SEO Off Page: você sabe em que consiste essa estratégia e como ela pode ajudar o seu site?
SEO off page é um conjunto de estratégias que você aplica fora das páginas do seu site. O intuito dessa técnica é demonstrar a maneira como outras páginas veem o seu site. Em seguida, vamos te explicar como são essas técnicas e como aplicá-la no seu negócio da melhor forma possível.
O que é SEO off page?
É um conjunto de estratégias que são inseridas fora das suas páginas. O intuito é melhorar a relevância do seu negócio no mercado digital e, com isso, melhorar também o seu posicionamento nos meios de pesquisa.
O Google leva em conta os seus conteúdos, o que eles falam, a qualidade que eles apresentam e a estruturação da sua página, mas, além disso, ele também busca compreender como o seu site se relaciona com o restante da web.
Um exemplo disso é quando o seu site recebe links de outras páginas ou é mencionado por outras páginas que são relevantes e confiáveis. Quando isso acontece, suas páginas marcam mais pontos positivos com o buscador. Afinal, é compreendido que se outras páginas de confiança estão apontando para o seu site, é porque ele realmente é importante e oferece qualidade.
A estruturação dessa rede de links que apontam para o seu site é conhecida como link building (construção de links). O SEO Off Page, no entanto, não se resume nisso. A estratégia também leva em conta todas as medidas que são adotadas fora do site para aperfeiçoá-lo.
Além dos links como fator de rankeamento, o Google também considera menções ao seu site como pontos de referência para o mercado digital. Sendo assim, uma estratégia de SEO Off Page não precisa – e não deve – focar apenas em backlinks, mesmo sabendo que eles possuem uma grande importância para o ranqueamento e que não devem, de jeito algum, serem deixados de fora da aplicação da estratégia.
Por que SEO off page é tão importante?
A estratégia é uma grande estratégia para conquistar posições ótimas nos resultados de busca. Para o Google, os links e as menções que o seu site recebe demonstra que outros sites importantes estão falando de você, o que é uma forte indicação de que você é conhecido e é importante de alguma forma para o mercado, item determinante para a sua boa classificação. Mas, para compreender por que esse relacionamento entre páginas é algo relevante, também precisamos compreender a importância dos links.
Os links são a base da web. Foi através da conexão entre páginas e documentos que eles surgiram e que são tão primordiais até hoje. São os links que nos permitem acessar as páginas que quisermos na internet e também é por meio deles que funcionam as pesquisas do Google.
O trabalho do Google leva em conta o rastreamento das páginas da internet, ele precisa fazer isso para continuar funcionando. Assim, ele simplesmente segue o caminho que os links apontam, por isso, quando o robô entra em uma página, ele indexa o conteúdo internalizado nela, bem como as palavras-chaves e os dados que estão contidos na página, logo depois ele segue para os links que foram mencionados no interior dos conteúdos.
Durante esse caminho, o Google nota a relação entre páginas através dos links, e se ele percebe que um site é relevante, confiável e seguro, e que esse mesmo site menciona outros, ele também transmite esse valor para os sites mencionados.
Essa transmissão de valor é chamada de link juice, um termo muito relevante para a prática de link building e que vale tanto para links internos como para links externos.
De forma resumida, o link juice pode ser compreendido como um voto de confiança, uma carta de recomendação para outra página.
No momento do rastreamento, o Google nota essa conexão, e quando um usuário realiza uma pesquisa no buscador, o algoritmo considera, entre muitos fatores, o link juice como meio de classificação de páginas.
Por isso, as estratégias de SEO Off Page são muito importantes para que você encontre parcerias com sites comprometidos, de qualidade, de confiança e que apresentam autoridade no nicho que trabalham, fazendo um ótimo link juice para o seu site.
Outra coisa importante nesse cenário é que as menções que o seu site recebe de outras páginas da web são também boas fontes de tráfego.
O percentual não é tão gigantesco, se for comparado com o tráfego direto ou com aquele que vem dos buscadores. Mesmo assim, estamos falando de um tráfego de qualidade, que não é pago e que é uma boa maneira de atrair visitantes, vindo de recomendações de sites que eles confiam.
Isso é chamado de tráfego de referência, algo que tem um grande potencial de gerar resultados ainda mais altos para o seu negócio.
E as diferenças entre SEO off page e SEO on page? Quais são?
Tanto SEO On Page como SEO Off Page são estratégias de otimização, mas cada uma com o seu funcionamento. Embora sejam distintas, elas são interligadas entre si e as duas devem ser inseridas no seu site, para que os seus resultados sejam ainda melhores.
Mas, se tiver que escolher uma para começar, deve ser o SEO On Page. Essa estratégia é controlada por você, e deve ser aplicada no interior das suas páginas, no seu conteúdo ou na estrutura do seu site. Com:
- publicação de conteúdos de qualidade e originais;
- uso e otimização de palavras-chave;
- edição de títulos, subtítulos e meta tags;
- uso de links para páginas internas;
- configuração dos códigos da página;
- marcação de dados estruturados.
Essas regras são extremamente necessárias para que o Googlebot compreenda o funcionamento das suas páginas, sobre o que elas falam, como elas se comportam e o que você está oferecendo aos seus usuários.
Por isso, a técnica engloba importantes fatores de rankeamento do seu site.
Mas, como esses fatores podem ser perfeitamente controlados por você, o Google precisa de outras referências para aceitar totalmente a qualidade do seu site, e é aí que entra o SEO Off Page.
Através dessa estratégia, como você já compreendeu, se torna possível a construção de relacionamentos com outros sites que possuem relevância no mercado, mostrando ao buscador que a sua página também é importante e que o seu trabalho tem sido feito da forma correta, recebendo reconhecimento por isso.
Mas note que o SEO off page conta com fatores que não são controláveis por você, já que os backlinks são criados por outros sites. Você pode, no máximo, criar parcerias, se aproximar das marcas ou influenciar essas referências. Eis outro fator que diferencia as estratégias.
Embora sejam distintas, essas estratégias não ficam separadas: o SEO on page é uma base para o SEO off page. Afinal de contas, ninguém vai recomendar o seu site se ele não possui uma boa estrutura, palavras-chave, imagens de qualidade, um conteúdo de qualidade e outros itens levados em consideração.
Ao mesmo tempo, os visitantes que você atrai para as suas páginas através do SEO off page precisam encontrar um site estruturado e conteúdos valiosos — ou podem ter uma péssima impressão da sua página no mesmo momento e decidir não voltar mais.
Só assim você pode ter resultados satisfatórios com esse tráfego.
Por isso, conte simultaneamente com as duas estratégias.
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