Pode parecer clichê para alguns, mas muita gente ainda acha que quantidade é melhor do que qualidade. São diversas pessoas e empresas criando centenas de conteúdos por mês, todos com diversos pontos de falhas, incompletos ou que não agregam tanto valor ao público. Muitos alegam que fazem isso porque a empresa precisa ter um número x de conteúdos para ganhar visibilidade digital. Afinal, será que nesses casos vale a pena trocar a boa qualidade por um número elevado de conteúdos?
Essa é a pergunta que deve estar pairando na sua cabeça desde que você viu o título desse texto.
O que é um conteúdo de qualidade?
Acima de qualquer questionamento, existem técnicas e características que fazem alguns conteúdos terem muito mais visibilidade e muito mais sucesso. Para um conteúdo ser qualificado, ser considerado um bom conteúdo de verdade, ele precisa seguir a estratégia de SEO. O SEO é importante para atrair tráfego orgânico, aumentar as visitas e alcançar grandes resultados. Por isso, técnicas como palavras-chave, estruturação de textos, originalidade e vários outros aspectos precisam ser seguidos à risca.
Além disso, um conteúdo de qualidade soluciona as dúvidas do leitor, cativando, engajando, fazendo com que aquela visita queira saber mais sobre você, percebendo a sua autoridade no assunto, queira saber mais sobre os seus produtos ou os seus serviços.
Com tantas opções e tantas pessoas falando sobre o mesmo, como ter um conteúdo de qualidade?
É praticamente impossível falar sobre um assunto pela primeira vez na internet. Quando você está vendendo um produto ou serviço, pode saber que alguém já está falando sobre o mesmo. Você já ouviu falar em Content Shock? É um termo que diz basicamente sobre a qualidade de informações que são produzidas, afirmando que existe um número maior na produção de conteúdo do que no consumo.
O que você tem que fazer para produzir um conteúdo que seja original, que seja realmente interessante, cativante, mesmo com outros sites falando sobre o mesmo assunto? A resposta para isso é um acoplado de itens, mas, primeiro, levando em conta que apenas você teve as experiências que você teve sobre o seu olhar.
Vamos explicar: todas as pessoas possuem a sua própria maneira de interpretar fatores que vivenciaram. Por mais que várias pessoas tenham passado por uma experiência que você passou, cada um tem a sua versão dos fatos. Portanto, todo o conhecimento que você possui apenas você possui.
Se você quer criar conteúdos de qualidade, comece sempre se lembrando de colocar a sua versão dos fatos juntamente com fontes seguras. Você pode unificar notícias sobre o assunto com a sua realidade, a sua versão. Isso é ser original. Compartilhar informações úteis para o usuário é algo essencial, e quando isso é feito juntamente com as suas palavras, cria no leitor um senso de que ele até já pode ter visto um conteúdo desse tipo, um produto ou um serviço similar, mas nunca dessa mesma forma.
Até aqui já sabemos que um conteúdo de qualidade, que é notável entre tantos outros, envolve SEO, requer originalidade, requer fontes seguras, autoridade e conhecimento.
Conteúdos memoráveis: pode apostar!
Quem vence a batalha dos conteúdos são aqueles considerados memoráveis. Durante o dia nós lemos diversas coisas, assistimos, ouvimos e presenciamos diversos fatos que vamos nos esquecer logo em seguida. Entretanto, se o seu conteúdo for memorável, ele será um destaque por muito tempo.
Os conteúdos considerados memoráveis geralmente são mais extensos (nem tão curtos, nem maçantes), possuem uma boa performance, são inovadores, são relevantes, são bem argumentados, respondem à demanda do público, fazem sentido.
Outro fator muito importante para um conteúdo que cola na mente é que ele seja dinâmico, afinal, quem guarda na mente um texto totalmente técnico, com linguagem altamente jurídica e complexa?
6 fortes características de um conteúdo de qualidade
Há um livro chamado Epic Content Marketing, cujo autor é Joe Pulizzi. Nesse livro ele fala sobre seis características de um conteúdo de qualidade, são eles:
1 – Satisfazem uma necessidade;
2 – Apresentam consistência;
3 – São conteúdos humanizados (nada robótico);
4 – Defendem uma ideia e seguem essa ideia;
5 – Não trazem a ideia de que “vale a pena fazer tudo por vendas”;
6 – É o melhor conteúdo dentro de um segmento
Essas são 6 estratégias retiradas do livro e que fazem total sentido. Se você optar por seguir essa lista à sério, provavelmente produzirá conteúdos realmente interessantes, poderá ter textos muito bem posicionados nas buscas e atingirá o seu objetivo através do seu conteúdo.
Aqui vão mais algumas dicas quando for falar sobre qualquer assunto: estude, crie algo exclusivo (a originalidade que já falamos), fale a linguagem do público, otimize o conteúdo (SEO) e revise o quanto for preciso.
E a quantidade? Também não é importante?
É mais importante produzir 30 conteúdos ou 1 que seja extraordinário? Muitas pessoas acreditam na primeria opção. É claro que a quantidade e a frequência é importante. Toda pessoa e toda empresa que deseja crescer no digital precisa postar com frequência, criar conteúdos em quantidade, mas a qualidade ainda deve ser o primordial. Não adianta uma grande quantidade de conteúdos feitos e publicados sem que eles impactem o público de verdade, não terá valor. O autor do livro que citamos, Joe Pulizzi, diz que “faz mais mal para uma empresa produzir conteúdos ruins do que não produzí-los.” E ele tem razão. Imagine que a sua empresa não tem nenhum conteúdo na internet, isso é algo ruim. Agora, imagine que a sua empresa tem dezenas de conteúdos horríveis na internet, isso é muito pior. O primeiro erro ainda faz com que algumas pessoas, mais curiosas e esforçadas, queiram conhecer a sua empresa mesmo assim, mas o segundo erro pode ser imperdoável.
Por outro lado, também não é interessante publicar um ótimo conteúdo e nunca mais voltar. Excelência e autoridade é essencial, assim como a constância, a periodicidade. Se você já sabe contar uma boa história, já sabe falar muito bem sobre o seu produto ou serviço, já sabe resolver diversas questões do seu público alvo, por que não repetir isso de várias maneiras? Essa é essencial da continuidade.
Por fim, não se esqueça: qualidade é preciso, SEO é necessário, originalidade faz parte do pacote de quem quer expandir e a frequência, depois disso tudo, também deve ser uma prioridade para conseguir um lugar ao sol no meio de milhões de conteúdos diferentes (e similares) da internet.
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