Novo Update do Google está por vir?

Fique por dentro das notícias sobre SEO - Novidades SEO

Um novo Update do Google (apesar de não ter sido oficialmente confirmado), já está ativo.

 

O que é um Update do Google não confirmado? É aquele Update que não foi comunicado pelo Google formalmente, mas que já é perceptível que ele está ativo. De acordo com os dados, o Update veio entre os dias 20 e 12 de abril de 2022.

 

De acordo com o SemRush, nessas datas houve um pico de oscilação muito alto sobre o algoritmo, alterando as posições dos sites de um dia para o outro, e o evento inclui não apenas algumas, mas a grande maioria das categorias de sites, o que é indica que esse é um grande update.

Qual é a importância de identificar um update, mesmo quando ele não é oficial?

A importância de identificar um update desse tipo é justamente saber como proceder com o seu site. Ao identificar padrões de oscilação do algoritmo, podemos também identificar quais mudanças estão sendo implementadas e analisar como devemos agir, se é preciso alterar alguma coisa em nosso site para que ele sofra menos com as oscilações e para que ele não caia em posições.

 

Nesse caso, o recomendado é esperar. Como o update ainda é muito recente, tudo indica que ainda está acontecendo uma atualização no banco de dados do Google, por isso, é indicado esperar que essa oscilação tão grande diminua, para analisar se algo precisa ser ajustado ou não.

 

Se, quando essas oscilações passarem, o seu site permanecer no topo e até subir de posição: ótimo. Mas, caso você perceba que o seu site caiu em posições, então será a hora de pesquisar mais para saber quais mudanças o update pode ter causado para que isso tenha acontecido com você, e só então verificar o que pode ser modificado.

O que sabemos sobre esse update?

 

Primeiro, que tantos as buscas em mobile quanto em desktop sofreram essas oscilações, o que indica que o Update não foi sobre alterações em apenas um tipo de busca, mas, de maneira geral, o desktop minimamente mais afetado, segundo gráficos de ferramentas como SemRush e Rank Ranger.

 

Com a ferramenta MozCast conseguimos visualizar quais ferramentas estão sofrendo oscilações na SERP. De acordo com ela, as visitas vindo por HTTPS, Verticals, Adwords, reviews, imagens, vídeos, apresentaram alta, enquanto Knowledge Graph, perguntas relacionadas e pesquisas locais apresentaram alguma queda recente. Esses números podem ter relação com algum update e você pode acompanhá-los para saber se o seu site, de acordo com a maior fonte de pesquisas que ele possui, está em risco ou não.

 

O site Advanced Web Ranking também indicou um grande pico de alterações no algoritmo do Google a partir do dia 20 de abril. Algo muito interessante da plataforma é que podemos filtrar essas movimentações por país e por categorias, então, se o seu site é brasileiro e faz parte da categoria de educação, por exemplo, você consegue ver o gráfico que indica se existem oscilações para você e, um possível update que possa estar te afetando. Além disso, você também consegue visualizar os últimos updates do Google.

 

Aqui, em nosso site, você também consegue saber mais sobre todos os últimos Updates do Google e quais alterações eles trouxeram, para verificar se o seu site está dentro dos padrões.

 

Algo que se sabe é que essas oscilações estão acontecendo em nível global, mas começaram cerca de um dia antes para o idioma inglês. Isso indica que podemos olhar o funcionamento dos sites que estão nesse idioma para “prever” possíveis alterações futuras nos sites do nosso país.

 

Um exemplo muito prático sobre a importância de observar esses dados para tentar prever mudanças e ir se adequando aos poucos é o Update Panda de 2011, quando houve uma diferença de cerca de seis meses da atualização nos Estados Unidos até que ela chegasse no Brasil. Por isso, observando os sites desse país, todos aqueles que trabalham com SEO no Brasil conseguiram prever o que seria mudado e começar a fazer pequenos ajustes, portanto, quando a atualização chegou aqui, houveram pouquíssimas oscilações, porque grande parte dos sites já estavam adequados antes mesmo do Update se concretizar.

 

Outra notícia recente, publicada no dia 20 de abril no site Search Engine Land, relatou que já sabiam que o Google estava realizando grandes alterações nas Serps Features. Elas representam qualquer elemento adicional de uma SERP que insere algo novo aos formatos padrões de resultados de pesquisa com descrições e links azuis. Portanto, o Google pode estar testando algum recurso que otimize a experiência do usuário e que esteja causando essas oscilações.

O que fazer a partir de agora?

Agora, é preciso continuar acompanhando os sites que podem noticiar o Update de forma oficial, principalmente o próprio Google. Quando houveram atualizações ou comunicados oficiais sobre esse Update, você também poderá saber de mais detalhes por aqui, por isso, é essencial que você continue acompanhando o nosso site para que o seu não sofra.

 

Precisa de ajuda com SEO para seu site? Fale com a Kairós! Uma agência especializada em SEO.

Publicado em 03 de junho de 2022

Por nohacker

qual posição está no google
Agência de SEO

Kairós

Quem Somos?

Desde 2015 gerando resultados na internet, a agência Kairós trabalha com diversos serviços que trazem visibilidade, branding e vendas.
Acreditamos que grandes especialistas geram grandes resultados, por isso somos um time de mais de 30 especialistas em diversas áreas do mercado. Quer ter mais visitas no seu site, melhorar o branding da sua empresa e aumentar suas vendas?