Glossário do Marketing Digital

Dicas e notícias de Marketing Digital

Guia dos principais termos do marketing digital

O marketing digital está em constante mudança e evolução. O avanço das tecnologias e o interesse das pessoas por essa área faz com que ela esteja em evidência e se expandindo cada vez mais. Atualmente, a maior parte das empresas se comunica e transmite sua mensagem através da internet, usando estratégias e técnicas de marketing digital. Entretanto, quem está começando a compreender essa área agora, pode se assustar com os termos que fazem parte dela, por isso, um glossário do marketing digital pode ser extremamente eficiente.

Termos com a letra A:

AIDA: etapas do processo de construção do relacionamento com o consumidor (atenção, interesse, desejo e ação). A técnica pode ser utilizada em títulos, conteúdos, vídeos e afins.

Alt text (texto alternativo): termo usado para descrever uma imagem na internet. O texto alternativo é lido pelos motores de busca, como pelo Google, sendo um item muito relevante para o SEO. Também aparece quando o navegador não carrega uma imagem.

Analytics: informação resultante da análise de informações e estatísticas de uma plataforma, site, teste, e-mail marketing e etc. Pode também ser referência ao Google Analytics, que é uma ferramenta de análise estatística do Google.

API: Application Programming Interface. É o conjunto de padrões de programação utilizado para integração de softwares.

Autoridade de página: valorização de uma página em comparação com a concorrência. Essa métrica ajuda a verificar o posicionamento de uma página nos resultados de busca.

Autoridade do domínio: métrica semelhante à autoridade de página, entretanto, nesse caso tem relação com o nome ou domínio do site com um todo.

Autorresponder: sistema de automatização de envio de mensagens, muito usado para redes sociais e e-mails.

Automação de marketing: ato de automatizar algumas tarefas e etapas do marketing. Método facilitador para as estratégias.

Termos com a letra B

Banner: anúncios em formato de imagens que são posicionados em algum site, blog ou portal de informações. O proprietário do site pode cobrar um valor para que o anunciante divulgue seus produtos nesse formato.

Base de visitantes: a base da quantidade de visitantes diários em um site.

Black hat: práticas de SEO consideradas como antiéticas, com o intuito de posicionar um site nos meios de busca, como o Google.

Blog: site onde são publicados textos, imagens e vídeos, com conteúdos que atraem os visitantes e os mantém atualizados.

Termos com a letra C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente): métrica que demonstra para as empresas quanto elas estão gastando com novos clientes.

Calendário editorial: calendário de publicações de conteúdos planejados de uma marca ou site.

Canais: meios utilizados por uma marca para estabelecer comunicação com seu público, podendo ser redes sociais, blogs, e-mails e afins.

Chatbots: programas de computador que automatizam mensagens, como robôs que agem simulando o atendimento humano por conversas virtuais (chats).

Ciclo de venda: tempo que é necessário para converter uma venda, desde o primeiro contato do potencial cliente com a marca ou produto.

Consistência: repetição de uma ação regularmente, realização de algo com frequência.

Conteúdo pago: conteúdos publicados por empresas através de mídia paga, como anúncios, banners e etc.

Conteúdo próprio: conteúdos criados pela própria marca para o público-alvo.

Conteúdo viral: conteúdo que foi compartilhado e reproduzido de forma viral, causando grande repercussão.

CPC (Custo por Clique): método de cobrança de mídia paga com base no número de cliques.

CPA (Custo por Aquisição): método de cobrança de mídia paga com base nas conversões (como número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization): otimização da taxa de conversão.  Técnicas e práticas com o objetivo de aumentar a porcentagem de visitantes que serão convertidos em vendas, por exemplo.

CRM (Customer Relationship Management): gestão de Relacionamento com o Cliente. Termo criado para definir uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente

CTA (Call-To-Action): chamada para ação. Uma ordem incluída em algum texto, imagem ou vídeo que incentiva o usuário a tomar uma ação, como clicar em algo, baixar, se inscrever ou comprar,

CTR (Click Through Rate): percentual da audiência que visualizou uma mensagem ou clicou em algum link, sendo direcionado para uma página.

Termos com a letra D

Distribuição: meio pelo qual um conteúdo, produto ou serviço é entregue ao consumidor final.

Termos com a letra E

Ebook: livro eletrônico, que pode ser usado no marketing como um material pago ou um bônus para gerar leads.

EdgeRank: algoritmo que o Facebook utiliza para determinar o que deve ser exibido no feed de notícias de um usuário

Engajamento: interações do público com o conteúdo publicado por uma marca ou por alguém. Pode ser medido com o número de curtidas, comentários, respostas, compartilhamentos, salvamentos e afins.

Entrega: Quando uma mensagem (de e-mail, por exemplo) é enviada a um futuro cliente e recebida por ele, dizemos que houve a entrega.

Termos com a letra F

Facebook Ads: plataforma de anúncios do Facebook, muito utilizada no marketing digital para ampliar a entrega de conteúdos.

Formulário de conversão: campos de informações que podem ser preenchidos pelo visitante de alguma plataforma em troca de algo, seja um conteúdo, um e-book ou algum acesso.

Frequência: número de ocorrências de um evento em um determinado intervalo de tempo.

Funil de vendas: modelo estratégico separado por etapas, estruturando de maneira visual a jornada de compra de um cliente em potencial. As etapas são: aprendizagem e descoberta, reconhecimento de um problema, decisão e ação.

Termos com a letra G

Gatilho de E-mail: configuração que dispara mensagens de e-mail a partir de uma ação do usuário. Exemplo: é possível programar para que todas as pessoas que clicarem em um link do seu e-mail recebam um outro com informações sobre o assunto.

Google Adwords: plataforma que permite mostrar anúncios nos resultados das pesquisas do Google ou em sites parceiros. Os anúncios podem ser segmentados por palavras-chave.

Growth Hacking: foco no campo do marketing voltado para o crescimento de uma empresa, com estratégias que buscam rápido crescimento na base de clientes.

Termos com a letra I

Inbound Marketing: marketing de atração, forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de podcasts, blogs, vídeos, e-books, newsletters, whitepapers, SEO e afins.

Termos com a letra K

KPIs (Key Performance Indicators): indicador-chave de desempenho, ferramentas de gestão para medir o nível de desempenho e sucesso de uma empresa ou de um determinado processo.

Termos com a letra L

Landing Page: página de destino, também chamada de “página de captura de leads”, “página de propriedade única” ou “página de aterrissagem”. É uma única página web que aparece em resposta ao clique em um resultado de busca. No marketing, pode ter o objetivo de conversão, vendas, leads.

Lead: potencial cliente. Termo usado para se referir a um usuário que demonstra interesse na marca e insere seus dados no formulário de conversão, processo denominado “geração de leads”.

Lead qualificado: lead que se mostra como pronto para receber uma oferta.

Lead scoring: pontuação de leads. Usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).

Links patrocinados: links patrocinados exibidos nos resultados de uma busca.

Long tail keywords: palavras-chave de cauda longa. Representam termos de pesquisa mais específicos.

Termos com a letra M

Marca: opinião que os usuários e clientes têm de uma empresa. Compreende todo o valor e percepção de mercado adquiridos ao longo do tempo.

Marketing de Conteúdo: estratégia de marketing ligada ao Inbound Marketing. Intuito de atrair o público-alvo através da produção e publicação de conteúdos nos mais diversos formatos.

Mídia espontânea: conteúdo que não é criado pela empresa, mas sim pelos usuários ou fãs. Podem ser mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais.

Modelo de negócio: meio como a empresa cria seus serviços e produtos, como ela os entrega e como recebe por eles.

MQL: Marketing Qualified Leads, são as leads que foram geradas e qualificadas pelo time de Marketing, encaminhando para o time de vendas. Quando esses leads estão prontos eles se tornam SQLs.

Termos com a letra N

Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição: processo que busca estreitar o relacionamento com o potencial cliente e aproximá-lo do momento da compra.

Termos com a letra O

Outbound Marketing: contrário de Inbound Marketing. É o marketing tradicional, onde os anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca.

Termos com a letra P

Palavra-chave: Palavra ou expressão que resume um tema ou um assunto de busca na internet. Os esforços de SEO se esforçam nesses termos para otimizar as páginas e aparecer nos resultados do Google.

Páginas por visita: número de visualizações por páginas feitas por um único visitante.

Páginas visualizadas (page views): quantidade de vezes que uma página foi visualizada.

Persona: personagem criado pela empresa com base no seu público, criando o consumidor ideal para cada serviço ou produto.

Planejador de Palavra-Chave do Google: ferramenta gratuita do Google dentro do Google Adwords. Com ela, é possível registar a quantidade de pesquisas médias mensais para os termos de pesquisa relacionados ao seu site.

Termos com a letra R

Rede de Display do Google: sites, blogs ou portais que possuem anúncios no Google Adwords.

Retargeting: forma de publicidade direcionada online na qual a publicidade virtual é direcionada aos consumidores, com base em seu comportamento anterior na Internet.

ROI (Return on Investment): retorno sobre investimento. Relação entre a receita e os gastos do marketing.

Termos com a letra S

Sazonalidade: negócios que sofrem influência de eventos do calendário anual.

Segmentação: separação das etapas de uma campanha ou estratégia de conteúdo com base no público-alvo e outras definições importantes, como hábitos de consumo, idade, gênero, classe social e afins.

SEM (Search Engine Marketing): conjunto de estratégias com o intuito de promover um site nas buscas Google. Envolve a busca orgânica e os links patrocinados.

SEO (Search Engine Optimization): otimização para motores de busca. Prática que prepara um website para ser devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Conheça seu glossário também!

SERP (Search Engine Results Page): página de resultados do mecanismo de pesquisa, uma lista de páginas web retornada por um mecanismo de pesquisa na resposta de uma consulta por uma palavra-chave.

SQL: Sales Qualified Leads, são os leads que cumpriram todos os critérios de qualificação para serem abordados pelo time de vendas.

Squeeze page: modalidade de landing page utilizada para captação de e-mails de potenciais clientes.

Termos com a letra T

Taxa de abertura: porcentagem de pessoas que abrem um e-mail enviado pela empresa.

Taxa de cliques: porcentagem de pessoas que clicam em um dos links contidos no conteúdo.

Taxa de conversão: porcentagem de usuários que completam uma ação desejada pela empresa, seja clicar, baixar ou comprar.

Taxa de entrega: porcentagem de mensagens definitivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes.

Teste A/B: teste realizado com duas ou mais variações de página, e-mail ou publicação, com o intuito de avaliar qual versão tem melhor desempenho.

Tráfego orgânico: visitas no site provindas de fontes não pagas, buscas feitas por livre e espontânea vontade do usuário.

Tráfego pago: visitas no website provindas de fontes pagas.

Twitter Ads: plataforma do Twitter que permite alcançar mais pessoas por mídia paga.

Termos com a letra W

Webinar: também conhecido como hangout ou webinário. É uma aula, palestra, entrevista ou algum tipo de conteúdo transmitido para o público com o objetivo de ensinar, seja gravado ou ao vivo.

Conhecer os múltiplos termos do marketing digital pode ajudar qualquer pessoa a ficar por dentro dos assuntos, aprender mais e usar o marketing digital para melhorar o seu negócio.

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Publicado em 21 de dezembro de 2021

Por nohacker

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