O que é o SEO on page

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SEO On Page: talvez você já tenha ouvido essa nomenclatura mas ainda não sabe exatamente o que ela significa e como isso funciona na prática. Fique tranquilo (a)! Vamos te explicar toda a importância do SEO On Page.

 

O SEO On Page é uma junção de estratégias de Search Engine Optimization (SEO). Essas estratégias são executadas em páginas de um site, com o intuito de fazer com que essas páginas ganhem uma posição de destaque nas respostas dos grandes buscadores, como o Google, Bing e outros. Ou seja, uma página que possui essas técnicas bem feitas aparece muito mais fácil para quem busca por algo contido nelas, sendo muito mais acessadas.

 

O trabalho de SEO funciona por meio da aplicação de diversas técnicas e estratégias, como falamos, que são usadas em diversas dimensões de um blog, um site, uma loja virtual e afins, fazendo com que haja uma exposição maior dessas plataformas nas ferramentas de busca.

 

No caso do SEO On Page, há várias técnicas que são executadas nos elementos que fazem parte de um site, como o próprio texto da página, a formação do texto, as imagens que são inseridas, os links, os marcadores técnicos de SEO e outros itens.

Compreender o que é o SEO On Page e tudo o que ele envolve é muito importante para que você tenha sucesso em seu site, seu blog ou a sua loja virtual. Em uma campanha de marketing digital, o marketing de busca exerce uma função fundamental, que é a função de gerar tráfego. Nesse caso, o SEO On Page, quando aplicado adequadamente em uma página, é essencial para que as primeiras posições do Google sejam alcançadas.

 

Vamos te explicar melhor o que é o SEO On Page, qual é a importância dele no processo de SEO e quais são os elementos que fazem parte do objetivo dessas técnicas na otimização de um site.

O SEO On Page e as quatro dimensões do SEO

Precisamos te mostrar as dimensões do SEO para que você consiga compreender melhor em que consiste o SEO On Page.

Quando executamos SEO, desenvolvemos o nosso trabalho em quatro partes diferentes, onde cada uma é responsável por uma fase do processo de otimização de uma página na web.

  • SEO Estrutural – Onde as técnicas de SEO são aplicadas na estrutura de um blog, uma loja on-line ou um site, com o intuito de destacar essa página nos meios de busca;
  • SEO On Page – Técnicas de SEO inseridas individualmente em cada página de um site, para que elas fiquem em primeiro lugar nas pesquisas, de acordo com o seu conteúdo;
  • SEO Off Page – Estratégias de SEO que possuem o objetivo de gerar backlinks para as páginas de um site, destacando também essas páginas dos motores de busca;
  • SEO On SERP – Técnicas de SEO que são responsáveis por destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, por meio de snippets que são atrativos e que proporcionam visibilidade.

No SEO On Page, trabalhamos os elementos contidos em cada uma das páginas e das seções de um site, para que se torne possível conquistar um lugar de destaque, no topo das páginas de pesquisa.

Qual é a relevância do SEO Onpage?

O SEO Onpage está entre uma das fases mais importantes no processo de otimizar um site para que ele seja bem sucedido nos meios de busca, já que o Google leva em conta, cada vez mais, a qualidade do conteúdo publicado nas páginas de um site, de um blog ou de uma loja virtual.

Como executar SEO On Page nas páginas do seu site

Você já compreendeu o que é SEO On Page, agora, já pode entender melhor quais são os principais elementos que devem ser levados em conta na hora de colocar em prática essa estratégia para as suas páginas.

 

Como você pôde conferir anteriormente, as técnicas de SEO On Page devem ser aplicadas aos variados itens que fazem parte do conteúdo do seu site, para que ele seja realmente considerado pelos buscadores como conteúdo relevante e listado em posições de destaque nas ferramentas de busca.

Confira agora os principais fatores dessa estratégia que você precisa considerar no momento de inserir o SEO On Page:

1 – URL amigável

Colocamos esse em primeiro lugar porque ele é um dos primeiros parâmetros que merecem a sua atenção, inserindo na URL da sua página a palavra-chave exata para a qual você quer ranquear nos buscadores.

2 – Meta Tag Title

Já a Meta Tag Title é o seu título de snippet na página de buscas do Google e, por isso, precisa ser extremamente bem pensada e interessante, chamando a atenção do público e gerando cliques, além disso, deve conter a palavra-chave. A Title Tag é uma grande potência na hora de gerar cliques

3 – Meta Tag Description

A Meta Tag Description é a descrição da sua página que aparecerá nos buscadores. Essa descrição precisa conter a palavra-chave. Uma boa meta description é um item primordial para que o seu site atraia o público desejado e obtenha uma alta taxa de cliques.

4 – Tagline

Nós também podemos chamar a Tagline de título da sua página. Justamente por isso ela precisa ser interessante, fazer com que a pessoa que está pesquisando pare e leia o conteúdo, identifique a palavra-chave com a tag de heading H1, sendo surpreendida pelo conteúdo que irá encontrar em sua página.

5 – Títulos e subtítulos

O Google “lê” os seus textos e entende um texto bem organizado como um bom fator de ranqueamento, por isso, crie títulos e subtítulos ao longo dos seus textos, use as tags H2 e H3 para que essas divisões sejam identificadas e interpretadas pela plataforma. Além de ser algo relevante para o Google, torna a experiência do usuário muito melhor.

6 – Tags de ênfase

As tags de ênfase de textos, aquelas que estão em negrito ou que estão sublinhadas, por exemplo, são identificadas pela plataforma como palavras ou frases-chave. Portanto, coloque sua palavra-chave em foco ao menos uma vez ao longo do seu texto.

7 – Listas

Outro elemento importante para o Google são as listas, algo que o buscador encara como um sinal de que o conteúdo pode ser bom. Por isso, sempre que possível tente incluir ao longo do seu texto alguma lista feita com bullets points ou números.

8 – Tamanho do texto

O tamanho do texto é um fator importante para o Google, no qual a plataforma vem prestando muita atenção ultimamente. O tamanho mínimo do texto deve ser de 600 palavras, mas o ideal mesmo são textos que ultrapassam as 1.200.

9 – Densidade da palavra-chave

A palavra-chave em foco precisa ser condizente com o seu conteúdo e relevante. A densidade da palavra-chave é muito importante, porque ela não pode aparecer poucas vezes, mas também não pode ultrapassar 3% do seu texto, já que nesse caso pode ser considerado Keyword Stuffing e gerar penalizações ao seu site.

10 – Imagens

Mais um fator de SEO importante para o seu site, as imagens. O Google considera um texto com imagens como um conteúdo rico. Além disso, o usuário do seu site percebe que o conteúdo é muito mais dinâmico. Portanto, inclua ao menos uma imagem no seu texto, lembrando que o nome do arquivo deve conter a sua palavra-chave.

11 – Tag Alt

Nas imagens há marcações, que chamamos de tag Alt da imagem, utilizada para ajudar a identificar a imagem em sistemas que fazem a leitura do conteúdo para pessoas que possuem deficiências visuais. Logo, insira sempre a sua palavra-chave nesta tag.

12 – Links internos

Outra ótima prática de SEO On Page é a criação de links internos na sua página, que apontam para outras páginas que também estão no interior do seu site e que possuem relação com o conteúdo. Esse é considerado um fator determinante e essencial na estratégia, portanto, não deixe o link interno faltar.

13 – Links externos

Assim como os links internos, os externos também podem otimizar um site. O Google gosta quando um conteúdo menciona páginas externas relevantes, indicando que o leitor pode complementar o conteúdo em outra fonte confiável.

14 – Rich Snippets

Se o seu conteúdo está apto a ser listado como Rich Snippet, respostas apresentadas com recursos especiais nas páginas de pesquisa do Google, isso também deve estar configurado e especificado na página.

15 – Videos

Eles também são fatores que tornam o seu conteúdo mais rico. Sempre que for possível, insira um vídeo ao longo do seu conteúdo. Claro, nem sempre isso é possível, mas se há uma chance de inserir esse material no site, com certeza é um ponto a mais no seu posicionamento.

 

Cada um desses itens possui suas próprias regras e técnicas específicas para serem adicionados ao seu site, por isso é muito importante compreender as otimizações e trabalhar da melhor forma possível, para que o seu conteúdo seja relevante para os buscadores.

 

Para que você não fique perdido em meio a tantas informações, você pode criar um roteiro de SEO On Page padronizado para as suas páginas, o que pode te ajudar muito na hora de elaborar um novo projeto, um novo texto, um novo conteúdo. São múltiplos os fatores de otimização de um site baseado no SEO On Page, como você já percebeu. Mas, a notícia boa é que para aqueles que utilizam o WordPress, os plugins de SEO como o YOAST já criam automaticamente todo esse roteiro e apontam quais desses fatores foram seguidos no seu texto e quais ainda devem ser melhorados.

Dúvidas comuns sobre SEO On Page

Sempre surge alguma dúvida, e isso é perfeitamente normal. Por isso, separamos algumas principais perguntas sobre essa estratégia e a aplicação em seu site.

Qual é o fator de SEO On Page mais importante?

Não há um único fator que seja o mais importante de toda essa lista. Para que o seu site realmente seja considerado relevante e alcance um bom ranqueamento no Google é preciso unir a maior quantidade possível de todos esses fatores que explicamos anteriormente. O trabalho leva em conta diversas dessas técnicas, a aplicação de apenas um desses não te ajuda a alcançar o resultado esperado.

Posso conseguir uma boa posição no Google apenas com SEO On Page?

Não. A estratégia é um dos fatores mais importantes para o seu ranqueamento, mas precisa estar acompanhada de outras técnicas de SEO.

Posso aplicar essas técnicas em qualquer tipo de site, ou apenas em alguns?

Em qualquer tipo de site. Pode ser institucional, loja virtual, blogs, perfis em redes sociais e até arquivos em formato PDF são possíveis para essa técnica. O importante é criar uma adaptação para que essas técnicas sejam inseridas da forma correta, de acordo com o conteúdo.

Agora que você já conseguiu compreender bem o que é SEO On Page e como essa estratégia pode ajudar as suas páginas, faça uma análise do conteúdo do seu site e veja se ele já segue alguma dessas diretrizes, verificando também o que ainda precisa ser melhorado.

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Publicado em 01 de junho de 2022

Por nohacker

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