonia da apresentação.
Uma boa tática para realizar a escolha ideal das imagens é visualiza-las fora do contexto que compreende a Landing Page. Observe se a ilustração, crua, sem títulos, textos e legendas, expressa por si só o ideal da campanha; se a resposta for positiva, o conteúdo está aprovado.
Descrição e conteúdo: menos é mais!
Na maior parte dos casos, as páginas de aterrissagem demandam descrições que vão além dos itens citados anteriormente, e é nesta etapa que os profissionais de letras devem ser acionados.
Para conseguir vender uma ideia é preciso moldá-la segundo as exigências do mercado consumidor. Alinhar expectativas, minando todas as possíveis dúvidas, faz com que as respostas externas, sobretudo aquelas advindas dos clientes, sejam satisfatórias, impulsionando o produto, o site e marca dentro do ambiente digital.
As reconhecidas boas práticas de marketing que são adotadas durante a arquitetação dos conteúdos e descrições são: utilização de bullet points; escrita simples e curta, sem rebuscamentos; explicação sobre cerca de 4 itens considerados principais para o entendimento da proposta; destaque aos termos relevantes e, finalmente, preferência pela citação de benefícios no lugar de adjetivos e funcionalidades.
Caso haja a necessidade de aprofundar as explicações, não ouse em utilizar outros meios midiáticos, como vídeos elucidativos, prévias, slides e até mesmo uma demonstração do produto em uso.
Agilidade nas compras no seu e-commerce
O formulário é considerado a etapa final da conversão, uma vez que ele consolida a ação de compra. No momento de desenvolvê-lo, é preciso ponderar acerca da quantidade de informações solicitadas, optando sempre pela agilidade do processo e a comodidade do consumidor.
Não há regras gerais, porém é constatado que quanto maior o número de dados pessoais requeridos, menor é o número de Leads, ou seja, o exagera apresenta reflexos negativos para a conversão. Solicite, então, informações que realmente fazem a diferença para o abastecimento do banco de dados interno e para o marketing comercial.
Fator SEO e o ranqueamento de páginas
Outra técnica que se destaca no desenvolvimento e aprimoramento das Landing Pages é a aplicação das métricas de SEO (Search Engine Optimization), que se utiliza de diversas ferramentas que visam a otimização dos sites.
De maneira geral, as práticas de SEO fornecem um tráfego qualificado para determinada URL (nesse caso, as que direcionam para páginas de conversão), ampliando a popularidade dos sites dentro dos principais buscadores da web, sobretudo o Google. Assim, quando um usuário realiza uma pesquisa a fim de achar determinado produto ou serviço, devido ao emprego do SEO, certa marca aparecerá com destaque, logo nas primeiras posições da plataforma.
Tratando-se de marketing digital, a otimização da página de aterrissagem influencia diretamente do aumento do percentual de conversões, uma vez que o visitante, deparando-se rapidamente com o link que conduz à Landing Page, precisará percorrer um caminho mais curto para atingir seu objetivo, transformando-se em Lead – perceba como a implementação dessa técnica é amplamente capaz de auxiliar ambos os lados participantes da transação (cliente e vendedor).
Edição de tittle, slug, description, palavras-chave e tags (internas, externas e para redes sociais) são alguns dos mecanismos utilizados pela inserção do SEO na constituição de uma página. Disseminação de backlinks, acrescidas da produção de artigos informativos e textos periódicos, compõem a parte orgânica do processo, mostrando, desse modo, a importância da confluência entre as concepções reais e digitais.