Atualização do Google: Link spam update

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Saiba mais sobre o Link Spam Update: atualização do algoritmo do Google que veio à tona em julho de 2021 para reforçar melhores práticas de qualificação de links.

Na segunda-feira, dia 26 de julho de 2021, o Google divulgou uma nova atualização de algoritmo, chamada de Link Spam Update, mais uma tentativa de acabar com a disseminação de spams e links de baixa qualidade na internet.

 

Na prática, o update veio para anular links de algumas categorias que não estivessem em conformidade com suas tags específicas, como links de afiliados, links em guest posts e links incluídos em postagens patrocinadas. Apesar de não demonstrar punições específicas como consequência da publicação destes links, o Google deixou claro que os sites que ainda estivessem trabalhando com essas práticas teriam impacto em seus posicionamentos, já que a simples nulidade de links que já tiveram algum valor pode ter a mesma resposta de uma punição para o site.

Taggeamento e suas melhores práticas

Na publicação feita pelo Google, o buscador relembrou a importância do taggeamento correto de links usados em diversas maneiras para monetizar o site ou o blog. Não adicionar tags que categorizam esses links é considerado sim como prática de disseminação de spam, uma das ações que são super condenadas pelas diretrizes de qualidade do buscador.

 

Para não correr o risco de ter o site pego pelo Link Spam Update, os webmasters devem seguir as dicas abaixo e se certificar de que todos os seus links externos seguem todas as regras contra esquemas de linkagem.

 

Links de afiliados

Os links reconhecidos e incluídos em páginas de vendas, produtos digitais, produtos físicos ou outras páginas relacionadas à compras são uma forma muito comum de monetizar sites na internet. Estes links, que em grande parte das vezes fazem parte de um programa de afiliados, precisam estar qualificados com a tag rel=”sponsored”.

 

Eles são monitorados de forma frequente pelo buscador, e quando são notados sem qualificação específica, sofrem ações manuais, ou seja: os links são punidos ou anulados de forma manual, e o algoritmo passa a ter uma atenção maior para o que aquele site está fazendo.

 

A vigilância constante sobre esses links é também um dos grandes esforços do buscador para melhorar o ranqueamento das pesquisas com relação à produtos.

 

Postagens patrocinados e guest posts

Os famosos guest posts e postagens patrocinadas também são antigas formas de monetizar blogs e sites de conteúdo. Porém, desde que essas transações se tornaram práticas disseminadoras de spam e manipulação de algoritmos, o Google passou a contê-las, exigindo que hiperlinks que viessem dessas postagens sejam qualificados imediatamente.

 

As qualificações usadas para elas são a rel=“sponsored”, para links de posts patrocinados, e rel=“nofollow”, mais antiga, recomendada para os casos em que os “guest posts” não necessariamente tenham propósitos de venda.

Atualização importante concluída em agosto

Como ocorre geralmente, o buscador divulgou que a atualização não demoraria para ser totalmente implementada. A recomendação era para que os webmasters estivessem totalmente imersos no documento de melhores práticas para esquemas de links, divulgado pelo Google, para evitar punições em seus sites.

Esquemas de links: Fique atento

  • Comprar ou vender links que foram aprovados pelo PageRank;
  • Trocar dinheiro, bens ou serviços por meio de links ou postagens com links;
  • Enviar um produto “gratuitamente” a um usuário, sob as condições de uma avaliação através de um link;
  • Usar programas ou serviços automatizados para a criação de links no site;
  • Promover marketing de postagens em grande escala, campanhas de guest posting;
  • Realizar troca de links;
  • Criar páginas de parceiros com intuito de criar links cruzados.

Para promover a criação de links relevantes para o seu site e não ferir as diretrizes é preciso elaborar conteúdos exclusivos. Assim, despertar o interesse dos usuários para que suas páginas possam adquirir popularidade de forma orgânica na internet. Além disso, um bom conteúdo continua sendo extremamente valorizado pelo buscador.

 

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Publicado em 03 de junho de 2022

Por nohacker

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