GLOSSÁRIO DE SEO

Novidades SEO

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É uma junção de várias estratégias e técnicas que melhoram sites, blogs e páginas da web, fazendo com que elas alcancem bons rankings e um bom tráfego.

 

Não há dúvidas: SEO é um dos temas mais buscados e inesgotáveis. Muitas pessoas usam as técnicas de SEO para diversas funções, e nós, aqui da Kairós, também utilizamos as técnicas o tempo todo.

 

Existem muitos termos de SEO que ainda confundem muitas pessoas, principalmente aquelas que estão começando a entender mais do assunto agora. Para te ajudar, resolvemos criar um glossário de SEO com os principais temas que você encontrará, explicando cada conceito. Confira:

Numerais

100

O código 100 indica uma solicitação recebida.

200

O código 200 demonstra sucesso de uma solicitação, como, por exemplo, que o carregamento de uma página foi concluído com sucesso.

301

O código 301 sinaliza redirecionamento de páginas. Esse código é usado em SEO para redirecionar links quebrados, quando é preciso mudar a URL de uma página ou quando o domínio foi alterado. (logo você também entenderá o que significa “URL”).

302

O código de número 302 mostra que o redirecionamento é temporário.

304

Código de status HTTP. Redirecionamento implícito para um recurso armazenado em cache.

 

400

O código 400 indica que a solicitação está incorreta.

404

O código 404 sinaliza que a solicitação feita não foi encontrada. Ter um código 404 em seu site é algo ruim para a indexação do mesmo, o correto nesse caso é realizar um redirecionamento de número 301.

410

O código 410 indica que um recurso já não é mais acessível.

500

Este código demonstra um erro interno no servidor.

A

Accelerated Mobile Pages (AMP)

Estrutura HTML de código aberto para a criação de versões simplificadas de páginas da web que carregam mais rápido no celular.

AdSense

Programa de mídias pagas do Google em que webmasters podem usar anúncios/propagandas em seus sites de domínio.

AdWords

Outro tipo de mídia paga. Com o AdWords profissionais de marketing e empresários podem pagar por CPC para que sejam encontrados quando uma palavra-chave da sua área é pesquisada. Produtos e serviços podem ser anunciados.

Afiliados

Programa de afiliação extremamente comum no meio digital. Afiliados usam suas páginas, sites, redes sociais e mídia pagas para promover seus produtos ou serviços de terceiros, com isso ganham uma comissão e podem lucrar muito nesse formato de trabalho.

Alcance por e-mail

O processo de colocar seu produto ou conteúdo na frente de pessoas relevantes, enviando-lhes e-mails personalizados.

Alertas do Google

Serviço gratuito do Google que monitora a web em busca de alterações de conteúdo que correspondam a uma consulta de pesquisa específica.

Algoritmo

Meio pelo qual os motores de busca estabelecem suas configurações para indexar, catalogar e exibir as melhores páginas de acordo com as buscas do usuário. O algoritmo do Google é um exemplo do funcionamento desse programa.

Alt Text

Texto descritivo que aparece no lugar de uma imagem se houver falha no carregamento

Anchor Text

Texto usado para criar um link, também conhecido como texto âncora. É o que identifica qual a palavra chave que leva um usuário para um determinado site.

Analytics

Ferramenta criada pelo Google para ajudar gestores de sites a entenderem suas origens de tráfego, volume de tráfego e diversas outras informações importantes para os seus resultados.

Alt Text

Texto alternativo das imagens. São uma das otimizações On Page usadas para identificarem o que uma determinada imagem está mostrando.

B

Backlink

 

Links estratégicos que ajudam a autoridade do seu site. Quando outros sites relevantes adicionam algum link citando sua página, os algoritmos enxergam isso com bons olhos, como uma recomendação. Precisa de muita cautela para ser realizado.

 

Bingbot

Rastreador da Web que aciona o mecanismo de pesquisa do Bing.

Black Hat SEO

Se refere a um conjunto de técnicas com o intuito de manipular as principais variáveis para enganar os buscadores, oferecendo aos buscadores conteúdo diferente do que deveria ser oferecido para pessoas que estão navegando pelo site.

Bots

Abreviação de Robots. Os robôs dos sites de busca que procuram pela internet conteúdo para disponibilizar em meios de pesquisa.

Breadcrumbs

Auxiliares de navegação que geralmente são mostrados nos topos das páginas indicando o nível do site por ordem de hierarquia, permitindo que o usuário do site retorne facilmente para as páginas anteriormente visitadas.

Busca Personalizada

Conceito criado pelo Google onde o histórico de pesquisas do usuário é considerado nahora de apresentar a ele os resultados de busca de forma natural, dando maior relevância para os assuntos que sejam do seu interesse. Acontece quando você faz pesquisas sobre o mesmo assunto e, ao colocar as primeiras letras do que deseja pesquisar, já é apresentado ao assunto que você está buscando.

Buscadores

Mecanismos de pesquisa.

C

Canonical Tag

Canonical tag é uma marcação do código-fonte de páginas da internet, o que indica que elas são um conteúdo original

Canonical URL

URL que o Google vê como a versão “mestre” de uma página ou conjunto de páginas.

Cloaking

Método chamado de Black Hat, onde o conteúdo mostrado por um site para os robôs é diferente do conteúdo mostrado para os usuários.

CMS (Content Management System)

Sistema de gerenciamento de conteúdo. Um tipo de sistema de automação que possibilita a criação, o gerenciamento, a publicação e a manutenção de conteúdos de um site. O WordPress é um tipo de CMS usado por muitas empresas.

Compra de links

Prática de comprar links em outros sites, muito comum no meio da propaganda. Se tornou uma ferramenta usada por alguns webmasters para aumentar de forma rápida o PageRank de páginas da internet. É reprovada pelos mecanismos de busca.

Conteúdo Duplicado

Os meios de busca desejam conteúdos cada vez mais únicos, ainda que seja um tema muito falado, que seja demonstrado para os usuários de formas diferentes. Conteúdos duplicados precisam ser evitados para que o seu site seja relevante.

Conteúdo fechado

Conteúdo que os visitantes só podem acessar depois de fornecer suas informações de contato.

Conteúdo gerado por computador

Conteúdo criado por software que supostamente é compatível com o que um ser humano pode criar.

Content Delivery Network (CDN)

Rede de servidores distribuída globalmente que torna mais rápido o acesso dos usuários ao seu site.

Co-citação

Quando um site é mencionado por dois outros sites.

Co-ocorrência

Quando as palavras-chave ocorrem simultaneamente em páginas sobre um determinado tópico.

Core Web Vitals

Métricas que fazem parte dos sinais de experiência da página do Google usados ​​para medir a experiência do usuário.

CTR

Significa: Click Through Rate, e é um indicador de taxa de cliques, demonstrando a porcentagem de número de cliques dividido pelo número de visualizações totais de um site.

O CTR é muito relevante nas práticas de SEO para medir a qualidade do título de também da metadescrição. Quanto mais cliques, significa que mais pessoas viram o título e se interessaram por ele.

D

Densidade de palavra-chave

Total de vezes em que a palavra-chave ou frase-chave foi repetida em um conteúdo. É importante usar a palavra-chave pelo conteúdo assim como sinônimos dela. A utilização em excesso pode ser considerada uma prática de Black Hat, por isso, deve ser feita com moderação.

Disavow

Ferramenta do Google que possibilita a rejeição de links indesejados que apontam seu site. Links de qualidade ruim podem prejudicar sua página, se isso acontecer com você, basta acessar o Disavow e fazer um upload dos links a serem rejeitados.

Dofollow link

Link que transfere o PageRank. Também conhecido como um link “seguido”.

 

Domain Rating (DR)

A força relativa da autoridade de um site com base em seu perfil de backlink.

Domínio

O nome personalizado do seu site quem vem após o “www” ou após o “@” dos endereços de e-mail.

É composto pelo domínio e pela extensão do domínio. Por exemplo: kairós.com, “kairós” seria o nome e o “.com ou .com.br” a extensão do domínio.

DNS

Sigla de Domain Name System, que significa Sistema de Nomes de Domínio. Esse sistema faz uma espécie de tradução dos endereços de IP para nomes de domínio que conhecemos e que utilizamos. Permite que tenhamos acesso a um site apenas colocando a URL dele, sem precisar colocar uma extensa sequência de números.

 

G

 

Gray Hat SEO

O Gray Hat SEO está entre o Black Hat e o White Hat, que você verá a definição mais adiante. O Grey Hat usa técnicas Black Hat para ter um posicionamento no Google de forma rápida, mas ainda assim  não é tão ruim como o Black Hat.

Google Analytics

Serviço gratuito do Google para rastrear e monitorar o tráfego do site.

Googlebot

Rastreador da web que aciona o mecanismo de pesquisa do Google.

Google My Business

Serviço gratuito do Google que permite que proprietários de empresas criem, gerenciem e otimizem seus perfis de negócios do Google.

Google Trends

O Google Trends mostra as tendências, os assuntos mais relevantes atualmente em todo o mundo com os dados das pesquisas. A ferramenta ajuda a criar conteúdos de acordo com os assuntos mais buscados do momento.

Google Search Console

Mais uma ferramenta do Google essencial para a realização de SEO. O Search Console promove uma análise das páginas do seu site e mostra relatórios importantes para a sua estratégia de SEO.

 

Google Keyword Planner

Ferramenta do Google ADS feita para pesquisas de palavras-chave. Muito utilizada no planejamento de conteúdos e na decisão de quais palavras e frases-chave serão mais próprias para uso.

H

Headings tags

São as formatações de título que fazem com que o conteúdo seja mais estruturado, escaneável e organizado. É muito importante quebrar o texto com diversos títulos e torná-lo otimizado. Usar as Heading Tags é uma forma segura de fazer isso;

HTML (Hyper Text Markup Language)

Em português o termo significa: Linguagem de Marcação de Hipertexto. HTML é uma linguagem de programação da internet que possibilita a criação de uma estrutura de conteúdo própria para o universo web.

Head Tail

Este é o nome dado para um tipo de palavra-chave que tem amplitude e que geralmente tem um grande número de buscas.

Heading Tag

Técnica de SEO para estruturar textos de forma organizada e de forma que facilite a leitura dos usuários. Tags utilizadas na estrutura de uma página que indica qual é o conteúdo mais importante.

I

Inbound Link

Link de outro site para o seu site.

Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, é uma forma de publicidade on-line onde uma empresa se promove por meio de blogs, podcasts, vídeo, e-books, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

Indexar

Uma página que foi indexada pelo Google significa uma página que entrou para a base de dados de buscas e que pode ser exibida para os usuários da internet. Os robôs do Google promovem indexação de páginas novas e modificadas o tempo todo, mas quem precisa de uma ajuda para indexar sua página pode fazer isso pelo Google Search Console.

K

Keyword Stuffing

Prática de Black Hat que era comum antigamente. Consiste na repetição exacerbada e sem sentido de uma palavra-chave no conteúdo. Atualmente, essa prática não tem sentido e pode trazer um resultado muito ruim para o seu site.

L

Link

Os links ou hiperlinks são conexões que fazem o direcionamento de páginas da internet. Essas conexões são necessárias em SEO para criar uma autoridade de página. Uma página deve conter links que direcionam para páginas externas e para as páginas internas do próprio site.

Link bait

Link bait em portugues indica isca de link. Esta é uma ótima maneira de backlink, é quando outros sites linkam seu conteúdo sem que você tenha solicitado isso. Para obter essa recomendação é preciso produzir conteúdos de qualidade, conteúdos informativos e que realmente atraiam a atenção do leitor e faça com que ele queira compartilhar.

Link editorial

Link que aponta para o seu site (que você não pediu ou pagou).

Link externo

Links do seu conteúdo que direcionam os leitores para páginas externas.

Link Farm

É uma ação de Black Hat que basicamente cria várias páginas que linkam para um mesmo site, na intenção de fazer a manipulação dos mecanismos de busca. No entanto, link farm pode gerar punições e o site pode ser prejudicado e não conseguir mais a indexação do Google.

Link interno

Links do seu conteúdo que direcionam os leitores para páginas do seu próprio site.

Link quebrado

Link em seu site que aponta para um recurso inexistente. Eles podem ser links internos ou externos.

Long tail

Conceito oposto ao Head Tail. O Long Tail se trata de palavras-chave mais específicas e não tão populares. Elas são direcionadas para um nicho exato, portanto, são eficientes para conversão.

M

Meta Description/ Meta descrição

É a curta descrição de um conteúdo que irá aparecer na página de resultados de pesquisa. É usada em SEO para resumir o que o usuário encontrará na sua página e deve ser curta e atrativa. É importante que a meta description sempre tenha a palavra-chave.

Meta Tags

Marcações que facilitam para os mecanismos de busca compreenderem melhor o conteúdo que a página produz. A meta description é uma espécie de meta tag.

Motor de busca

É um software que pode receber buscas de internautas, achar informações na web e exibir resultados que são realmente importantes para a pesquisa que foi feita pelo usuário. O Google é um motor de busca.

N

Navegação facetada

Tipo de navegação encontrada nas páginas de categoria / arquivo de sites que lidam com muitas listagens.

NoIndex

Meta tag usada para comunicar os motores de busca que a página não deve ser indexada.

NoFollow

Meta tag usada para orientar os motores de busca para que eles não sigam um conteúdo de determinada página, quando há um link.

O

Off Page SEO

Ações de SEO que se promovem além de uma página, ou seja, realizam todo o processo de definição de estratégias, autoridade, backlinks e integração do SEO por meio de outras estratégias de marketing.

On Page SEO

O SEO on page envolve um conjunto de ações feitas desde a estruturação do site até a criação do conteúdo. Inclui itens de usabilidade do site, recursos de design, organização da ordem do conteúdo, palavras-chave, link building, qualidade, consistência, coerência e relevância.

P

Página de entrada

Páginas projetadas para classificação em consultas de pesquisa semelhantes.

Página de gateway

Páginas criadas para classificação em consultas de pesquisa semelhantes e específicas. Também conhecido como páginas de entrada.

Página intermediária

Página projetada para classificar uma palavra-chave e redirecionar os usuários para outro lugar.

Pagerank

Sistema de avaliação e classificação de páginas da internet utilizado pelo Google.

Page title

Significa título da página e é literalmente isso.

Palavra-chave

Termo que resume seu conteúdo, não precisa ser apenas uma palavra, mas pode ser composto por até quatro. A palavra-chave é o primeiro item que deve ser pensado antes da criação de um conteúdo de qualidade.

Penalidade do buscador

Buscadores, como o Google, possuem regras de boas práticas para todos os usuários. Por isso, quando as regras não são seguidas, esses buscadores podem penalizar um site. Essas penalidades podem ir desde um alerta até a não indexação de uma página.

Q

Query

Solicitação de alguma informação por um banco de dados.

R

Rastreabilidade

A capacidade de um mecanismo de pesquisa de acessar o conteúdo de uma página.

Rank Brain

Sistema de inteligência artificial do Google que utiliza machine learning para entregar resultados consistentes e realmente essenciais para os usuários que fazem uma pesquisa.

Redirect

Também conhecido como Redirect 301, esse termo indica o redirecionamento de URLs.

Rich snippets

São snippets mais detalhados do que os comuns. Snippets são resumos de páginas que aparecem na SERP.

Robots.txt

Arquivo no formato .txt que manda ordens aos robôs dos motores de busca da web.

S

SEM

Sigla para Search Engine Marketing. SEM é um tipo de marketing para os mecanismos de busca. É uma estratégia de marketing que possibilita que o seu conteúdo esteja bem ranqueado.

SERP

Sigla para Search Engine Result Page. Página de resultados de uma pesquisa nos motores de busca da internet.

SEO holístico

A prática de melhorar todos os aspectos de um site para obter uma classificação mais elevada nos motores de buscas.

SEO Writing

Nome das técnicas de escrita que são feitas pensando no posicionamento de conteúdos nos resultados de busca. O SEO Writing liga a quantidade de conteúdos produzidos com as estratégias On Page.

Site MP

Mapa do site que guia os robôs de pesquisa para que compreendam a estrutura e a ordem do site em questão.

T

TAG

Significa etiqueta. As tags são usadas para organizar e definir os conteúdos por categorias.

Taxa de rejeição

A porcentagem de visitantes que não realizam nenhuma ação após acessar um site.

Tempo de permanência

Quanto tempo se passa entre você clicar em um resultado de pesquisa e clicar de volta para os SERPs.

Title Tag

Marcação do código HTML que categoriza o título da página.

U

URL dinâmica

URL com conteúdo que depende de parâmetros variáveis.

W

White Hat SEO

É o oposto de Black Hat. São as ações de SEO que seguem à risca as diretrizes estabelecidas pelo Google.

Conclusão

Esperamos que o glossário te ajude a entender melhor o universo do marketing digital e estar por dentro das práticas mais usadas em SEO.

 

Conhecer os termos principais e estar em constante atualização é muito importante para um trabalho otimizado, que gera resultados de sucesso para você.

Publicado em 02 de junho de 2022

Por nohacker

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