Landing Page: Tudo o que você precisa saber!

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Landing Page é uma página rica em elementos voltados à conversão, transformando o visitante em lead ou uma oportunidade em um cliente. Essas páginas também são conhecidas como: páginas de conversão, página de aterrissagem ou página de captura. Uma landing page é algo fundamental para campanhas de Marketing Digital

 

Saiba mais sobre elas:

O que é landing page?

Uma landing page é uma página com foco principal na conversão de seus visitantes. Elas são formadas por poucos elementos e focadas em um CTA principal (chamada para ação), evitando que aconteçam distrações e garantindo a conversão para a qual está destinada. 

 

Imagine a seguinte situação: você atrai milhões de visitantes mensalmente para o seu blog ou site, entretanto, não consegue levar essas pessoas para o próximo passo, para que elas continuem caminhando no funil de vendas e finalizem essa trajetória efetivando uma compra ou contratando um serviço. Na teoria, todas essas visitas são ótimas, porém, elas não estão impactando o seu negócio da maneira desejada. 

 

Por isso, são criadas páginas específicas, que renunciam elementos que podem distrair o usuário. Entre esses elementos, estão: menu, textos exagerados e informações dispensáveis.

Qual é a diferença entre Landing Page e site?

Apesar de algumas pessoas acreditarem que landing page é o mesmo que um site, há grandes diferenças. Conforme você acabou de ler, a Landing Page tem o intuito de gerar conversão em leads, quanto isso, um site tem o objetivo de oferecer conteúdo relevante dentro do seu nicho e personalizado para o seu público. 

 

Por isso, dentro da sua estratégia de marketing, é essencial que o seu site tenha uma boa estrutura de SEO e que seja identificado nos motores de busca. Portanto, uma ótima dica é que a sua landing page seja divulgada através de CTAs no interior do seu site.

Quais são os tipos de landing pages?

Conhecer os diversos tipos de landing page é algo extremamente importante, que poderá garantir o sucesso das suas estratégias de marketing. Sendo assim, é possível escolher qual delas deve ser usada em cada momento específico, para obter um ótimo desempenho das páginas e grande conversão. 

 

Uma boa landing page pode ser o diferencial necessário para que o seu negócio consiga se destacar da concorrência e melhorar os lucros, ainda que a sua empresa ainda conte com poucos recursos. 

 

Os principais tipos de landing page que você precisa conhecer são:

Landing pages de captura de leads

Esse tipo de página é uma opção muito eficiente para quem deseja prospectar novos consumidores. Elas podem ser utilizadas para obter informações importantes dos potenciais clientes, como: telefone, nome, e-mail, entre outros dados, oferecendo conteúdo útil e atrativo em troca.

 

Dessa forma, as empresas podem usar estratégias através dessa página para aumentar a lista de potenciais clientes recebendo os conteúdos via e-mail, otimizando o acompanhando do funil. Uma landing page de captura de leads também pode ser uma alternativa para estabelecer relacionamento com o potencial cliente.

Squeeze landing pages

Esse é o tipo mais simples de landing page atualmente. Ela pode ser usada para fazer com que o potencial cliente tome uma ação desejada pela empresa. Dessa forma, é de bom-tom investir nesse tipo de página para incentivar o usuário a conhecer mais detalhes sobre o produto ou serviço, para obter novos seguidores nas redes sociais ou aprofundar alguma informação relevante. 

 

Uma Squeeze Landing Page também pode ser usada para realizar uma oferta específica. Imagine que sua empresa trabalhe com vestuário através de uma loja online. Através desta página, você pode oferecer cupons de desconto em seus produtos e incentivar o uso desse benefício para o seu cliente. 

Landing pages de eventos

Como o próprio nome indica, esse tipo de página serve para organizar os principais dados para a audiência de um evento. Com ela, é possível apresentar quais serão as atrações, os horários de cada atividade e a programação completa, seja para eventos online ou presenciais.

 

Além de informações básicas, é possível utilizar uma página de evento para obter engajamento da sua audiência e demonstrar as vantagens e transformações que são possíveis através do evento. Seja com foco em entretenimento, desenvolvimento pessoal ou networking, você pode provar ao participante o que ele é capaz de fazer ao confiar em seu negócio.

Landing pages de vendas

Uma página voltada às vendas deve ser usada para promover uma oferta, já que ela é o caminho perfeito para que os visitantes sejam direcionados ao estágio final do funil de vendas. Dessa forma, esse tipo de página tem o objetivo de converter vendas. 

 

Nessa página, podem ser apresentadas todas as informações que o cliente necessita para saber o suficiente sobre seus serviços ou produtos. É uma maneira simples e eficaz de informar aos leads quais benefícios estão associados à oferta.

 

Isso não significa que a sua página deve ser longa, já que deve ter apenas as informações suficientes para que o leitor tire suas principais dúvidas e quebre as objeções sobre o que está à venda. É importante também que a landing page de vendas contenha provas sociais, para que o potencial consumidor veja que outras pessoas já consumiram o produto ou contrataram o serviço e ficaram verdadeiramente satisfeitas. 

 

Conseguiu perceber que existem várias particularidades dos tipos de landing page? Através desses modelos, você poderá atender as necessidades do seu negócio. 

 

Para organizar eventos, potencializar vendas, fechar novos negócios, é importante usar uma landing page da forma certa, desenvolvendo as estratégias de marketing mais completas e eficientes para estabelecer relacionamento com o seu público e atingir seus objetivos. 

Qual a relação entre oportunidades de negócio e Landing Pages?

Os leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Como foi dito no início, é ótimo que seus sites e páginas recebam visitas, mas de nada vale se esses visitantes não interagem com o seu negócio e não consomem o seu produto final.

 

Por isso, obtendo as informações de contato do seu potencial cliente, você tem a possibilidade de:

 

  • construir um relacionamento mais próximo com seus potenciais consumidores, aumentando a empatia e confiança;
  • compreender quem são as pessoas que consomem seus conteúdos e se elas possuem o perfil do seu cliente ideal;
  • proporcionar ao seu time de vendas oportunidades para realizá-las.

 

Por isso, a conversão nas landing pages é fundamental para uma boa estratégia de marketing. Além disso, elas são responsáveis por alguns aspectos, como:

 

  • Facilitar o seu lead scoring;
  • Segmentar seus contatos;
  • Diminuir seu custo de aquisição por cliente.

 

Entender quais são os indicadores necessários para uma landing page é algo essencial para quem deseja obter bons resultados não apenas no curto prazo, mas também no médio e longo. O propósito é observar tudo o que está acontecendo e realizar as adaptações que são necessárias.

 

Veja algumas métricas que você deve observar:

 

  • taxa de conversão;
  • origem de tráfego;
  • tempo médio na landing page;
  • taxa de rejeição.

Quais são os principais elementos de uma Landing Page?

Agora que você já sabe exatamente o que é uma landing page, é essencial criar páginas que realmente sigam essas especificações. Para isso, também é importante contar com alguns elementos para uma landing page de sucesso. São eles:

 

  • oferta;
  • título;
  • cta;
  • descrição.
  • imagens atrativas;
  • formulários simples;
  • provas sociais.

 

Essas informações podem te ajudar a criar uma landing page que atinja todos os principais objetivos do seu negócio. Não se esqueça de adaptar esses dados conforme a finalidade e o público.

Publicado em 29 de setembro de 2022

Por nohacker

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