Saiba mais sobre o Google Title Tag Update: o recente sistema de criação de títulos do Google.
No dia 24 de agosto de 2021, Danny Sullivan, porta-voz das pesquisas do Google, falou sobre as atualizações de título que estavam sendo identificadas na SERP, acabando com as especulações de vários profissionais de SEO que estavam percebendo o clima de mudança. A nova atualização do Google passa a usar diferentes elementos textuais de uma página para modificar seu título na página de resultados.
Danny Sullivan publicou um artigo onde confirmou o lançamento do Title Tag Update: nome não-oficial do update que chegou para acrescentar um novo sistema de desenvolvimento de títulos para a página de resultados do Google.
O que é o Title Tag Update?
Uma das práticas mais básicas na hora de aperfeiçoar um site é a criação de títulos para suas páginas. Os títulos, que são definidos por meio da tag <title>, no HTML de uma página, ficam visíveis aos usuários tanto em navegadores como também em páginas de resultados do Google.
Porém, desde o ano de 2012, o maior buscador do mundo começou a substituir alguns títulos na SERP caso os títulos definidos no HTML de algumas páginas não estivessem bons o suficiente.
Para escolher um título mais adequado, o algoritmo procura informações no interior do próprio HTML da página, se baseando na pesquisa feita pelo usuário e adequando-a da forma mais correta possível à interação de busca da pesquisa.
A partir disso, com o Title Tag Update, o sistema foi otimizado: ao invés de escolher um novo título com base na pesquisa feita pelo usuário, os títulos novos passaram a ser escolhidos levando em consideração o conteúdo da página.
Apesar do update ter sido divulgado na semana do dia 24, uma semana antes as mudanças já estavam sendo percebidas pelos profissionais em todo o mundo
Como as Tag titles serão geradas?
Ultrapassando o HTML, o Google então pôde escolher outros trechos do texto de uma página para então substituir a tag título na SERP. De acordo com Sullivan, itens como heading tags, títulos de artigos ou outros trechos de conteúdos que estivessem em destaque visual no interior da página poderiam ser utilizados para o desenvolvimento dos títulos.
Entretanto, alguns webmasters notaram que essas eram apenas algumas opções usadas pelo Google.
Desvantagens de usar tag titles pot HTML
Na publicação de Sullivan, alguns motivos que levaram o Google a substituir os títulos estipulados no HTML de algumas páginas foram expostos. A tag <title>, por exemplo, nem sempre descreve bem uma página e, em algumas situações, podem ser:
- Grandes demais;
- Ter palavras-chave excessivas (keyword stuffing);
- Tag <title> ausente ou linguagem padrão repetitiva, como páginas iniciais cujo título é somente “Home”.
Sullivan também evidenciou que a atualização foi desenvolvida para criar títulos mais legíveis e acessíveis para as páginas do buscador. Em algumas situações, até mesmo o nome da página passou a ser incluído quando necessário. Em outros casos, ao notar um título excessivamente longo, o buscador pode selecionar o trecho mais relevante ao invés de mostrar todo o título.
Tag <Title> não desaparecerá!
Mesmo que a nova mudança pareça substancial, Sullivan deixou claro que o esforço para construir um bom título para a página segue sendo muito importante.
Um bom título é um dos fatores mais relevantes para o aumento do CTR de uma página, o que pode colaborar de forma indireta para um bom ranqueamento orgânico.
Como andam os títulos das suas páginas? Se você ainda não prestou atenção nisso, essa é a hora. Aproveite para clicar aqui e ler as 35 principais atualizações do Google para deixar o seu site em ordem.
Fale conosco!