Toda empresa chega em um determinado momento onde sente a necessidade de implementar ou de melhorar as estratégias de marketing. Nesse momento é preciso colocar na balança se a equipe dá conta de fazer isso ou se é preciso terceirizar essas atividades.
Na maior parte das vezes, o time interno da empresa não tem habilidade suficiente ou organização e tempo para cuidar dessas tarefas, nesse caso, a contratação de uma agência de marketing digital pode diminuir a sobrecarga da empresa, incluir estratégias personalizadas e profissionais e trazer resultados altamente satisfatórios.
Nesse momento é essencial saber como escolher uma agência de marketing digital, já que não é qualquer agência que realmente se adequa às expectativas e necessidades da empresa. Por isso, uma pesquisa pode te ajudar nessa seleção. Separamos 7 pontos que podem te ajudar a escolher a melhor agência. Confira a seguir!
1. Defina quais são as necessidades e as expectativas da empresa
Antes de sair mundo afora procurando uma agência, olhe para o interno da sua empresa. Quais são os seus próximos objetivos de marketing? Quais são as suas expectativas nesse sentido? O que uma agência precisa ter e apresentar para que essa parceria se concretize? Qual tipo de marketing você busca? Precisa mais de ajuda no tráfego orgânico ou no tráfego pago?
Reúna o time, veja o que precisa ser realizado, faça essas perguntas, veja quais são as metas e os prazos. Assim, você poderá descobrir as necessidades empresariais e encontrar uma agência que se encaixe exatamente no que você precisa.
2. Busque conhecer a reputação da empresa através do feedback de clientes
Esse passo é extremamente importante. Verifique o tempo de existência da empresa, a experiência que ela possui, veja se existe alguma reclamação no “Reclame Aqui”, busque por comentários nas redes sociais. Atualmente é muito fácil saber se a empresa realmente cumpre seus compromissos com os seus clientes, se entrega o combinado, se atende as demandas e se possui expertise na prestação dos seus serviços. Uma rápida pesquisa no Google e nas redes sociais garante a captação de algumas opiniões.
Veja também:
- Se a agência busca se atualizar sempre junto com as novidades digitais;
- Se ela possui certificações, parcerias ou clientes bem posicionados;
- Se os clientes atuais estão satisfeitos e o que os resultados desses clientes podem demonstrar;
- Se existem aparentemente mais pontos positivos ou negativos sobre a agência de marketing.
3. Analise as formas de contato com a empresa
Você precisa ir até a agência presencialmente ou esse contato pode ser virtual? Ter isso em mente é outro ponto importante, já que algumas empresas valorizam o relacionamento fisicamente próximo com outras agências. Nesse caso, saber a localização geográfica da agência é essencial.
Por outro lado, há quem permita ou até prefira o contato virtual, pela economia de tempo. Reuniões on-line, chamadas telefônicas, e-mails e chamadas de vídeo entram nesse combo.
Analisando e decidindo isso, você pode se certificar se a agência possui, ou não, estrutura para atender suas demandas conforme o planejado.
4. Avalie os cases de sucesso da agência
Não dá para fechar negócio com uma agência de marketing sem avaliar os cases de sucesso, as referências, os projetos concluídos, os clientes satisfeitos. A grande maioria das agências, pelo menos as mais profissionais, possuem cases de sucesso, e elas podem te ajudar a entender se aquela empresa está dentro das suas expectativas.
Geralmente, essas empresas disponibilizam essa parte em seus sites ou em materiais ricos, como e-books, por exemplo, Caso o acesso não seja público, entre em contato e peça esse material, já que ele é muito importante para a sua tomada de decisões.
Um detalhe que deve ser analisado é a área de atuação dos clientes atendidos. Por exemplo, se a sua empresa é do setor veterinário, então é importante pesquisar no portfólio da agência se ela já trabalhou com esse segmento.
O porte dos clientes atendidos também é importante. Afinal, se o cliente está com a agência há anos e segue com o mesmo tamanho e estrutura, algo não está sendo tão eficiente. Mas, se os clientes estão crescendo e expandindo, pode significar que o marketing é um dos motivos que levam a isso.
5. Converse com outros clientes
Essa pesquisa pode ser ainda mais profunda e certeira se você puder conversar com os clientes, as famosas provas sociais. Aproveite para entrar em contato com empresas que foram atendidas pela agência, agende alguma reunião se possível e saiba mais sobre a experiência de terceiros.
Essa atitude pode ajudar a entender se a agência é comprometida, se é realmente aquilo que apresenta, se traz resultados eficientes, se é acessível e se ela se encaixa verdadeiramente com as suas necessidades. Tudo isso tem um grande valor.
6. Analise o próprio marketing da agência de marketing
Como essa agência cuida do próprio marketing? Como ela se apresenta e se porta nos meios de comunicação? Busque por pontos fortes e fracos em todos seus canais de comunicação e relacionamento na internet.
7. Conheça o time de profissionais da agência
Às vezes, a agência é super competente, mas não possui no time de profissionais alguém que trabalhe com o seu tipo de demanda. Por isso, é importante descobrir quem são os profissionais, o que eles fazem, quais serviços prestam.
A educação dos colaboradores também é um ponto muito importante, isso porque você precisará ter acesso constante com o time, então, quanto melhor for essa relação, mais fluida será a parceria.
Depois dessas 7 dicas, podem entrar algumas particularidades, como preço cobrado, compatibilidade, simpatia, e outros itens que são mais pessoais para a sua empresa, mas que podem ser tão importantes quanto.
É justamente por isso que, no começo desse texto, indicamos que você precisa ter um planejamento, para avaliar qual agência realmente te atende e corresponde da melhor forma.