Atualização core update do Google

Fique por dentro das notícias sobre SEO - Novidades SEO

Em dezembro de 2020, o Google realizou uma mudança em seu algoritmo, mais um core update. Saiba mais sobre as atualizações que envolveram esse update do Google:

Quando falamos em navegadores e buscadores da internet, automaticamente pensamos em um nome específico. Apesar de existirem diversos navegadores, o Google é o mais famoso do mundo. Além de ser uma ferramenta que muito facilita nossa vida, o Google também é uma empresa extremamente relevante e global. Portanto, qualquer atualização que aconteça na plataforma mexe com mercados mundiais. Não foi diferente com o core update de dezembro de 2020.

Para aqueles que trabalham com marketing digital, o Google é importante de duas grandes maneiras: tanto no uso diário como usuário, quanto na área profissional, principalmente quando falamos de SEO. Assim, é essencial o acompanhamento periódico do Google e das recomendações que ele emite para que os nossos sites estejam bem posicionados e não sofram nenhum tipo de punição.

Por isso, trouxemos as informações principais que você precisa saber sobre esse update, atualização que foi anunciada no dia 4 de dezembro de 2020. Continue lendo para entender como tudo funcionou:

O contexto do Core Update – dezembro de 2020

Atualizações e modificações que ocorrem nos algoritmos do Google são capazes de implicar de forma direta na visibilidade do site até mesmo nas vendas do mesmo. Todos os segmentos presentes aqui e também modelos de negócios podem ser impactados de alguma forma.

 

Diversas atualizações são feitas pelo Google durante todo o ano, algumas com um impacto gigantesco e outras que não alteram tanto as coisas. No caso das atualizações de maior impacto, como a December 2020 Core Update, o próprio Google pode avisar através de comunicados oficiais o que está acontecendo. Na grande parte das vezes, essas mudanças mexem com toda a comunidade de Marketing Digital, principalmente para aqueles que precisam dos acessos provenientes do buscador.

 

Com essa atualização, diversos sites sofreram oscilações de tráfego e também oscilações do posicionamento de suas palavras-chave, ao menos pelo período de duas semanas. Esse é um comportamento comum quando esse tipo de mudança acontece.

 

Impactos do December 2020 Core Update

Nos primeiros dias de implementação do update, foram notados alguns impactos tanto em segmentos como em domínios. Os segmentos de imóveis, saúde, direito e governo foram os que sentiram o impacto de forma maior, tanto em desktop quanto em dispositivos móveis.

 

No âmbito exclusivo de desktop, finanças e viagens foram os segmentos que tiveram a maior taxa de volatilidade. Já nos dispositivos móveis, os setores de emprego, pets, animais e educação apresentaram maior volatilidade.

Além desses setores que foram definidos e específicos, domínios com tráfego maior do que 1 milhão de visitantes mensais foram severamente afetados. Praticamente 50% dos domínios prejudicados ou beneficiados tinham essa característica em comum. Além disso, um em cada três domínios que experimentaram quedas bruscas de visibilidade eram sites com mais de dez milhões de visitas mensais.

 

No fim das contas, quais foram as mudanças?

 

Desde o ano de 2013, o Google começou a levar em consideração não apenas palavras-chave, mas também todo o universo semântico. A partir de então, para aqueles que investem em blog na estratégia de SEO, o conteúdo de qualidade passou a ser cada vez mais valorizado ao longo dos anos. De forma mais recente, a experiência do usuário nos sites está sendo posta em evidência cada vez mais.

 

Obviamente, questões técnicas como on-page também seguem possuindo grande impacto, mas o peso da semântica passou a ter cada vez mais importância. Portanto, quem trabalha com SEO precisa continuar sempre se atualizando.

 

Como adaptar suas estratégias com essa atualização?

Nas páginas da Central de Pesquisa do Google existem dicas da própria plataforma para não errar na sua estratégia, levando em consideração não apenas essa estratégia, mas todas que vieram antes e depois dela. É importante questionar-se sempre sobre:

 

  • Você está compartilhando o melhor conteúdo em suas páginas?
  • O seu conteúdo proporciona informações ou análises originais?
  • O seu conteúdo fornece uma descrição substancial, completa ou genérica do tópico?
  • Os seus conteúdos trazem uma análise criteriosa ou dados interessantes além do óbvio?
  • Seu conteúdo tem como base outras fontes, ele evita copiar e colar outros conteúdos e entrega algo original com personalidade da sua marca?
  • O título da sua página proporciona um resumo verdadeiro e condizente com o conteúdo?

Após se fazer esses questionamentos, veja como você tem trabalhado o SEO do seu site e use essas perguntas como uma forma de se guiar nessa trajetória.

Você também pode conferir aqui as principais atualizações do Google até agora e fazer uma lista sobre o que você precisa mudar no seu site para que ele esteja cada vez mais parecido com os padrões valorizados pelo buscador. Com isso, você tende a ter um site cada vez mais bem estruturado, bem posicionado e engajado.

Como você está cuidando do conteúdo do seu site?

 

Conheça a Kairós, uma agência de SEO!

Publicado em 03 de junho de 2022

Por nohacker

qual posição está no google
Agência de SEO

Kairós

Quem Somos?

Desde 2015 gerando resultados na internet, a agência Kairós trabalha com diversos serviços que trazem visibilidade, branding e vendas.
Acreditamos que grandes especialistas geram grandes resultados, por isso somos um time de mais de 30 especialistas em diversas áreas do mercado. Quer ter mais visitas no seu site, melhorar o branding da sua empresa e aumentar suas vendas?