Quem não quer ter seu site no topo das buscas do Google? Seja uma loja virtual, um blog ou um site institucional, é muito importante que a página esteja com boa classificação para o maior buscador do mundo, já que isso impacta diretamente no alcance, no acesso e no sucesso do seu negócio on-line. Um site bem posicionado ganha a atenção de pessoas que estão buscando por produtos, serviços ou artigos contidos nele, assim como também ganha atenção de quem está buscando por algo parecido e se encantando com o nome, título ou alguma imagem anexa ao site. Por essas e outras, é essencial cumprir os requisitos para destacar a sua página na internet.
Entretanto, como já dito, para estar no topo dos mecanismos de busca é necessário seguir alguns requisitos, com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Assim, quando algum usuário buscar alguma palavra-chave relacionada com o assunto do seu site, sua página será vista e muito provavelmente acessada. Mas, você sabe quais práticas são essenciais para aparecer em primeiro lugar no Google?
1 – Conheça e usufrua dos poderes da palavra-chave
Você já deve ter ouvido falar nela, a poderosa palavra-chave. Se pudesse resumir o seu site, blog ou e-commerce em uma palavra, qual seria? É importante pensar de forma detalhada na palavra-chave, que é fundamental para um bom posicionamento. Pense como a sua persona, pergunte-se qual palavra ela usaria para buscar o conteúdo, serviço ou produto que o seu site proporciona. Após identificar a palavra-chave do seu site, trabalhe detalhadamente com ela, com muito cuidado, e usufrua dos poderes que ela possui.
2 – Certifique-se de ter a palavra-chave no título da página
Veja se sua palavra-chave está no título da sua página. Veja também no HTML do seu site as informações que você colocou dentro da tag. Os algoritmos usados pelo Google prestam atenção no que está inserido dentro dessa tag. Defina de maneira resumida o intuito do site e insira a palavra-chave da página.
3 – Foque no seu trabalho, mas também olhe para a concorrência
Há quem diga que nunca devemos olhar para a concorrência, será mesmo? O seu foco jamais deve ser a concorrência, pois olhando muito para o lado nos esquecemos de colocar todas as forças em nosso trabalho e demoramos muito mais para alcançar nossas metas. Portanto, foque sempre no que você pode fazer de melhor, mas veja sim o que o seu concorrente mais próximo está fazendo, até mesmo para diferenciar o seu trabalho, o que é ótimo para você e para os potenciais clientes. Por meio de uma análise mais profunda, você pode notar alguns termos que não estão sendo explorados por seus concorrentes e que podem ser explorados por você.
4 – Um conteúdo de qualidade pode ser a chave para o sucesso
Por mais lindo que um site seja, se não houver conteúdo de qualidade e que seja estratégico, de nada ele vale. O Google ama indexar sites com conteúdos originais, bem trabalhados, que falam com propriedade sobre o assunto e que encantam os leitores. O algoritmo percebe os artigos que são originais e nota esses sites com mais atenção. Por isso, pense em um conteúdo que seja a resposta para o que o seu público precisa.
Não apenas pensando em um bom ranqueamento, mas pensando também na satisfação de quem está lendo o que você publica. Pense sempre como a sua persona, o seu público-alvo, se você fosse eles, se encantaria pelo o que está produzindo em seu site? Compartilharia com outras pessoas o seu blog, seus produtos ou seus serviços? O seu conteúdo é diferente, ajuda a solucionar alguma questão, traz resoluções ou é apenas mais um conteúdo na internet? Pense nisso.
5 – Preste atenção no cabeçalho
Suas páginas podem ser organizadas através do título, e também por meio de cabeçalhos ou sub-cabeçalhos, o que é uma organização muito usada para blogs. Ao escrever sobre um assunto, separe o texto em tópicos para demonstrar para o Google autoridade sobre o assunto. Lembre-se de usar a palavra-chave pelo menos uma vez nos cabeçalhos durante o artigo.
6 – O uso do alt nas imagens
O alt é comumente utilizado em HTML para descrever uma imagem, quando ela não carrega no próprio site. Essa ferramenta é muito importante para obter mais acessos e um melhor posicionamento pelo Google. Em todas as imagens inseridas em seu site, coloque a tag. Por exemplo, em uma fotografia de uma bolsa, onde o arquivo está nomeado como “684266.jpg”, você pode nomear o alt como “bolsa preta da marca x”. Além de melhorar as buscas, essa atitude faz com que a fotografia apareça de forma melhor classificada nas buscas de imagens.
7 – Utilize a palavra-chave na URL
Seja qual for a URL do seu site, você pode personalizá-la para otimizar todo esse conjunto de ações que buscam por uma uma boa classificação da sua página no Google. Por exemplo, caso você tenha escrito um artigo chamado “3 formas de usar a bolsa preta da marca x”, poderá personalizar a URL da seguinte maneira: “www.seusite.com/3-formas-de-usar-a-bolsa-preta-x-”. O Google nota os links das páginas e leva em consideração esse detalhe, averiguando se a URL realmente tem conexão com o conteúdo apresentado. Portanto, a URL sempre deve ter conexão direta com o que está sendo transmitido no site.
8 – Use links internos
Seu site precisa se conectar com ele mesmo. Links de outras páginas do seu site precisam existir dentro dos seus conteúdos, ligando um assunto ao outro. Assim, o Google entende que o seu conteúdo é verdadeiro, é consistente, é relevante, e que você faz um bom trabalho, e que é apenas mais um site totalmente aleatório e sem nexo. As estratégias de SEO do seu site devem levar em consideração também o bom posicionamento desses links.
Essas são oito dicas básicas para começar a aplicar hoje em seu site e ter um bom posicionamento. Mas, você sabia que existe uma lista com 200 fatores para ranquear no Google? Clique aqui e veja o nosso artigo sobre isso.
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