Em dezembro de 2021 o Google trouxe uma nova atualização que deixou diversos especialistas verdadeiramente preocupados com a proximidade de um grande evento – o Natal – e a necessidade de estabilidade para essa data. Vamos compreender mais sobre a Product Review Update e como ela pode afetar seu site.
Product Review Update de Dezembro 2021
Essa atualização será centralizada nas reviews de produtos em sites, ou seja, nas avaliações que os usuários dos sites fazem de forma espontânea após suas compras. Justamente por isso o nome – Product Review Update.
Mudanças com o Product Review Update 2021?
As atualizações passam a ser colocadas em prática primeiro em sites de língua inglesa, ainda não há uma previsão sobre quando os sites brasileiros começam a ser afetados pelo update.
O Update demonstrará um impacto principal nos sites que aparecem no Google Discover. O Google especificou que não irá notificar sobre as várias outras pequenas atualizações no algoritmo de avaliações que irá fazer constantemente a partir desse mês. Este é um dos alertas para que analistas de SEO do Brasil permaneçam de olho na volatilidade da SERP e na provável queda de impressões do Discover.
A Product Review Update não é considerada um Core Update, e não vem com o intuito de penalizar sites. O objetivo da atualização é recompensar páginas que proporcionam um conteúdo verdadeiramente original e informativo.
Por que se preparar para o Product Review Update?
O Google divulgou alguns detalhes sobre como evitar quedas de impressões e de posicionamento diante da nova atualização. Entre as recomendações estão:
- Proporcione evidências visuais, de áudio e outros links da sua experiência com o produto, para reforçar a autenticidade da sua avaliação;
- Adicione links para diversos vendedores, dando ao leitor a opção de compra com o comerciante de sua escolha.
Exemplos de Reviews de Produto que geram insights relevantes aos usuários
Nós sabemos que as reviews dos usuários precisam ser espontâneas, principalmente porque elas ajudam os novos compradores a decidirem se irão ou não concluir aquela compra. Para garantir que os usuários postem suas opiniões verdadeiras sobre um produto, o site pode proporcionar benefícios aos avaliadores. Algo similar acontece em um site muito conhecido: o site da Shein.
Como as compras chegam de longe e podem demorar para chegar, os usuários precisam ter certeza que desejam comprar realmente o produto. Para isso, as avaliações são necessárias. Para obter mais avaliações, o site criou a seguinte estratégia: quando alguém avalia um produto, na medida que outros usuários se beneficiam dessa avaliação e votam dizendo que foi algo útil, o avaliador ganha cupons para usar em suas compras.
Já no site da Amazon, o avaliador que fizer vários comentários pode acumular pontuações. No caso da Amazon, os avaliadores são marcados como compradores reais, ou seja, pessoas que realmente compraram um determinado produto.
Entenda como melhorar as avaliações de produtos no seu site
Diversos sites acabam se esquecendo de pedir a avaliação após uma compra, algo que é tão importante. Esse controle é essencial para incentivar os clientes a falarem sobre suas experiências com um determinado produto. As avaliações verdadeiras não precisam ser totalmente positivas, mas precisam ser reais e genuínas.
Ao pedir a avaliação de um produto, se lembra de garantir que o comprador compreenda que precisa contar sobre o seu nível de conhecimento sobre o produto e demonstrar por fotos como ele realmente é. Permita que eles liberem mídias sobre o produto.
Além disso, seu site precisa estar pronto para comparar o produto vendido com os produtos dos seus concorrentes. Já existem vários sites que fazem isso.
Exponha os diferenciais do seu produto e mostre as melhorias que ele possui, as vantagens e as desvantagens para cada tipo de comprador.
Se o seu e-commerce já coloca esses pontos em prática, não há motivos para se preocupar.
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