Sem dúvidas, poder contar com uma agência de marketing traz diversos benefícios para qualquer empresa que queira crescer, expandir, estar em vários lugares tanto fisicamente como digitalmente. Mas, existem situações que fazem com que a contratação de uma agência seja uma experiência muito ruim para os negócios. Confira quais situações podem ocorrer:
Agência de marketing: quando vale a pena e quando não vale a pena?
Há inúmeras vantagens de poder caminhar lado a lado com uma agência de marketing, porém, existem pontos negativos que podem ocorrer. Veja no artigo a seguir o que você deve priorizar para fugir das ciladas:
Profissionais especialistas
O marketing digital precisa ser pensado, estruturado, avaliado antes e depois de ser aplicado. Precisam haver técnicas, prática e experiência, o famoso know-how. Nessas horas, quem entende do assunto pode potencializar os resultados, fazendo com que eles aconteçam de forma mais rápida e duradoura ao mesmo tempo.
Mas, não vale a pena quando você contrata um profissional ou uma empresa muito recente, que acabou de entrar no mercado, que ainda não tem experiência ou não sabe aplicar as técnicas da forma que se espera. Por isso, aqui existem duas situações que precisam ser avaliadas ao olhar para os profissionais de uma agência: eles realmente são especialistas ou ainda são entusiastas? Não se pode generalizar, existem profissionais que já entram no mercado com muita informação teórica e muita bagagem para alavancar o seu marketing, mas nem sempre isso acontece.
O que fazer: observar sempre antes da contratação a reputação da empresa, o portfólio, os cases de sucesso.
Economia de tempo para a sua empresa
Contratar uma agência é um meio de garantir que existe um time de pessoas que estão focados em toda a estruturação do seu marketing, ou seja, você pode focar em outras áreas da empresa das quais você é responsável, economizando o seu tempo e as suas energias.
Porém, não vale a pena quando a agência, por algum motivo, não consegue apresentar os resultados que você deseja, não cumpre os prazos, não entrega o esperado ou precisa que você tire dúvidas em tempo integral, mesmo após diversas reuniões.
O que fazer: antes de contratar uma agência, veja o que os clientes dizem sobre ela, o resultado que esses clientes estão demonstrando, se existem mais elogios ou reclamações sobre a agência de marketing. Isso pode evitar muita dor de cabeça.
Economia financeira
Quando somamos todo o curso de contratar um profissional para cada função do marketing da nossa empresa, chegamos facilmente à conclusão que vale muito mais a pena contratar uma agência, já que ela conta com um time de profissionais que atuam em múltiplos segmentos dentro do marketing. A economia financeira é um outro ponto muito importante na contratação, e deve ser levada em conta como um dos pontos decisivos.
Porém, não vale a pena quando a empresa começa a cobrar preços abusivos, quer cobrar por serviços que estão fora do combinado, quer acrescentar muitas coisas que não foram acordadas para deixar o preço maior.
O que fazer: antes da contratação peça um orçamento para várias agências de marketing digital, com o mesmo pacote de serviços, e avalie qual está dentro da média e qual está sendo abusiva em suas cobranças.
Como fazer a contratação valer a pena?
Para isso é preciso: definir o objetivo dos projetos, conversar com a agência, avaliar as entregas da agência, o portfólio, avaliar como a agência aplica o seu marketing em si e os orçamentos.
Qual é o objetivo da sua empresa? E quais são os objetivos da empresa para o marketing digital? É preciso definir o que você deseja alcançar através da contratação com a agência de marketing, o que ela precisa fazer para alcançar os resultados esperados.
Conversando com a agência
Se a agência for da sua região, faça uma conversa presencial e esclareça todas as dúvidas. Caso o contato seja virtual, faça uma reunião on-line para explicar as suas necessidades, as suas expectativas e ouvir as propostas da empresa que será contratada. Se sentir que a parceria pode ter mais pontos negativos do que positivos, não hesite em buscar por outras.
Avaliando as entregas
Antes de fechar o acordo, leve em conta as expectativas que você possui e a dedicação que você busca por parte da agência. Veja também como ela entrega os resultados para os outros clientes, se eles realmente estão alcançando o que desejam, se o combinado realmente está sendo realizado com outras empresas.
Avaliando o portfólio
Todo profissional e agência precisa ter um portfólio, é nele que são colocados os principais trabalhos realizados, o segmento de cada cliente, os resultados esperados e os resultados que realmente foram efetivos.
Veja também os cases de sucesso, as experiências especiais que a agência proporcionou para outros clientes.
Avaliando como a empresa aplica o seu marketing em si
Aproveite para buscar as redes sociais da agência, o site e todos os canais que ela possui. Como ela aplica o marketing para si? Ela alcança bons resultados em suas redes sociais, o site é interessante, seus canais impactam o público, ela é atual e demonstra expertise, ela usa as principais ferramentas? Olhar a forma como a empresa deixa as próprias páginas é um ótimo termômetro para saber o que esperar.
Avaliando os orçamentos
Como foi dito, busque por orçamentos de várias agências para saber o que está dentro do valor do mercado e o que é exorbitante. Uma empresa séria, que vale a pena confiar, é uma empresa que cumpre seus compromissos, que faz entregas conforme o combinado e esperado, que demonstra ser especialista no que faz, que sabe se comunicar e que também cobra o valor justo por seus serviços.
Esses são alguns dos parâmetros que podem te ajudar a saber se essa agência de marketing vale a pena ou não.
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