Poder contar com os serviços de uma agência de SEO faz toda a diferença quando o objetivo do seu negócio é explorar cada vez mais oportunidades dentro do marketing digital.
Muitas empresas investem cada vez mais no marketing digital, isso porque elas notaram grandes benefícios com o tráfego orgânico gerado através das estratégias de SEO implementadas.
Entenda nesse artigo o que é SEO, o que faz uma agência de SEO e quando você precisa contratar uma.
O que é SEO e qual sua importância?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de pesquisa). As técnicas de SEO fazem parte de um processo de otimização dos elementos de uma página da web para que eles chamem a atenção do Google e também de outros buscadores.
Quando isso acontece, seu site estará bem ranqueado, sua empresa aparecerá para pessoas que estão procurando por ela e a experiência do usuário nas suas páginas será muito melhor.
O resultado é EXCELENTE, porém, o trabalho pode ser um pouco complexo, isso porque sites como o Google utilizam algoritmos muito inteligentes e detalhistas para definir os resultados que as pessoas encontrarão em cada pesquisa.
Todos nós sabemos da importância do Google em nosso dia a dia, e para ter certeza disso basta pensar na quantidade de vezes que buscamos algo nele, seja um produto, um serviço ou uma solução. Portanto, sua empresa precisa se destacar nos buscadores, e as estratégias de SEO existem para te ajudar nessa missão.
O que uma agência de SEO faz?
Uma agência de SEO tem uma grande capacidade de analisar, qualificar e definir quais são os conteúdos e os ajustes necessários para o ranqueamento de sites.
A agência precisa realizar um planejamento completo, com diversas etapas, começando pelo objetivo. Seja para um site, blog ou loja virtual, quando o desejo é crescer, é preciso ter uma meta e um porquê.
A meta pode ser o aumento das vendas, geração de tráfego orgânico de qualidade ou divulgação do negócio, entre outros.
No início, a agência promove uma análise para identificar falhas e necessidades de ajustes. As principais fases de um projeto de SEO envolvem:
- Definição de persona;
- Seleção das palavras-chave;
- SEO On Page;
- Criação de conteúdo;
- SEO Off Page
- Divulgação do conteúdo;
- Análise e monitoramento.
Você pode perguntar: “essas ações não poderiam ser feitas em casa, por alguém que tem um nível raso de conhecimento no assunto?” No entanto, para atingir o objetivo final, é preciso que a pessoa que irá executar cada uma dessas etapas tenha profundo conhecimento, seja detalhista.
Além disso, o próprio Google disponibiliza tantas métricas para monitoramento que a melhor opção é contar com um profissional que possa alinhar todos os pontos.
Por mais disposto a aprender que alguém esteja, se não souber solucionar as principais dúvidas de SEO e colocar em prática cada etapa importante, os riscos são grandes e sua empresa pode até mesmo desaparecer do Google.
Por que uma empresa precisa aparecer no Google?
O universo virtual está cada dia mais presente na rotina de todas as pessoas. Buscadores como o Google são importantes para procurarmos respostas, soluções, empresas e os mais diversos tipos de produtos. Quantas vezes você já recorreu ao Google para encontrar algum serviço, fazer uma compra, resolver algum assunto?
Conforme dados da StatCounter, no ano de 2021, o Google contou com a preferência de 92% dos usuários em todo o mundo. Com isso, podemos concluir que a maioria das pessoas realizam pesquisas no buscador.
Só por isso, já existem motivos suficientes para investir em SEO e destacar o seu negócio no buscador, mas ainda existem outras motivações.
Outro detalhe importante é a mudança no perfil de compra da população. Atualmente, cerca de 97% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra, segundo dados do E-commerce Brasil.
Portanto, ainda que a maioria de suas vendas sejam físicas, vale a pena investir em SEO para que os usuários encontrem resultados que os levem até a sua empresa. Para lojas totalmente virtuais que querem continuar crescendo, a implementação de técnicas de SEO é praticamente obrigatória.
Motivos para investir em SEO
Agora que você entende o que faz uma agência de SEO, talvez ainda esteja em dúvida sobre a utilidade desse serviço no seu negócio, na prática. Então, se você ainda busca outros motivos para investir nas estratégias de otimização, veja alguns pontos importantes para tomar sua decisão:
Destacar sua empresa na primeira página do Google
Já foi comprovado que a maioria dos usuários veem os resultados apenas da primeira página de buscas do Google. Portanto, se a sua empresa não está nessa página nos assuntos relacionados ao seu nicho, você está perdendo clientes e dinheiro.
As técnicas de SEO podem ajudar o seu site a ganhar destaque na primeira página, quando alguém realizar alguma pesquisa relacionada aos seus produtos ou serviços.
Fortalecimento de marca
Quando as técnicas de SEO são bem implementadas, elas podem ajudar sua empresa a ter um grande fortalecimento de marca e passar na frente dos seus principais concorrentes. Isso acontece porque, quando os usuários pesquisam um termo específico e encontram sua empresa logo de cara, eles entendem que você pode entregar uma das melhores soluções dentro do seu ramo.
Com isso, os potenciais clientes perdem o interesse em procurar outras empresas e recorrem ao seu site ou suas opções de contato para fechar negócio com a sua empresa.
Análise de resultados
Quando vamos inserir uma nota estratégica na empresa sempre ficamos incertos sobre os resultados que serão alcançados. Com uma agência de SEO essa preocupação não existe, afinal, é possível acompanhar e mensurar todos os resultados, analisar o que está dando certo e o que precisa ser reforçado durante a aplicação de cada método.
É possível monitorar métricas como:
- Taxa de rejeição;
- ROI;
- Conversões.
- Visibilidade Orgânica e afins.
Essa possibilidade de acompanhamento reduz prejuízos financeiros e acelera o processo de otimização da sua empresa na web.
Referência e autoridade
Assim como você deseja que sua empresa se destaque e ultrapasse a concorrência, com certeza também deseja ser uma referência dentro do seu ramo de atuação. As estratégias de SEO também podem ajudar nisso.
À medida que a empresa fica bem ranqueada nos primeiros resultados dos buscadores, maior é sua visibilidade e autoridade em determinado nicho.
Quando os usuários começam a se deparar com a mesma empresa em suas fontes de pesquisa, naturalmente ganham uma referência de marca dentro daquele assunto específico.
Otimização da experiência do usuário
A experiência do usuário precisa ser levada em conta antes mesmo de iniciar a produção de um conteúdo na web. Afinal, o Google usa esse parâmetro há muitos anos como um dos seus principais pilares para ranqueamento.
O Google Page Experience analisa, entre diversos fatores, o tempo que sua página leva para carregar, a utilização de protocolo HTTPS, a segurança de sua página, a responsividade e a presença ou ausência de anúncios intrusos ou elementos que atrapalham a navegação do usuário.
Portanto, se você deseja que sua página se destaque, também precisa investir em SEO para melhorar a experiência dos usuários em suas páginas.
Como escolher a melhor agência de SEO?
Agora que você consegue compreender o tamanho da importância de uma agência de SEO para o seu negócio, chegou a hora de entender os principais fatores para escolher os profissionais que te ajudarão nessa missão.
1 – Pesquise o histórico da empresa e veja suas cases de sucesso
Uma forma de entender a qualidade de uma agência é entender quais foram os seus resultados até hoje, quais são seus trabalhos mais notórios e como é a satisfação de seus clientes.
Uma excelente forma de fazer isso é olhar o histórico da empresa e analisar suas cases de sucesso.
2 – Verificar a otimização do site para SEO
A otimização do seu site deve ser feita, de preferência, completamente pela agência que será contratada. Portanto, verifique se ela trabalha apenas com consultoria de SEO ou se realmente executa a implementação das técnicas.
3 – Veja qual é o custo benefício
Preste atenção nos valores cobrados e no método de trabalho utilizado pela agência.
Veja se o orçamento está completo, com todas as mudanças que você deseja inserir, com a previsão de todas as etapas, tempo de execução e custos detalhados.
A qualidade dos serviços e toda a experiência proporcionada pela agência podem tornar o serviço mais caro, no entanto, quando existem todos esses detalhes a segurança em investir na agência é muito maior.
4 – Contrato e resultados
Além de conferir todos esses aspectos, veja o tempo de duração do contrato e detalhes sobre a prestação dos serviços. Verifique os prazos para o alcance de cada objetivo para não haver desentendimento e para que as expectativas estejam alinhadas aos resultados.
5 – Tire todas as suas dúvidas
Antes de fechar o contrato tire todas as suas dúvidas com a agência, faça uma lista de perguntas, se certifique de obter todas as informações que você deseja.
Veja algumas perguntas importantes antes de fechar negócio:
- A agência segue as diretrizes do Google para webmasters?
- Quais resultados eu posso esperar?
- Em quanto tempo esses resultados aparecerão?
- Quais métricas a agência usa para medir os resultados?
- Quais os principais canais de comunicação com a agência?
6 – Regulamentação
No Brasil, uma das principais regras para regulamentação de conteúdos na internet é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a valer no ano de 2020. Para garantir que a lei seja cumprida, existe um órgão fiscalizador chamado Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Uma agência de SEO que segue todos os regulamentos poderá te ajudar a manter o seu site dentro da LGPD e, assim, evitar uma multa que pode variar entre 2% do lucro total da empresa até R$ 50 milhões de reais.
Agora que você já sabe o que é SEO, o que faz uma agência de SEO e quais cuidados tomar antes de contratar uma, é hora de procurar especialistas que possam destacar o seu negócio nos principais buscadores da internet e multiplicar suas vendas, como o time de profissionais da agência Kairós.