O marketing digital se configura hoje em uma das principais áreas de investimento no e-commerce. A ferramenta, aliás, não é mais uma opção para as empresas. Saiba mais sobre o futuro do e-commerce e como o marketing digital está relacionado a tudo isso.
A pandemia tornou o e-commerce muito mais potente em todo o mundo. Durante as fases mais críticas da crise sanitária, o grande meio de contato com outros estados e países era o ambiente virtual.
Os anos de 2021 e 2022 consolidaram o hábito das compras digitais, e quem antes fazia uma compra pela internet esporadicamente, passou a comprar de forma regular através desse meio. Em 2023, a transformação segue como uma tendência que deve continuar em alta no futuro.
O marketing digital é um grande auxílio para os processos de compra e venda, e quem busca seu espaço no mercado digital, independentemente do setor em que atua, precisa contar com essa ferramenta o tempo todo. O marketing pode despertar o desejo de compra, impulsionar vendas e destacar empresas.
Portanto, investir em tendências que estão interligadas à tecnologia e ao marketing é uma possibilidade para driblar os desafios, conquistar e fidelizar clientes, melhorar seu posicionamento em meio à concorrência, diversificar produtos e muito mais.
Estratégias para e-commerce
O planejamento estratégico para e-commerces nunca foi tão essencial. Veja o que fazer para melhorar os resultados do seu negócio hoje e no futuro.
Atenção aos dispositivos móveis
Os consumidores mudaram seus comportamentos de alguns anos até os dias atuais, e a realidade hoje é que a maioria das pesquisas por produtos e serviços e compras são realizadas através de smartphones.
Por isso, o empreendedor virtual que deseja conquistar novos clientes precisa investir em aprimoramento em seu site pensando nos dispositivos móveis, com acessibilidade e design responsivo. O marketing digital, nesse caso, precisa envolver mais de um canal, apostando em várias mídias para não perder o poder de influência em nenhuma delas.
Invista no e-mail marketing
Algum tempo atrás, algumas pessoas pensavam que os e-mails não sobreviveram em meio aos avanços tecnológicos, mas hoje tudo está totalmente conectado ao e-mail.
Propagandas, confirmação de compra, dados para rastreio de uma compra, chamada para avaliação de um produto adquirido, oferta de cupons de desconto, remarketing e conteúdos personalizados estão entre os principais assuntos inseridos nos e-mails diários enviados por e-commerces.
O marketing digital para e-mail marketing prioriza o relacionamento com o cliente ou potencial cliente, dando a devida atenção para as necessidades do consumidor que se conectam com os desejos da empresa.
O esperado é que exista uma segmentação cada vez mais otimizada nas campanhas de e-mail marketing, principalmente através da personalização, o que você vai conferir no próximo tópico.
Personalização
Embora a personalização não seja algo novo, algumas lojas virtuais ainda não se atentaram a esse detalhe tão importante. Existem diversas ferramentas para que os empreendedores virtuais reúnam dados essenciais sobre seus consumidores, tornando as estratégias de marketing ainda mais eficientes.
O mercado disponibiliza diversos recursos de mensuração e pesquisa, um exemplo é o CRM, que pode ajudar os empreendedores na criação de campanhas focadas nos objetivos e necessidades dos consumidores.
Personalizar suas campanhas é algo extremamente importante para que o cliente entenda que sua empresa está realmente interessada em compreender as necessidades e dores dos consumidores. Além disso, a personalização gera maior identificação com a marca, melhora no atendimento ao cliente e aumento da satisfação.
Diversificação dos canais de comunicação
Os clientes precisam de um espaço onde suas dúvidas possam ser respondidas, onde possam fazer sugestões, reclamações e elogios sobre os produtos ou serviços. Portanto, diversificar os canais de comunicação da sua empresa é algo muito importante.
Além do espaço das redes sociais e o próprio site da empresa, é importante criar um chat online que ofereça aos consumidores a oportunidade de entrar em contato com a empresa virtualmente, em tempo real.
Esse detalhe facilita o processo de compra, pois um potencial cliente pode tirar uma dúvida importante antes de decidir adquirir ou não o produto, contratar ou não seus serviços.
Essa estratégia é uma excelente diferenciação para o futuro do seu e-commerce.
Invista nas redes sociais
As redes sociais constituem uma parte muito importante para entender o comportamento dos consumidores e estabelecer comunicação com eles.
A empresa que não investe nesse espaço está perdendo grandes oportunidades, pode ficar atrás da concorrência e perder excelentes clientes, além de ter possíveis prejuízos na consolidação da marca, afinal, quem não é visto não é lembrado, e as redes sociais são um excelente palco atualmente e também para o futuro do e-commerce.
Além disso, manter as redes sociais da empresa com constante atividade estratégia faz com que a marca se aproxime dos clientes, de forma amigável e acessível.
Atenção ao conteúdo
A atenção ao conteúdo é um complemento para a estratégia das redes sociais e também tem grande impacto no e-mail marketing.
O público está cada dia mais interessado por informações consistentes, e essa é uma excelente oportunidade para as marcas estabelecerem sua autoridade, ganhando a atenção e o respeito dos consumidores.
O entretenimento nas redes sociais também é importante, por isso é essencial entender o que o seu público espera, qual o tom certo para alcançá-lo, com qual linguagem lidar nos conteúdos.
Criar conteúdos de qualidade para o seu público é uma das formas mais interessantes para se destacar nas mídias sociais e ofuscar a concorrência do seu segmento.
As redes sociais também impactam no SEO, por isso, investir em um blog para sua marca pode ser extremamente importante na hora de criar conteúdo para o Google e posicionar sua marca nos mecanismos de busca.
Se você deseja saber mais sobre SEO, clique aqui após ler esse conteúdo.
Faça remarketing
As estratégias de remarketing precisam fazer parte de todos os tipos de e-commerce. Através do rastreio de sites visitados pelo usuário por meio dos cookies é possível mostrar anúncios dos produtos ou serviços que ele demonstrou interesse anteriormente, fazendo com que ele pense novamente em efetuar a compra.
Essa técnica pode ser muito importante quando o potencial consumidor continua em dúvida sobre comprar ou não. O remarketing também pode ser feito através do e-mail.
Entenda a importância dos links patrocinados
Os links patrocinados ganham cada vez mais espaço, principalmente em redes como o Facebook. O Google AdWord também criou recursos sofisticados com grande poder de segmentação para essa função.
Big Data
Big Data são dados que contém grande variedade, com volume e velocidade de informação.
O Big Data é uma das estratégias importantes para a definição de campanhas e estratégias de marketing digital.
Tendências para investir no futuro do e-commerce
Se você quer continuar investindo no e-commerce e crescendo nos próximos anos, destacando sua marca e consolidado seu negócio virtual, precisa conhecer algumas tendências, como:
Omnichannel
A maioria dos consumidores usa diversos canais antes de realizar uma compra. Por isso, o omnichannel é importante para o e-commerce, pois otimiza a comunicação, promove agilidade e pode proporcionar melhores ofertas.
Omnichannel é uma tendência de e-commerce que tem como base a concentração de vários canais usados por uma empresa. A ferramenta possibilita que os consumidores não sintam grandes impactos ao comparar as compras online e offline.
Pick-up store
Pick-up store é o nome concedido à prática de adquirir um produto virtualmente, mas retirá-lo presencialmente, e faz parte da estratégia do Omnichannel. É uma tendência atualmente que deve seguir pelos próximos anos em alguns setores.
A estratégia é importante para empresas que estão muito bem consolidadas com suas lojas físicas, mas que desejam aumentar as vendas através da internet. Para essas empresas, essa modalidade oferece grandes possibilidades.
Múltiplos meios de pagamento
Carteiras digitais, pix, gateways de pagamento, cartões, boletos… É importante que o e-commerce ofereça a maior amplitude possível para meios de pagamento, caso contrário, os consumidores podem encontrar empecilhos na hora de efetuar a compra e desistir da sua loja virtual.
Customer service
Ter atenção com o atendimento ao consumidor é essencial, não só para oferecer um serviço totalmente personalizado ou fidelizar o cliente, mas também para convencer os potenciais consumidores que ainda estão em dúvida para efetuar uma compra.
Grande parte dos consumidores não compram com marcas que falham no atendimento ou que passam insegurança por possuir poucas opções de comunicação.
Mobile commerce
Segundo a Fundação Getúlio Vargas (VG), no Brasil, a quantidade de dispositivos móveis em atividade é cerca de duas vezes maior do que o número da população brasileira. Portanto, o mobile e-commerce (comércio feito através de smartphones) representa grande parte das compras no país.
Essa informação demonstra a importância de adaptar o seu site totalmente, para garantir uma excelente usabilidade em diferentes aparelhos e diferentes sistemas operacionais. Investir em aplicativos também pode ser uma excelente ideia dependendo do seu tipo de negócio.
Essas são algumas das estratégias para quem deseja investir no futuro do e-commerce, manter sua empresa ativa e destacar sua loja virtual.
Continue acompanhando nossos posts por aqui e através das redes sociais para ter grandes insights para o presente e o futuro do seu e-commerce.