Se você trabalha com SEO ou está inserido nessa estratégia de alguma forma, já sabe que as atualizações do Google exercem um grande impacto em todos os sites a nível global.
Sabemos que para ter sucesso com SEO é preciso conhecimento, análise e estar por dentro do padrão de funcionamento do Google. É exatamente por isso que preparamos um histórico resumido das atualizações principais no algoritmo do Google, de 2020 até 2003. Confira:
2020
Dezembro de 2020 – Core Update
O último core update de 2020 teve sua divulgação em 03/12 e não demonstrou instruções específicas. O Google enfatizou que os sites seguissem suas diretrizes de avaliação de qualidade. Você pode conferir nosso artigo falando sobre essa atualização clicando aqui.
Maio de 2020 – Core Update
Os segmentos mais impactados por essa atualização foram conteúdos curtos e em sites relacionados à saúde. Os abalos sofridos em alguns sites estão relacionados ao EAT – termo que resume expertise, autoridade e confiança, algo que tem sido extremamente buscado pelo Google em todos os sites.
Leia mais sobre essa atualização.
Feattured Snippet Duplication – maio 2020
Ainda em maio, foi confirmado um update que impactaria todas as buscas cujos resultados fossem apresentados em lista, dessa forma, páginas que atingiram posição em sinppets de destaque na SERP não seriam mais repetidas em resultados orgânicos.
Leia mais sobre essa atualização.
Janeiro de 2020 – core update
Essa atualização não teve confirmações, entretanto, acredita-se que o maior foco foi o conteúdo. Sites que tinham um grande índice de spam e linkagens problemáticas foram impactados de forma negativa.
Leia mais sobre essa atualização.
2019
Outubro: BERT Update
No fim de 2019 o BERT Update foi considerado a atualização mais importante em 5 anos. Com o update, os stopwords, que podem mudar o sentido das frases, teve um lugar de destaque, assim também como características da linguagem falada nas buscas através do recurso de voz.
O Google lançou um pré-treinamento para criar modelos aptos a processar a linguagem natural escrita e a linguagem falada.
Setembro: Core Update
No mês de setembro o Google declarou que a sua forma de lidar com links nofollow havia sido modificada. Eles passaram a ser mais importantes, inclusive, sendo vistos como uma estratégia para perceber quais links deveriam ser levados em conta.
Vários webmasters declararam também que essa atualização aumentou a visibilidade para conteúdos em formato de vídeo, gerando comentários de que o update teria sido focado em multimídia. Entretanto, nenhuma hipótese foi confirmada oficialmente.
Junho: Core Update
Mais uma atualização, e mais uma vez o comentário do Google foi o de que não havia nenhuma melhoria muito específica, e que os webmasters deveriam apenas continuar se preocupando com a qualidade dos seus conteúdos.
Março: Core Update
Esse Core Update também ficou conhecido como Flórida 2 e foi um dos maiores lançados pelo Google.
Mesmo explicando que Core Updates, de maneira geral, não focam em algum aspecto específico dos sites, muitos webmasters relataram que sentiram diferenças entre links e posições de busca orgânica após a atualização.
Outra modificação relatada foi a de que sites que estavam impactados negativamente pelo Penguin recuperaram alguma visibilidade com o update, assim como sites dos segmentos saúde, pets/animais e veículos.
Fevereiro: Valentine’s Day Update
Essa atualização também não foi muito comentada pelo Google, entretanto, alguns criadores notaram uma relevância maior em títulos e densidade de palavras-chaves em suas páginas.
Ao contrário do que acontece na maioria dos updates, com o Valentine’s Day diversos sites mais ganharam do que perderam visibilidade.
2018
Agosto: Medic Core Update
Essa atualização, como o próprio nome já indica, foi sentida principalmente por sites de saúde e finanças em todo o mundo.
Um dos aspectos principais considerado pelo algoritmo foram as métricas de qualidade que apresentam relação com a qualidade do conteúdo, como dados do autor, informações de credibilidade, fontes de confiança, entre outros.
Março: Broad Core Algorithm Update
Essa atualização não foi voltada de forma específica para a qualidade dos conteúdos, mas sim para a relevância.
Esse update ajudou o Google a identificar quais sites realmente eram relevantes para os usuários, com base em evidências que vão além da qualidade. O conselho foi para que os webmasters buscassem a opinião dos seus usuários para descobrirem o que poderia ser feito para que seus sites e conteúdos tivessem uma relevância maior.
2017
Dezembro: Maccabees Update
Como a maioria dos Core Updates, esse também não teve uma especificação. Entretanto, a maioria dos webmasters acreditaram que a atualização estava relacionada com aspectos mobile-first, justamente por isso não teria apresentado uma flutuação significativa de posições após a implementação.
Março: Fred Update
Na época, o Google praticamente não divulgou informações sobre a atualização. A única coisa que foi dita foi que os webmasters deveriam focar em qualidade, que a atualização teria sido no algoritmo principal e que todos deveriam apenas continuar seguindo as Diretrizes de Qualidade do Google para que fossem impactados
Janeiro: Intrusive Interstitial Update
Essa atualização teve foco em tirar a visibilidade de sites dos quais seus anúncios e pop-ups impactavam de forma negativa na experiência do usuário em dispositivos mobile.
2016
Setembro: Penguin Update 4.0 e Core Algorithm Integration
O Penguin Update foi incorporado totalmente ao core do algoritmo do Google.
Algo diferente nessa atualização foi a capacidade que o Penguin obteve em avaliar sites e links em tempo praticamente real, fazendo com que a avaliação de resultados de link building fosse ainda mais eficiente e exata.
Janeiro: Panda Core Algorithm Incorporation
Como citamos na outra atualização, foi nesse início de 2016 que o Panda Update foi integrado ao núcleo de algoritmo principal do Google, já que antes era considerado apenas uma espécie de filtro do robô.
2015
Outubro: RankBrain
O Google RankBrain não foi somente uma atualização, mas sim um algoritmo completo criado a partir do conceito de machine learning.
Diferente de inteligência artificial, machine learning é o aprendizado automático dos robôs através da observação de dados e da repetição de padrões de comportamento virtual.
A declaração do Google para a Bloomberg, na época da atualização foi a seguinte:“se RankBrain identificar uma palavra ou uma frase da qual não está familiarizado, o robô poderá adivinhar quais palavras ou frases podem ter um significado parecido e filtrar resultados com base nisso, tornando-se cada vez mais eficiente em pesquisas nunca feitas antes.”
Maio: Quality Update
Esse foi o primeiro Quality Update integrado ao algoritmo do Google. Ele também é conhecido como Phantom Update, e teve a intenção total de aperfeiçoar a maneira como o buscador observa sinais de qualidade que possuem relação com o conteúdo de uma página.
Sites de conteúdo “how to”, como eHow, WikiHow e outros, na época, foram impactados de forma muito significativa, e páginas de navegação complexa, com conteúdo de baixa qualidade e clickbaits desceram de posição na SERP.
Abril: Mobilegeddon Update (ou Mobile-Friendly)
O Mobile-Friendly Update recompensou os esforços e a insistência de quem já havia entendido a importância das buscas do tipo mobile.
Através dele, o Google anunciou que sites que tinham uma boa funcionalidade tanto na versão desktop como na versão para dispositivos móveis subiriam em posições nas páginas de resultado.
O impacto foi altamente significativo mundialmente, já que havia um crescimento muito grande em buscas através de dispositivos móveis.
2014
Agosto: HTTPS/SSL Update
Essa atualização não teve tanta repercussão, entretanto, através dela o Google confirmou que sites seguros passariam a ter preferência nas buscas.
O certificado de segurança para sites passou a ser extremamente importante.
Julho: Pigeon Update
O lançamento do Pigeon Update veio após um grande esforço do Google para eliminar completamente sites que colecionam spam em suas páginas.
Após o Pigeon, o Google otimizou seus padrões de geolocalização e distância para oferecer resultados específicos com base na localização, principalmente em buscas realizadas através de dispositivos celulares.
2013
Setembro: Hummingbird Update
Esse foi um grande marco no histórico de atualizações do Google em relação à inteligência artificial.
Esse update foi uma reformulação completa no algoritmo principal de pesquisa e transformou a maneira como o buscador passou a associar consultas difíceis com o campo semântico de uma página da internet.
Foi a partir desse momento que o chamado Knowledge Graph — ou Diagrama de Conhecimento — teve sua aprimoração e seu destaque.
Concluído em 2012, o Knowledge Graph é um banco de dados gigante que prevê, por meio da coleta de informações que tem como base o comportamento de um usuário no Google, qual é o verdadeiro intuito de uma determinada busca, quando é realizada por um usuário específico.
Junho: Payday Loan Update
Após novas versões do Panda Update, em 2013 o Google implementou o Payday Loan Update.
Essa atualização se voltou para o que foi definido como “lugar obscuro” da internet e buscas que naturalmente geravam um número muito grande de spams, como pesquisas que tinham relação com formas ilícitas de obter dinheiro, cassinos, produtos farmacêuticos e conteúdos adultos.
2012
Setembro: Exact-Match Domain Update
O objetivo principal dessa atualização foi acabar com os spams de domínios de correspondência exata na SERP. Criar domínios com palavras-chave diferentes em suas URLs, para conseguir posições em mais de um busca se tornou, a partir desse update, uma técnica totalmente disfuncional.
Abril: Penguin Update
Essa foi a grande primeira atualização do algoritmo com foco principal em combater técnicas black hat, sendo um dos updates mais importantes da história do Google.
O impacto nas buscas foi gigantesco. Até então, o mais importante quando se tratava de link building era o volume, dessa forma, quem fazia um trabalho de captação de links muito grande ganha sua posição, mas nem sempre havia qualidade nisso.
Com o Penguin, milhões de páginas com uma lista enorme de backlinks despencaram em suas posições.
Fevereiro: Venice Update
A partir do Venice os resultados dos sites passaram a se basear, também, na localização de quem estava buscando, entregando ao usuário um resultado mais personalizado, com maior chance de corresponder ao que realmente estava sendo procurado, como em buscas por restaurantes, lojas e afins.
Janeiro: Page Layout Update
Embora tenha impactado menos de 1% das buscas, esse update do algoritmo levantou uma importante preocupação associada à experiência do usuário em um site.
O Page Layout veio para punir os sites que tinham anúncios que se aglomeravam em cima dos conteúdos, ou sites em que os usuários precisavam rolar toda a página principal para chegar até as informações que desejavam.
2011
Novembro: Freshness Update
Através dessa atualização, o algoritmo do Google foi modificado para definir de forma mais exata quando é preciso destacar, em seus resultados, conteúdos que são recentes e que são mais sensíveis ao tempo, como notícias, eventos, festivais e afins.
Fevereiro: Panda Update
O Google Panda foi o primeiro grande update do algoritmo do Google com foco em qualidade de conteúdo e modificou, para sempre, a maneira como a experiência completa do usuário em um site seria analisada pelos meios de busca.
Na época em que o Panda foi criado, as content farms – grande distribuição de conteúdo de baixa qualidade feito de forma exclusiva para atender aos robôs de busca – se tornaram um meio muito lucrativo e popular entre os profissionais do ramo.
O combo que unia o aumento do uso de práticas de manipulação de algoritmo e a integração do Caffeine Update, no começo de 2010, ocasionou em uma baixa significativa de sites entregues pelo Google.
Pensando nas possibilidades para aumentar o nível de sua página de resultados, o Google divulgou, no dia 23 de fevereiro, uma das mais importantes atualizações da história do algoritmo. No dia seguinte, o impacto já chegava a quase 12% de todas as pesquisas.
Outro motivo pelo qual o Panda foi uma das principais atualizações do Google foi a quantidade de melhorias e pequenas atualizações que seguiram depois da primeira versão. Isso aconteceu porque, no começo, o Panda não havia sido feito para ser parte do algoritmo principal do Google, mas sim como um filtro a ser integrado na hora de avaliar os websites.
Em 2016 ele foi adicionado ao algoritmo-chefe.
2010
Abril: MayDay Update
Através do MayDay Update, a preocupação com a otimização das palavras-chave do tipo cauda longa teve um grande visibilidade entre os profissionais de SEO.
Isso aconteceu porque esta atualização modificou a forma como o Google analisava os sites mais adequados para as buscas de long tail. Os conteúdos que foram impactados de forma negativa pelo MayDay foram os chamados thin content – conteúdos curtos, sem especificações e pobres em suas informações.
2009
Agosto: Caffeine Update
O Caffeine Update foi a integração de um novo sistema de indexação, onde o intuito era rastrear e armazenar as informações de forma ágil e rápida.
A consequência foi uma SERP com resultados 50% mais atuais e a integração de indexação e ranqueamento em tempo praticamente real.
Janeiro: Vince Update
Conhecida também como a atualização que gerou maior benefício para grandes marcas com sites pequenos, o Vinte Update foi um marco em relação à competitividade de palavras-chave.
No começo, o Vince foi polêmico, porque levantou suspeitas de que o Google estaria levando vantagens para marcas grandes sem observar a qualidade dos sites, mas a hipótese foi logo desfeita.
A partir disso, webmasters se sentiram obrigados a pensar sem SEO não apenas como medidas e alterações mecânicas dentro de um site, mas também em redes sociais, notícias, distribuição de conteúdos e outros itens off-page.
2005
Dezembro: Big Daddy
O Big Daddy foi uma atualização gradual, voltada para a estrutura do sistema de busca do Google. A implementação total durou cerca de três meses e modificou a forma como o buscador agia com questões técnicas que tinham relação com redirecionamentos e canonização, por exemplo.
Setembro: Jagger Update
Esta foi a primeira grande atualização do Google com foco em link building. Depois do Jagger, o algoritmo ficou muito mais criterioso com relação a links de baixa qualidade, link farms, troca de links, compras de links e vários outros tipos de spam.
A atualização aconteceu em três etapas: Jagger 1, 2 e 3. Outros itens que foram impactados de forma direta pelo Jagger Update foram: conteúdo, arquitetura de URL, meta tags e linkagem interna.
2003
Novembro: Florida Update
Aqui foi onde uma nova era se iniciou para o que conhecemos atualmente como SEO, ou, para diversos webmasters, foi o momento exato em que o trabalho de otimização de sites começou a alavancar.
Este update fez com que milhares de sites despencassem na SERP, já que veio para terminar de vez com técnicas de ranqueamento que ainda eram muito ultrapassadas e de baixa qualidade, como keyword stuffing, textos ocultos, links escondidos e outras.
Fevereiro: Boston Update
Apesar de não ter apresentado um impacto grande, o Boston foi muito importante por ter sido a primeira atualização de algoritmo do Google de forma oficial.
No momento, a ideia da plataforma era adicionar um grande update todos os meses, mas conforme as atualizações se mostravam mais frequentes e necessárias, a ideia foi sendo modificada.
Essas foram 35 grandes atualizações do Google, mas, com toda certeza, muitas outras grandes atualizações virão nos próximos anos.