Tudo que você precisa saber sobre SEO estrutural

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Você já ouviu falar em SEO estrutural? Hoje, vamos te ajudar a entender em que consiste essa estratégia e como ela pode ser aplicada nas páginas do seu site. Saiba mais sobre SEO estrutural e sobre os itens que acompanham essa técnica.

O processo de Search Engine Optimization (SEO) consiste em uma técnica extremamente usada no marketing digital, que tem como objetivo fazer com que um site se mantenha em uma posição de destaque nos buscadores, como no Google ou Bing, por exemplo, se tornando um site muito mais acessível, confiável e relevante.

O trabalho de SEO é feito por fases, seguindo etapas para que esse objetivo seja atingido. É um verdadeiro trabalho de formiguinha, onde é preciso respeitar cada etapa da estrutura de organização que faz parte dessa estratégia.

E por falar em fases, as três fases de SEO são: SEO estrutural, SEO On Page e SEO Off Page. As duas últimas você já conferiu aqui, em nosso site, e hoje você vai compreender mais sobre a fase de estruturação dessa técnica. Lembrando que elas devem ser aplicadas juntas na estruturação de um site, em suas páginas e seções, para que os mecanismos de buscas sejam capazes de indexar as páginas sem problema algum.

Sabendo disso, vamos entender os principais pontos do SEO Estrutural para que você possa aplicá-lo da forma correta.

Provedor de Hospedagem

O Google sabe que você odeia entrar em um site lento, que demora muito para carregar qualquer página. Sem dúvidas, esse é um motivo para abandonar o site e ir procurar outro.

Por isso, a taxa de Uptime é um dos principais fatores que deve ser analisado antes de fazer a contratação de um serviço de hospedagem, tendo em vista que esses serviços, se forem ruins, podem prejudicar esse tempo de resposta.

 

A taxa de Uptime é muito importante, já que ela garante que as suas páginas estejam disponíveis para serem acessadas, e, como consequência, o usuário poderá acessar as informações que está buscando.

 

Sendo assim, antes de optar por um provedor de hospedagem para o seu site, preste atenção na taxa Uptime que está sendo oferecida no plano. Grande parte das empresas de hospedagem brasileiras oferecem uma taxa de 98%, porém, a nossa recomendação é que você procure por empresas que possam te oferecer uma taxa acima de 99%.

 

Além do tempo de resposta, a estabilidade do site é outro item de grande importância no momento desta contratação. Um site pode até carregar as páginas rapidamente, mas também pode apresentar quedas constantes, o que também é péssimo. Isso pode acontecer principalmente quando a empresa de hospedagem impõe um limite de tráfego diário no seu plano, ou seja, quando atingir um número X de pessoas visitando o seu site, o mesmo começa a ficar muito lendo e apresentar quedas. Verifique isso com muita atenção antes de contratar qualquer serviço de hospedagem, pois é algo extremamente relevante para o Google.

Plataforma para sites

A plataforma onde o seu site está, como o WordPress, por exemplo, exerce um papel fundamental nas configurações das suas páginas. Práticas de programação e opções de otimização são pontos que devem ser observados na sua plataforma.

 

Alguns outros pontos são muito importantes, como:

 

  • uso adequado de HTML;
  • garantir que todos os elementos de HTML estão renderizando na página;
  • analisar se os elementos de Java e CSS não estão prejudicando o tempo de carregamento;
  • notar se a página é responsiva;
  • manter um código organizado.

 

Esses itens e outros são essenciais para que a indexação do site aconteça no Google.

Disposição do site

Atualmente, um dos itens que mais influenciam no aumento da taxa de rejeição de um site é  quando ele não está disposto da forma correta, ou seja, quando ele apresenta informações desorganizadas ou até mesmo a ausência de dados importantes, o que faz com que os usuários desistam de navegar no website e procurem pelo concorrente.

 

A navegabilidade é um sinal de boa disposição do site, ela é essencial. É quando você entra em um website e consegue acessar a “home” ou “início”, encontra um menu com links que te levam diretamente até os produtos ou os serviços que você deseja ter informação, onde você também pode encontrar a página “contato” e obter os dados desejados e etc.

 

Sabendo disso, faça as divisões corretas no seu site, hierarquizando as páginas, dividido por setores e facilitando a navegabilidade dos usuários. Esse ponto é um ponto chave para quem visita o seu site e também para indexação.

Recursos acessórios

Quando falamos de SEO, temos também alguns recursos acessórios e técnicos que possuem importância na hora de conquistar uma boa posição nos buscadores, como Robots.TXT, mapa do site em XML, entre outros itens que podem ajudar a garantir um “lugar ao sol” nas SERPs.

 

Sitemap, por exemplo, é um mapa do seu website onde você demonstra aos robôs do Google ou para outros buscadores, através de um arquivo XML, quais são as páginas que você deseja indexar nos buscadores.

 

Enquanto isso, o robots.txt é um arquivo que precisa estar salvo na pasta raiz do seu website, que sinaliza para os robôs de busca das plataformas quais páginas do seu site você não quer que sejam acessadas por esses mecanismos de pesquisa.

Inserção com ferramentas do Google

Além de todas essas questões, é na fase de SEO Estrutural que realizamos a inserção de ferramentas externas para analisar e diagnosticar, como o Google Analytics e Google Search Console.

 

O Google Analytics é a ferramenta mais popular em análise de tráfego, de público e de comportamento dos usuários de um website. Enquanto o Google Search Console é uma ferramenta essencial para realizar SEO no buscador, já que mostra como o seu site está sendo visto pela searp, além de demonstrar diagnósticos e apontar onde há espaço para melhora no Guia de Otimização para Iniciantes.

 

Essas ferramentas devem ser usadas juntas, e quando isso acontece, elas são capazes de trazer informações poderosas para otimizar a performance do seu site e atingir o objetivo do seu negócio.

Te contamos os pontos mais importantes de SEO estrutural e os mais conhecidos também, entretanto, existem diversas outras estratégias que podem ser incluídas na hora de executar o SEO estrutural no seu site. Mas, seguindo esses pontos que te passamos, você já será capaz de realizar um ótimo trabalho rumo a um ótimo posicionamento nos buscadores e ótimas impressões para os usuários.

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Publicado em 01 de junho de 2022

Por nohacker

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