Você já ouviu falar em SEO On Serp? Não se assuste com esse nome! Apesar da nomenclatura diferente, esta é uma dimensão do trabalho realizado para otimizar os seus sites nos motores de busca e ainda é uma técnica relativamente nova.
A execução de SEO segue mudando e se atualizando constantemente, e já foi o tempo em que apenas palavras-chaves e alguns backlinks eram necessários para colocar o seu site nas primeiras posições do Google. Isso ficou para trás!
As respostas das buscas orgânicas do Google estão se transformando e se tornando muito mais do que links azuis, e parte disso é porque alguns desses links estão se tornando muito mais dinâmicos e atrativos, fazendo com que eles se destaquem. Em contrapartida, os links “tradicionais” estão ficando para trás, já que não apresentam o mesmo apelo visual que os novos snippets oferecem.
Como consequência, temos mais um elemento para otimizar sites para os motores de busca, a aparência do resultado na SERP (Search Engine Results Page) ou, em portugeus, página de respostas do Google.
Para que você se atualize e fique por dentro de tudo, vamos te explicar o que é SEO On Serp e o que você precisa fazer para usar essa técnica e destacar ainda mais suas páginas nos meios de busca.
O que é SEO On Serp?
Este é um novo conceito que está entrando no lugar das abordagens tradicionais de SEO. No lugar de monitorar e otimizar os rankings orgânicos, agora é preciso adotar uma estratégia integrada: SEO na SERP.
Quando falávamos de otimização de sites para os meios de busca, estávamos acostumados a trabalhar com alguns padrões principais:
- SEO Estrutural – Baseado em técnicas de SEO que são inseridas na estrutura de um site, uma loja virtual ou blog, fazendo com que as páginas se destaquem nos mecanismos de busca (leia mais aqui);
- SEO On Page – Que utiliza técnicas de SEO adicionadas individualmente a cada uma das páginas de um website, para que elas fiquem posicionadas individualmente nas páginas de busca (leia mais aqui);
- SEO Off Page – Com estratégias de SEO que possuem o objetivo de gerar backlinks para as páginas de um website, e, dessa forma, destaca-las nas páginas de respostas das pesquisas – (leia mais aqui);
Com a transformação natural da tecnologia nos meios de busca e na busca pela usabilidade, agora há uma quarta etapa neste padrão, que é o que chamamos de SEO On Ser.
- SEO On SERP – Utiliza técnicas de SEO com o intuito de destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, por meio do uso de snippets especiais de maior interesse e visibilidade.
Os resultados que contém Rich Snippets são mais atraentes
Aqui, em nosso site, temos um artigo inteiro sobre Rich Snippets, e recomendamos a sua leitura. Porém, de forma resumida, eles são links para páginas que estão nas páginas de resposta do Google, como itens de comunicação a serem aperfeiçoados para que recebam mais cliques.
Com o avanço na forma de apresentação destes resultados, o aspecto do trabalho de SEO passou a ser ainda mais essencial.
Ultimamente, houveram modificações profundas nesse assunto. Primeiro, apareceram os Rich Snippets, apresentação de resultados através de elementos diferentes, como thumbnails em conteúdos. A presença de figuras e imagens em alguns snippets faz com que haja um grande destaque visual de outros, gerando aumento de interesse e aumento de cliques, justamente por conta desse destaque.
Além da thumbnail, há também a apresentação das estrelas de classificação de um conteúdo, o que mostra ao usuário, antes mesmo da leitura do conteúdo, se aquelas informações são boas ou não.
Recentemente, houve a chegada dos Features Snippets, que são os resultados em destaque, também conhecidos como Posição Zero do Google. Eles apresentam duas vantagens:
- Eles apresentam uma grande área de exposição nos resultados de pesquisa, levando ao leitor um “spoiler” do conteúdo;
- Exibem imagens, que tornam aquele link ainda mais atraente.
Os resultados em formatos de vídeo também são ótimos exemplos de snippets de destaque, já que trazem em sua descrição diversas imagens que acabam gerando um carrossel de vídeos.
Além disso, há também a parte de “perguntas frequentes”, que também apresentam grande número de cliques.
Por que o SEO On SERP é um assunto tão popular?
O SEO na SERP não surgiu agora, mas, na medida em que as SERPs do Google ficam mais interativas e valiosas, o foco obsessivo nas dez primeiras posições do Google passa a ser cada vez menos uma questão de tudo ou nada para os profissionais de SEO.
A tendência é que esse assunto fique cada vez mais complexo. Desde que os snippets destacados no Google surgiram, em 2019, não existe mais uma única resposta para a seguinte pergunta: “devo buscar, sobretudo, o primeiro lugar nas listagens do Google ou apenas obter destaque através de Rich Snippets?”
É aí que entra o SEO On SERP. É muito mais inteligente aplicar as técnicas de SEO On SERP e destacar as suas páginas no topo das buscas ou se contentar com a primeira posição na busca orgânica do Google?
Como os Snippets em destaque exercem impacto sobre os acessos do seu site?
Por serem mais atrativos e ricos em termos de elementos virtuais, os snippets em destaque atraem automaticamente mais cliques. Por isso dizemos que o SEO On Serp é a nova dimensão do SEO.
Uma pesquisa feita pela Ahrefs, ferramenta muito consagrada como trabalho de SEO, demonstra que um Features Snippets “rouba” cliques dos sites que já estavam listados em primeiro lugar nos meios de busca nos resultados orgânicos.
Isso aumenta ainda mais a discussão sobre o que realmente vale a pena, ter uma página em destaque através de Features Snippet ou estar no primeiro lugar orgânico da listagem do Google.
Mas, podemos dizer que o Features Snippet tem uma maior área de exposição do conteúdo e grande destaque em termos de elementos de comunicação que são atrativos para os usuários.
Como colocar em prática o SEO On Serp?
Não há uma única forma de fazer isso. O SEO On Serp depende do tipo de Rich Snippet que você quer conquistar. O Featured Snippet, por exemplo, é obtido através da relevância de uma página para a pesquisa que está sendo realizada. Neste caso, são os fatores de otimização: o conteúdo, a autoridade de domínio, as meta tags, título e descrição, além de outros fatores descritos pelo Google.
Já em outros casos, como os snippets de reviews, de receitas, entre outros, é preciso codificar HTMLs especiais, também chamados de Dados Estruturados. Essas marcações são definidas por um padrão chamado de Schemas.
E se você estiver usando a plataforma WordPress, tudo fica mais fácil, já que há vários plugins que sinalizam tudo isso, como All In One Schema Rich Snippets.
Dúvidas comuns sobre SEO On Serp
É claro que surgem muitas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, separamos as dúvidas mais comuns para que você entenda mais sobre o assunto.
Qualquer tipo de site precisa realizar um trabalho de SEO On Serp?
Sim! Qualquer tipo! Desde que o conteúdo contido no site esteja dentro de uma das categorias de Rich Snippets declaradas pela Schema, ou uma das maneiras de destaque no Google, como Featured Snippets, negócio local, vídeos e etc.
Um site novo pode ser listado com Rich Snippet?
Sim, é possível! Mas, obviamente isso não acontece do dia para noite, mas se as recomendações técnicas que mencionamos forem seguidas adequadamente e se for implementada a codificação de dados estruturados no site, mesmo sendo ele pode sim ser listado como Rich Snippet.
O Rich Snippet pode excluir o site da listagem orgânica tradicional?
Na maioria das vezes isso pode sim acontecer, já que é inviável para o Google exibir a mesma página em duas formas de listagem. Mas isso não é um problema, pois como falamos ao longo do artigo, os Rich Snippets acabam recebendo um número maior de cliques do que a listagem tradicional.
E aí? Gostou de saber mais sobre SEO On Serp? Continue acompanhando nossas postagens por aqui e através das nossas redes sociais
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