Estar nos primeiros resultados de pesquisa do Google é um dos grandes objetivos de diversas pessoas que baseiam parte do seu negócio na internet. Quando está nessas posições de destaque, o site recebe um grande volume de tráfego e garante destaque entre a concorrência.
O problema é que, quando esse objetivo é alcançado, muitas empresas pensam que o trabalho acabou, já que chegaram ao topo. Mas, cair na zona de conforto pode abrir margem para que os seus concorrentes continuem crescendo onde você já está estacionado.
Por isso, não pense que o seu trabalho em SEO está concluído, já que você está bem posicionado, pois isso não garante que o seu link seja clicado. Portanto, é hora de pensar para garantir maior volume de cliques.
Para atingir esse feito, você pode se destacar na SERP através dos Rich Snippets, que é justamente o assunto desse post. Você entenderá o que é isso e qual é a importância de usá-lo.
O que são rich snippets?
Você pode até não saber o que são eles, mas, com certeza, já visualizou um rich snippet várias vezes nos resultados de busca.
Quando o usuário faz uma pesquisa, o Google mostra um resumo sobre as páginas, que é composto pelo título, a URL e a descrição do conteúdo. Isso é um Snippet, que significa “fragmento” em inglês. O intuito é informar ao usuário o que ele vai encontrar clicando naquele link.
Porém, em 2009, o Google adicionou os Rich Snippets nos resultados de busca. Essa expressão é traduzida para o portugues como “fragmentos ricos”. Eles são fragmentos de conteúdos valiosos das páginas da internet. Um bom exemplo disso são as avaliações dos usuários, que estão demonstradas em formato de estrelas em alguns resultados de busca, como acontece nas páginas do Facebook.
Eles fornecem ao usuário uma informação adicional, um “spoiler” sobre o que ele encontrará, ajudando ele a se decidir qual é o melhor link para clicar antes mesmo de chegar até o website. Para o buscador, esses fragmentos ajudam a identificar informações importantes que podem ser exibidas nos resultados, oferecendo assim uma experiência de buscas mais relevante.
Como criar rich snippets para as suas páginas na SERP
Rich Snippets estão em um patamar mais avançado de SEO, já que demandam um conhecimento mais profundo sobre programação e sobre o funcionamento do Google. De qualquer maneira, vamos explicar como isso funciona.
Para que o algoritmo possa exibir rich snippets, eles precisam ser identificados através do código HTML de suas páginas, por meio de dados estruturados, cuja função é classificar e organizar o conteúdo. O robô do Google é altamente capacitado para identificar informações contidas no interior das páginas, mas você pode ajudá-lo, estruturando os dados.
Dessa forma, quando o robô examinar a página, ele poderá ler o conteúdo com mais facilidade, encontrando o que é importante para a exibição na SERP. Por exemplo, em uma página que compartilha receitas, ele conseguirá obter informações sobre tempo de preparo da receita, ingredientes e calorias.
Sendo assim, para implementar dados estruturados, você pode tomar alguns caminhos, como:
- Utilizar o Schema para fazer as marcações e colocá-las manualmente no código da página;
- Usar a ferramenta de marcação de dados obtida pelo Google Search Console para mostrar ao robô como ele precisa ler o conteúdo das suas páginas;
- Instalar no WordPress um plugin como o All-In-One Schema.org Rich Snippets, caso você use a plataforma.
O plugin é uma excelente alternativa se você não é um super programador de códigos. Já no caso das duas primeiras opções, provavelmente você precisará que um desenvolvedor te ajude.
A ferramenta encontrada no Google Search Console é relativamente fácil de manusear, pois não altera o código de forma direta, mas exige um conhecimento mais amplo. Já o Schema, mesmo sendo mais complexo, é também mais completo.
Informações do Google para dados estruturados
O Google oferece informações bem completas para quem deseja usar dados estruturados. Você pode conferir na Search Gallery todos os rich snippets disponíveis e as recomendações para desenvolver os códigos e implementá-los. Além disso, você pode conferir se está tudo certo na ferramenta de teste de dados estruturados. Essa ferramenta serve para validar as informações e, em algumas ocasiões, proporcionar um resumo do resultado na SERP.
Também é possível verificar, pelo Google Search Console, um relatório que demonstra quais dados o buscador foi capaz de ver, assim como possíveis erros no código. Vale a pena lembrar que adicionar dados estruturados não obriga o buscador a apresentar os rich snippets, já que tudo depende da avaliação do Google e da personalização de busca de cada usuário. Portanto, para melhorar as chances de serem exibidos, o mínimo possível que você deve fazer é seguir as diretrizes do Google da forma correta.
Você não pode, por exemplo, adicionar dados estruturados para conteúdos que não são vistos pelo usuário do seu site. Isso é compreendido como prática de spam, o que pode acarretar em penalizações para o seu site.
A importância dos rich snippets em SEO
Os rich snippets não são um fator de ranqueamento no Google. O algoritmo não considera esses dados estruturados como algo relevante para posicionar uma página. Entretanto, eles contribuem de forma indireta para o posicionamento do site. Por oferecerem informações importantes para o usuário, eles podem aumentar a taxa de cliques e diminuir a rejeição, e esses fatores são considerados importantes para o ranqueamento.
Relação entre rich snippets e tráfego
Os resultados da SERP diferem muito pouco entre si, já que todos são compostos por título, URL e descrição – o mesmo padrão. Entretanto, quando os rich snippets são exibidos, eles não apenas oferecem dados importantes para o leitor como também criam um destaque visual que chama a atenção do usuário. Dessa forma, a página pode receber mais cliques, ter o seu tráfego melhorado assim como a CTR (Click-Through Rate) que é a taxa de cliques relacionada ao número de exibições.
O aumento dessa taxa é algo muito positivo para o Google, mostrando que a sua página entrega ao usuário o que ele deseja quando pesquisa por determinada palavra-chave. Sendo assim, ainda que você esteja na primeira posição, pode obter mais tráfego e continuar se destacando. E caso ainda não tenha chegado ao topo, pode atrair mais visitas e chegar onde deseja.
Relação entre rich snippets e taxa de rejeição
Por outro lado, os rich snippets também exercem influência sobre a taxa de rejeição, quando demonstra a porcentagem de pessoas que até acessaram a página, mas que abandonaram sem fazer qualquer interação. Isso ocorre muito quando os dados da SERP não são condizentes com o que está contido na página, e o usuário acaba se frustrando ao acessar.
Porém, com os rich snippets os usuários têm maiores informações antes mesmo de fazer a decisão de clicar ou não em um link, tornando essa frustração mais difícil de acontecer.
Portanto, quem acessa a página está realmente interessado em saber mais sobre o que já foi apresentado antecipadamente, e não deve deixar a página sem interagir com a mesma, melhorando inclusive o tempo de permanência.
Para o Google, quando a taxa de rejeição diminui e o tempo de permanência aumenta, isso demonstra um sinal positivo de que o seu conteúdo está cada vez mais interessante para o público.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Esperamos que possa colocar em prática. Continue acompanhando nossas postagens por aqui e através das nossas redes sociais.
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