Você tem dificuldades de alcançar o público certo? Confira aqui algumas dicas que separamos para você nunca mais errar!
Você já sabe que seu produto ou serviço é ótimo e possui grandes chances de sucesso, os clientes já te encontram através da internet e você já sabe, até mesmo, como criar bons conteúdos e fazer o marketing da sua empresa, porém, ainda assim, tem dúvidas sobre como segmentar e alcançar o seu público-alvo?
Segmentar conteúdos. Essa é uma das chaves para atingir as pessoas certas, que terão interesse genuíno pelo seu negócio. Segmentar conteúdos é produzir informações que solucionem aquilo que o seu público-alvo precisa solucionar, conforme as necessidades dele.
Para isso, pense em qual dor o seu produto soluciona. Quem está buscando por ele, precisa resolver qual problema? Atender qual necessidade? Sabendo a resposta, alinhe suas abordagens com os interesses do seu potencial cliente, para que ele se aproxime da sua marca, se identifique e então adquira o produto ou o serviço.
Veja mais dicas sobre isso:
Fazendo pesquisas para compreender como o seu público-alvo se comporta
É essencial conhecer, com muitos detalhes, como funciona o mercado em que você atua. Portanto, faça pesquisas sobre o seu setor, se informe sobre o público-alvo do seu produto/serviço, veja qual é a faixa etária, gênero, classe social, região em que reside, nível de escolaridade, entre outros pormenores que são, na verdade, muito importantes.
Saiba porque esse público precisa do que você oferece, o que ele precisa solucionar, o que ele ainda não encontrou na concorrência… Todas as informações são importantes, justamente para personalizar suas abordagens e seus conteúdos e atingir o público certo.
Por isso, tente entender como é o estilo de vida da sua persona, quais são as preferências, e todos os outros dados que você puder obter. Assim, poderá oferecer o produto certo para cada grupo que está dentro do seu público-alvo, aumentando suas chances de sucesso.
Você já sabe quem é o seu público?
Não se esqueça: o único jeito de alcançar o seu público é saber exatamente onde ele está, quem ele é, o que ele busca. Uma visão ampla sobre os interesses, valores e preferências desses potenciais clientes é algo importantíssimo para definir qual conteúdo ele irá consumir.
Uma comunicação excelente pode multiplicar suas vendas, enquanto uma comunicação “de qualquer jeito” pode custar vendas e gerar prejuízo.
Cada perfil exige uma estratégia de comunicação diferente
Após descobrir os diferentes tipos de pessoas que se encaixam no seu público-alvo, é hora de criar estratégias próprias para cada um desses perfis. Ainda que estejam em busca do mesmo produto, se as pessoas possuem características, linguagens e objetivos diferentes, muitas podem não se identificar com uma mensagem padronizada da sua empresa.
Sabendo disso, crie meios de comunicação específicos para atingir cada grupo. Utilize ofertas e estratégias de marketing, como o storytelling, para alcançar pessoas diferentes que estão em busca do que você pode oferecer.
Imagine que você venda algo que jovens se interessam, mas que pessoas mais velhas também procuram. Não dá para usar a mesma mensagem para criar identificação e desejo nos dois grupos. Aqui entra novamente a necessidade da segmentação, da diferenciação.
Não se esqueça de usar escolher o canal de comunicação
Como você viu, é de extrema importância saber com quem você está falando. Mas, tão importante quanto, é saber como e onde falar com esse público para que ele mantenha a atenção na sua empresa.
Saiba em quais redes sociais o seu público está, não tem problema se precisar usar mais de uma rede para alcançar o seu público, aliás, isso é essencial, até porque, quanto mais diverso for o seu produto, mais diverso será o seu grupo de potenciais clientes.
Você pode precisar produzir blogs, conteúdos para redes sociais, e-mails, e-books e até mesmo direcionar uma parcela dos seus esforços para o público que está fora da internet, através do marketing offline. O importante é saber exatamente onde está seu público e como irá atingi-lo.
Vale a pena testar novas linguagens e formatos e observar os resultados, até se adequar totalmente ao que seu público está procurando e onde ele está procurando.
Exemplo: um público mais jovem, que busca conteúdos mais rápidos na internet, pode ser facilmente alcançado por meio de vídeos no Instagram, enquanto um público mais velho, com hábitos diferentes, pode estar pelo Facebook ou ser alcançado através de campanhas de e-mail.
Seu objetivo para alcançar o público certo deve ser oferecer soluções
Todo produto ou serviço existe para suprir a necessidade de um determinado grupo de pessoas. Os seus conteúdos não devem ser diferentes, eles também precisam solucionar dúvidas, responder perguntas, oferecer soluções ainda melhores do que a concorrência, sempre apontando para os seus serviços ou produtos como forma de resolver as situações apresentadas.
Ao alcançar seu público-alvo, o intuito é fazer com que a sua empresa se torne uma referência naquele segmento, ganhe notoriedade no assunto, seja uma fonte confiável de respostas e seja lembrada quando aquele espectador decidir comprar ou contratar o que você está oferecendo. Portanto, o foco não deve ser falar o tempo todo sobre o seu produto, mas sim apresentar a solução que está por trás dele.
Exemplo: você possui uma loja de bolsas, malas e mochilas. Você está falando com pessoas diferentes: mulheres, pais, pessoas que gostam de viajar, jovens…
Se você oferece dicas personalizadas sobre qual é o melhor tipo de bolsa para cada ocasião, ou o que uma mala precisa ter para que a sua viagem de avião se torne mais segura, quais são os critérios para comprar uma mochila para uma criança que não sobrecarregue sua coluna, entre outras dicas importantes, o leitor poderá ter mais confiança para passar pelo seu conteúdo até chegar na etapa de decisão de compra e escolher a sua empresa. Portanto, use e abuse de informações consistentes e interessantes, detalhes e diferenciações.
Localize seus potenciais clientes
Todo potencial cliente passa por várias etapas até chegar na decisão de compra. Uma das estratégias mais preciosas é criar conteúdos variados e intencionais para cada uma dessas etapas. Na fase de descoberta, você precisa criar conteúdos que chamem a atenção do cliente para um problema que precisa ser solucionado.
Na fase em que o cliente já reconheceu o problema, ele precisa de um conteúdo que informe sobre as melhores soluções para o que ele precisa. Já na fase de solução, os conteúdos precisam evidenciar que a sua empresa é especialista em resolver aquela dor específica.
Ao fim dessas etapas, quando o cliente decide realizar a compra, o conteúdo deve comprovar que a empresa realmente possui a experiência prometida, com depoimentos, exemplos de cases de sucesso, garantias… E claro, a compra não é a fase final, pois é preciso dar suporte e fidelizar o cliente depois que ela acontece.
Mantenha seu público-alvo atualizado constantemente
Todas essas fases de criação e segmentação de conteúdos para alcançar o público certo é um ciclo. Ainda que o seu público-alvo continue o mesmo, ele sempre passa por mudanças, por isso, sua empresa precisa acompanhar essas mudanças constantemente e atualizar o seu público-alvo para não ficar para trás.
Todas as pessoas adotam novas preferências com o tempo, adquirem novas necessidades e objetivos. Se a sua empresa também segue crescendo e evoluindo, também deve atingir novas pessoas e, como consequência, precisa atualizar as estratégias e fazer novas segmentações.
Observe seus potenciais clientes o tempo todo e renove o que precisa ser renovado, sem deixar que a essência da empresa e os objetivos principais do negócio se percam.
Segmente o público também nas redes sociais
Como já foi dito, uma mesma empresa pode ter diversos tipos de clientes em potencial ao mesmo tempo, por isso, precisa criar um tipo de conteúdo diferente para cada grupo de pessoas, para ser capaz de gerar identificação.
Além disso, cada rede social possui uma linguagem e um público diferente. Portanto, para alcançar o público certo, sua empresa precisa estudar o público constantemente, acompanhando o comportamento e as mudanças, acompanhando as modificações das redes sociais e se adaptando a tudo isso.
Também existe a possibilidade de criar campanhas nas redes sociais segmentando cada conteúdo para um público diferente, para que pessoas diversas sejam atingidas pela proposta dos seus produtos ou serviços.
Conclusão:
- Descubra quem é o seu público e como ele se comporta;
- Descubra onde o seu público está e o que ele procura;
- Crie estratégias de comunicação diferentes para cada grupo de clientes em potencial;
- Ofereça soluções;
- Atualize constantemente seu público-alvo e;
- Aposte na segmentação.
Se você gostou desse conteúdo, mas ainda tem dificuldade em criar estratégias de comunicação e marketing para a sua empresa, entre em contato com a Agência Kairós e solucione.