Cansado de ver estratégias de marketing que não dão certo? Separamos mitos de verdades do meio digital, confira!
Empreender atualmente não é fácil, mas com certeza já foi muito mais difícil. Nas gerações passadas, abrir o próprio negócio era algo a se fazer com um acesso muito mais limitado às informações, estratégias e técnicas, principalmente no que se refere ao marketing.
O marketing mudou muito ao longo do tempo. Antes, as maiores formas de publicidade eram totalmente offline, como: panfletos, banners, propagandas em muros, carros de som, ou, para quem possuía um maior poder aquisitivo, as propagandas de TV.
Com o avanço da internet, temos literalmente na palma das mãos grandes oportunidades para alavancar nossa empresa, consolidar nossa marca, ganhar destaque em meio à concorrência e multiplicar vendas.
O lado ruim de tudo isso? Informações erradas, fake news, mitos sobre marketing digital e ensinamentos errados que podem prejudicar sua empresa e atrapalhar sua trajetória de sucesso. Para evitar que isso aconteça, vamos te ajudar a perceber se você aprendeu tudo errado sobre marketing digital. Continue lendo!
Um pequeno negócio não precisa tanto de marketing – mito!
Muitas pessoas acreditam que pequenas empresas não precisam tanto do marketing, principalmente do marketing digital. Ainda há pessoas que acreditam que apenas o “marketing boca a boca” é o suficiente para que suas empresas continuem funcionando. De fato, elas podem continuar funcionando apenas com indicações, mas até quando?
A concorrência é cada vez maior em TODOS os setores. Milhares de pessoas estão abrindo suas empresas em todos os ramos, e muitas utilizam todas as inovações disponíveis, estratégias, técnicas e marketing de qualidade.
Uma empresa pequena precisa ainda mais do marketing, justamente para se tornar grande. As estratégias ajudarão a fortalecer a imagem da empresa, fazer com ela exista no universo digital e seja ainda mais buscada (mesmo que funcione de forma 100% física), atrair novos clientes, fidelizar a clientela, ganhar destaque, expandir.
É preciso ter muito conhecimento técnico para o marketing – será?
Outro grande mito é que as pessoas precisam se aventurar pelo Marketing Digital e obter um conhecimento muito técnico e avançado para contar com os benefícios do marketing em seus negócios.
Existe uma infinidade de materiais informativos e cursos rápidos nas mais diversas áreas do marketing, para que todo empreendedor saiba técnicas básicas para serem aplicadas nas redes sociais, site, blog e outros canais de suas empresas. Existem muitas plataformas que ensinam técnicas como:
- como construir um site;
- como criar um blog relevante;
- como gerenciar perfis profissionais nas redes sociais;
- quais são as técnicas de SEO e como aplicá-las no site/blog da empresa, entre outras.
Além disso, existem muitas agências de marketing digital com um time de múltiplos profissionais, que podem ficar responsáveis pelos ajustes e implementações relacionadas ao marketing de vários setores da sua empresa.
Para quem não tem paciência em se aventurar nesses conteúdos disponibilizados na web, vale MUITO a pena contar com a ajuda de uma agência de marketing confiável, que tenha cases de sucesso e que esteja pronta para te ajudar a alcançar grandes resultados.
É necessário ter uma equipe de marketing muito grande – mito!
Se você acredita que precisa de muitas pessoas para manter as estratégias de marketing da sua empresa funcionando, então você aprendeu errado!
Como já explicamos, para quem decide fazer marketing online, existem muitas ferramentas específicas que facilitam esse trabalho. É possível programar postagens, criar artigos, montar um e-book, criar páginas de captura, tudo por sua conta.
Mas, como também já citamos, muitas pessoas não possuem afinidade com o marketing digital ou tem um tempo muito curto para estudar sobre o assunto. É justamente para essas pessoas que as agências de marketing podem ser úteis e causar grande transformação.
A agência também não precisa colocar vários profissionais em contato com você para atender todas as demandas de marketing da sua empresa, muitas vezes uma única pessoa ficará responsável por resolver diversas questões.
Campanhas de marketing custam uma fortuna – ERRADO!
Talvez uma das maiores provas de que as pessoas estão aprendendo tudo errado sobre marketing é acreditar que a implementação dele é algo exorbitante. A verdade é que as despesas com campanhas de marketing são muito menores do que ações em rádio, TV, outdoors e afins.
É claro que o custo vai depender das suas exigências e dos objetivos da empresa, quanto maiores são as metas, mais trabalho a se fazer.
Existem muitas técnicas de marketing que são totalmente gratuitas, como criar o conteúdo do blog da sua empresa, fazer postagens nas redes sociais, compartilhar conteúdos interessantes com sua base de contatos, entre outras ações que melhoram o relacionamento com o cliente e atraem novas pessoas de forma orgânica.
No caso das ações pagas, como anúncios, implementação de ajustes e melhores, links patrocinados, entre outras, ainda que hajam despesas, elas não necessariamente são extremamente caras e, além disso, podem oferecer um ótimo custo/benefício, com um grande retorno sobre o investimento, o que é excelente para sua empresa.
Afinal, quem não deseja ter mais vendas, lucro e crescimento?
Marketing digital é fácil – outro mito!
Vamos recapitular as últimas explicações?
- Um pequeno negócio precisa de marketing para crescer;
- Não é preciso ser um expert em marketing para contar com as estratégias em sua empresa;
- Não é preciso ter uma grande equipe para implementar técnica de marketing na sua empresa;
- Campanhas de marketing não precisam custar uma fortuna.
Contudo, dizer que o marketing digital é fácil também é um mito. Não basta escrever alguns posts, fazer publicações nas redes sociais uma vez ou outra e esperar que algum conteúdo viralize e que os seguidores e clientes surjam magicamente, da noite para o dia.
Apesar de muitas estratégias de Marketing Digital serem de fácil implementação, elas precisam de fases para que os resultados esperados sejam alcançados.
Além de um planejamento minucioso, que deve ser constantemente atualizado, é preciso ter consistência, análise, ajustes e monitoramento integralmente.
É preciso conhecer muito bem seu público-alvo, entender quais são as expectativas, o que está sendo alcançado, o que está deixando a desejar, o que falta, o que pode estar em excesso…
É por isso que muitos profissionais de marketing afirmam: marketing digital pode ser simples, mas não é fácil!
Marketing Digital é útil apenas para empresas que vendem online – ERRADO!
Muitas pessoas que trabalham com empresas e lojas físicas acreditam que o marketing não serve para elas, o que prova que elas aprenderam tudo errado sobre marketing digital.
Você já teve a experiência de ir em um restaurante ou loja “instragramável”? Com lugares feitos estrategicamente para tirar fotos e postar nas redes sociais? Essa tem sido a aposta de muitas empresas físicas, que sabem que quanto mais pessoas compartilharem suas boas experiências nas redes, maior pode se tornar o público interessado em visitar o local.
São lojas, restaurantes, bares e cidades turísticas que sabem o poder da internet. Elas investem em campanhas nas redes sociais, implementam técnicas de SEO para destacar a empresa no Google, mostram suas avaliações na internet, criam campanhas em datas comemorativas e, com isso, multiplicam suas vendas, se tornam referência dentro de seus segmentos.
Portanto, mesmo que você tenha um negócio local, as ações de marketing digital podem gerar grandes oportunidades.
“Ao contratar uma ferramenta de marketing, terei todos os resultados que preciso.” Será?
É claro que existem muitas ferramentas de marketing e automação que facilitam alguns processos, campanhas e afins. Mas essas ferramentas não geram resultado por conta própria.
É fundamental que os profissionais responsáveis pelo Marketing Digital da empresa renovem seus conhecimentos constantemente, para não depender apenas de ferramentas, mas usar o conhecimento, talento e as habilidades que os softwares e apps não possuem.
Basta ter um bom conteúdo para viralizar – mito!
O marketing de conteúdo, quando bem feito, é valioso para todas as empresas. Nesse exato momento, existem centenas de pessoas buscando conteúdos sobre os mais diversos assuntos, e, com certeza, buscando conteúdos relacionados ao segmento da sua empresa.
Porém, não basta criar conteúdo e esperar que todas essas pessoas cheguem até ele. O trabalho não termina após clicar em “publicar”. Na verdade, é nessa parte que o trabalho só está começando. É preciso:
- se certificar que seu site e suas redes sociais estão bem estruturados e prontos para receber os leitores e seguidores;
- usar palavras-chave;
- divulgar o link do conteúdo;
- responder ao engajamento do público;
- monitorar as visitas, a origem do tráfego, entre outras metas importantes
Marketing Digital é só mais uma moda e vai passar – o maior mito de todos!
O Marketing Digital sobrevive até os dias atuais, mas está perdendo força. Você sabe por quê? Justamente porque o Marketing Digital é mais do que uma tendência, mas sim uma nova realidade, e ele veio para ficar.
Quanto maior for o avanço da internet e das tecnologias, maior será a força do marketing digital. Prova disso são as novas profissões que estão surgindo e que se conectam totalmente com o marketing digital, como os influenciadores, pagos (e muito bem pagos!) para divulgar muitas empresas.
Além disso, houve uma mudança muito grande no comportamento dos consumidores, e muitas pessoas já deixaram de fazer compras físicas optando por compras virtuais.
Da mesma forma, grande parte da população pesquisa na internet informações sobre negócios locais antes de visitá-los, como: o que o local oferece, preços, sugestões, fotos e avaliações.
As pessoas estão sempre em busca de respostas, informações, praticidade e soluções, e é na internet que, muitas vezes, elas buscam tudo isso. Se a sua empresa está bem posicionada em todas as plataformas, a chance dela seguir crescendo é muito maior.
Após esse artigo, você acha que aprendeu tudo errado sobre marketing digital ou está no caminho certo?
Lembrando que, caso você tenha dificuldade com o assunto, pode (e deve!) contar com uma agência de Marketing Digital que te ajude a alcançar os resultados que você deseja e merece, como a agência Kairós.
Esperamos que você tenha gostado desse artigo.
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